Postagens relacionadas

Recent

terça-feira, 2 de maio de 2017

Referências e easter-eggs em Guardiões da Galáxia Vol. 2

Guardiões da Galáxia Vol. 2 é simplesmente fantástico! E está cheio de referências e easter-eggs, foi uma overdose!
Tentei evitar alguns spoilers aqui, mas eles estarão presentes, só não serão tão fortes. Eis aqui minha lista:

Ego, o Planeta Vivo
A melhor coisa em Guardiões da Galáxia Vol. 2 é que eles não tiveram vergonha de ser um filme fiel aos quadrinhos. Eu fiquei imaginando que não iriam colocar uma planeta com um rosto mas felizmente eu estava errado... Ego apareceu na sua forma original, e está idêntico! É claro que com um ator como Kurt Russel interpretando sua manifestação humana este iria aparecer mais que um planeta com um rosto, e ainda assim ficou bom!
Nos quadrinhos ele é um planeta com consciência própria capaz de controlar toda a vida em sua superfície. 
No filme, Ego afirma ser um Celestial. Porém nos quadrinhos ele é um Ancião do Universo, igualmente imortais e superpoderosos. E os Celestiais? Bem, eles existem também nas HQs...


Celestiais
Os Celestiais são seres cósmicos muito antigos e detentores de grande poder. No Universo Cinematográfico eles já foram apresentados e em questão de aparência, e até história, eles estão bem fiéis aos quadrinhos. Um deles ficou bem óbvio: Eson, o Pesquisador, que aparece no primeiro filme dos Guardiões na história do Colecionador.



Agora, vamos conhecer alguns personagens novos do filme:

Ayesha e os Soberanos
Ayesha é um ser criado artificialmente pela organização Enclave. Ela foi a segunda a ser criada pelo grupo, justamente porque o primeiro foi um fracasso e eles quiseram tentar novamente. Ela é bem poderosa também, é até imortal.
Já os Soberanos parecem muito baseados no Enclave, uma organização composta por cientistas da Terra que decidiram criar um mundo onde poderiam avançar a ciência sem os empecilhos de governos, dinheiro, etc. Porém o Enclave não é liderado por Ayesha, eles criaram ela. De toda forma no filme os Soberanos dizem fazer aperfeiçoamentos genéticos para melhorar a espécie e selecioná-los para funções específicas. Isso é muito Enclave!


Mantis
Mantis é a ajudante de Ego, adotada por ele quando ainda era uma larva solitária. Ela é uma empata, ou seja, é capaz de sentir os sentimentos das outras pessoas.
Nos quadrinhos Mantis não é alienígena, ela é humana filha de uma prostituta vietnamita com um mercenário alemão. Além da empatia ela ainda possui telepatia, capacidade de cura e pode manipular plantas.


Howard, o Pato
Ele já havia aparecido na cena pós-créditos do primeiro filme, e nesse segundo faz uma aparição bem rápida. Howard é um pato falante bem mal-humorado e mulherengo que adora beber e fumar charutos.


Taserface e Kraglin
Os saqueadores Taserface e Kraglin existem nos quadrinhos em versões diferentes da dos filmes. 
Taserface é um alienígena igualmente estranho da raça conhecida como Stark, que possuem esse nome por serem ciborgues usando tecnologia que Tony Stark jogou no espaço. É um vilão dos Guardiões nas HQs.
Já Kraglin é quase um figurante numa invasão alienígena, onde ele aparece e já é derrotado pelo Homem-Formiga e pela Vespa. Desde o primeiro Guardiões ele é interpretado por Sean Gunn, irmão do diretor do filme James Gunn, e que também faz a captura de movimentos do Rocky.

Aaskvarii
Lembra no primeiro filme quando A'skvanii, na cena da prisão, onde é sugerido que Peter Quill já fez sexo com uma aaskvariana? Drax até o chama de "homem que se deixa com as aaskavarianas". Então, o planeta dessa raça é apenas citado no segundo filme. Caso você queira saber, isso é uma aaskavariana:



A crista do Yondu
A crista que o Baby Groot busca para Yondu (e que ele passa a usar na maior parte do filme) lembra bem mais a crista original do personagem nos quadrinhos. Na versão original ela não é um tipo de controle remoto, como é no filme, e sim uma real parte de seu corpo, característica da sua espécie. E a flecha é disparada com um arco, mas ele realmente controla sua direção.


Citações da cultura pop dos anos 80
Peter Quill passou parte da infância na Terra dos anos 80, então é de se esperar que ele tivesse pego alguma cultura de lá. Quando ele descobre o que poder fazer com seus poderes ele pensa em fazer um Pac-Man (personagem do jogo lançado em 1980) gigante, assim como uma estátua do Esqueleto (vilão do He-Man, o desenho que durou de 1983 a 1985).
Em certa parte Peter chama Nebulosa de Smurfette, uma personagem também azul de Os Smurfs, história que tinha um desenho nos anos 80.
É revelado que por anos ele dizia aos outros que o ator David Hasselhoff era seu pai e ele é mencionado várias vezes, inclusive ele faz uma ponta no filme como uma forma que o Ego usa para conquistar Peter. Hasselhoff foi protagonista de Super-Máquina, a série que também é citada várias vezes. Não sei vocês, mas eu conheço Hasselhoff do filme do Bob Esponja...
Outra série referenciada é Cheers, principalmente como analogia ao romance de Peter e Gamora. Isso porque essa série tinha um casal bem conturbado como protagonistas.


Mary Poppins
Essa foi uma das cenas mais engraçadas do filme. Na batalha final Yondu usa sua flecha voadora para aterrissar e fica numa posição que lembra muito a Mary Poppins, a babá mágica, voando com seu guarda-chuva.


Zune
Peter perdeu seu walkman e no filme Kraglin lhe dá de presente, em nome de Yondu, um Zune. A piada que existe nessa cena é que Kraglin afirma ter ouvido que era uma tecnologia de ponta na Terra e cabia a quantidade incrível de 300 músicas! Peter fica espantado com esse grande número. Comparado ao walkman isso é muito, mas o Zune foi lançado em 2006 e hoje essa quantidade é muito pequena, longe de ser tecnologia de ponta!


Eternidade
Assim que vi a cena custei a acreditar que tinha entendido isso. Pensei "A Eternidade não deve ser citada nos filmes!". Isso porque a Eternidade é uma das entidades cósmicas mais poderosas que existe, talvez a mais poderosa (na escala geral ele deve ficar atrás apenas do Deus Criados One Above-All e do Tribunal Vivo, que não são bem entidades), e eu não imaginava esses personagens superpoderosos nos filmes. Ele é citado quando Ego faz Peter ter uma visão de seus objetivos. os olhos de Peter ficam negros com estrelas, o que lembra um pouco a aparência da Eternidade. Será que Ego queria virar essa entidade ou tomar seu poder?


Grão-Mestre e Cosmo
O desenrolar dos créditos desse filme é genial. Não é simplesmente uma tela preta com letras passando, tem várias imagens dos personagens dançando e brincando, com uma temática muito dos anos 80! 
Dois personagens que aparecem merecem atenção: o Grão-Mestre, irmão do Colecionador e Ancião do Universo (assim como Ego). Ele aparecerá em Thor: Ragnarok. E o outro é Cosmo, que já apareceu no primeiro filme. Ele é um cachorro com roupa espacial que nos quadrinhos guarda a base dos Guardiões.


Sylvester Stallone e os Guardiões da Galáxia originais
Essa foi a minha favorita. Stallone aparece no meio do filme com seus amigos, mas quero ressaltar a cena pós-créditos. É onde nós vemos a reunião de um time que, dá a entender, havia se separado e está de juntando de novo. Mas que time é esse? Quem é o personagem do Stallone, que foi um mistério por meses? Vou explicar: eles são baseados na primeira equipe a se chamar Guardiões da Galáxia nos quadrinhos da Marvel, publicados lá na década de 60! A formação original aparece no filme dessa forma:

Sylvester Stallone é Stakar Ogord, o Águia Estelar, o hospedeiro dos poderes de uma entidade cósmica. O personagem parece ser o líder de um grupo inteiro de saqueadores e o responsável por reunir esses amigos, mas ainda não sabemos se eles eram os guardiões em algum momento.


Michelle Yeoh interpreta a esposa de Stakar, Aleta Ogord. Ela é capaz de controlar a luz e deixá-la sólida para criar armas.


Michael Rosenbaum interpreta o Martinex, nativo de Plutão e que possui o corpo feito a base de silício, por isso a aparência cristalizada. Caso não lembre, Rosenbaum era o Lex Luthor na série Smallville.


Ving Rhames é o Charlie-27, que nasceu em Júpiter e teve modificações no corpo para aguentar as condições do planeta. Por isso ele é muito mais forte e resistente que qualquer humano.


Miley Cyrus dubla Mainframe, que nas HQs é uma versão do Visão no futuro. Nos filmes ela é do sexo feminino e sua breve aparição não nos deu muitas pistas de sua história. Isso me faz pensar que todos os Guardiões antigos devem voltar.


Há ainda o Krugarr, que não estava nos créditos, por isso não sabemos quem fez sua captura de movimentos (como ele não falou nada nem dublador tinha). No futuro alternativo onde esses Guardiões antigos existem Krugarr é o Mago Supremo e foi aprendiz do Doutor Estranho.


Ah, e o Yondu é um dos principais membros da equipe nas HQs! Se quiser saber mais desses guardiões clássicos clique aqui.

Adam Warlock
Numa das cenas pós-créditos Ayesha diz estar criando um novo ser e que o chamará de Adam. Ficou mais que óbvio que ele é Adam Warlock. Lembra que eu disse que Ayesha foi a segunda criação do Enclave? Pois bem, Adam foi o primeiro e foi considerado falho porque ele não era o "ser perfeito" que buscavam, e sim alguém com sentimentos e vontades, como um humano comum (só que ele tinha muitos poderes). O fato dele ter sido criado pelos Soberanos no filme é uma boa dica de que o grupo foi baseado no Enclave.
Adam Warlock é uma peça fundamental no combate contra Thanos pois em muitas vezes ele agiu como um guardião das Joias do Infinito. Ele foi mostrado em um casulo, que nos quadrinhos é usado para ele se regenerar. Entretanto é muito provável que Warlock não apareça em Guerra Infinita e sim numa continuação onde Thanos será definitivamente derrotado.


Stan Lee e os Vigias
ESSA FOI FANTÁSTICA!!! Quando Yondu e Rocky estão atravessando o espaço em alta velocidade eles passam por um lugar onde podemos ver a participação de Stan Lee. Nas cenas pós-créditos eles reaparecem. Aqui tem duas referências boas. Primeiro, Stan Lee está contando uma história sobre quando era entregador da FedEx. Lembram-se que ele foi um entregador da FedEx em sua participação no filme Capitão América: Guerra Civil? Isso pode indicar que Stan Lee é realmente um personagem no Universo Cinematográfico Marvel e que tem consciência de todas as aparições onde esteve, o que nos leva dos Vigias, a segunda referência. Os vigias pertencem a uma raça cósmica que possui o objetivo de observar grandes eventos no universo e depois registrá-los. Eles devem apenas observar, nunca interferir. Mas Uatu, o vigia da Terra, quebra essa regra de vez em quando e aparece no meio dos heróis e mesmo sem dizer nada todos sabem que algo grande vai acontecer só pela sua presença. Será que Stan Lee é mesmo um vigia?
Na imagem abaixo está um Vigia mostrado no filme:


Foram essas que notei! Perdi alguma?

Até a próxima postagem!

Um comentário:

  1. Eu adoro quadrinhos! Amei Guardiões da Galáxia, Chris Pratt tem um grande desempenho! É um ator lindo, carismático e talentoso. ❤️. Passageiros é um dos seus filmes mais recentes. Tem um bom roteiro e visualmente nos limpa os olhos. Para uma tarde de lazer é uma boa opção! :)

    ResponderExcluir