Postagens relacionadas

Recent

domingo, 7 de maio de 2017

Os Nove Tipos de Titãs Transformadores em Shingeki no Kyojin


 

Antes de começar, atenção:




É, não vou conseguir escrever isso sem colocar muitos spoilers do mangá.

Nessa postagem vou falar dos humanos que viram titãs!
É claro, existe a hipótese de que todos os titãs são seres humanos. Mas esses de que vou tratar são especiais, eles podem voltar a ser humanos e depois assumir a forma de titã quando quiserem, por isso chamaremos de Titãs Transformadores (atualização: agora sabemos que o nome é Titãs Originais). Além do mais eles mantém a inteligência e controle sobre os monstros. E os que não voltam à forma humana, nem possuem vontade própria, vou chamar simplesmente de titãs comuns ou titãs ordinários.

As lendas dizem que tudo começou com Ymir Fritz, uma moça que fez um pacto com um demônio e usou o poder que ganhou para benefício próprio. Por enquanto não importa como ela ganhou esse poder, isso é irrelevante e podemos assumir que foi por causa do pacto, o que importa é que ela realmente tinha o poder.
Após a morte de Ymir, seu poder se dividiu entre nove herdeiros. Esses herdeiros fundaram o Império de Eldia e usaram suas novas habilidades para conquistar e reinar sobre os outros povos. Mas, séculos depois, uma rebelião do povo dominado chamado Marley deu início a uma guerra. O povo de Eldia ficou com apenas dois tipos (Primordial e de Ataque), enquanto Marley obteve os outros sete. Calma, eu vou explicar essa guerra em outra postagem, o foco aqui é outro. (A postagem sobre a guerra: A Grande Guerra dos Titãs)

Cada um desses nove herdeiros (e os que herdaram o poder depois) pode se transformar em um tipo diferente de titã e o único modo de passar esse poder adiante é transformando-se em um titã comum para depois comer o atual usuário. Como aquele que devora recebe o poder do devorado (que, obviamente, morre) não é possível existir duas pessoas com o mesmo poder de titã.
Até um tempo atrás na história os nove tipos ainda existiam (vou listá-los daqui a pouco), mas quando Grisha Yaeger (um titã de ataque) devorou Frieda Reiss (uma titã primordial) o poder dos dois se fundiu em um só, deixando apenas oito tipos de poder titã atualmente.

Sabe o que é curioso? O nome do mangá, Shingeki no Kyojin, não é "Ataque dos Titãs" como foi traduzido por anos, é "Titã de Ataque"!

Vamos ver quais são esses tipos e seus herdeiros:

Linhas nessa cor indicam que o indivíduo é o atual portador do poder. Linhas nessa cor indicam que a linhagem foi extinta.

TITÃ PRIMORDIAL
Shiso no Kyojin
O Titã Primordial foi o primeiro a surgir, por isso é bem especial. Quem tem o seu poder se torna capaz de controlar os outros titãs e manipular a memória de várias pessoas. A Família Fritz (depois chamada de Família Reiss) passou esse poder de geração em geração por meio de um ritual onde o descendente era transformado em um titã ordinário e depois devorava o antecessor para herdar o poder. Dependendo da tradução pode ser chamado também de Titã Progenitor ou Titã Base.

YMIR FRITZ
Ymir Fritz é um grande mistério na história. Sabe-se muito pouco sobre sua biografia, mas sabemos que ela era uma escrava que, enquanto estava sendo perseguida, caiu no buraco de uma árvore e fundiu-se ao poder dos titãs ali mesmo, tudo isso de forma bem misteriosa.
A partir daí seus filhos herdaram o seu poder.
O PRIMEIRO REI
Usando os poderes do Titã Primordial ele controlou vários titãs para que endurecessem seus corpos e criassem as muralhas. Depois apagou a memória de todos os humanos que viviam dentro das muralhas, por isso todo esse mistério sobre o passado do mundo. Tornou-se o primeiro rei desse grupo de humanos e mudou o nome da linhagem familiar, deixando de se chamar Fritz para ser Reiss, mais um indício de que ele quis apagar o passado.

SR. REISS
Não foi revelada muita coisa sobre ele, mas nos foi mostrado que ele seguiu o ritual da família Reiss e deixou-se ser devorado para passar os poderes ao seu descendente.
URI REISS
Herdou o poder e se tornou rei da humanidade dentro das muralhas por muitos anos. Também se submeteu ao ritual para transferir o poder.

FRIEDA REISS
Foi a rainha da humanidade por apenas três anos, já que logo foi atacada por Grisha em sua forma de Titã de Ataque. Os dois lutaram, mas ela perdeu e após ser devorada por Grisha sua linhagem de poder se fundiu à do Titã de Ataque, tornando Frieda a última detentora desse poder em sua forma pura. E depois de Grisha o poder foi para Eren.

TITÃ DE ATAQUE
Shingeki no Kyojin
O Titã de Ataque é, provavelmente, o melhor tipo de titã para combate direto. Ele não possui deformidades visíveis, o que lhe torna mais próximo da forma humana e lhe deixa mais rápido e ágil. Seus dentes afiados também lhe permitem atacar com mordidas. Além disso também possui a possibilidade de endurecer o corpo. Recentemente foi revelado que esse titã tem a capacidade de acessar as memórias de todos que já tiveram seu poder, incluindo pessoas do futuro, uma habilidade que surgiu porque o Titã de Ataque tem a função de "supervisionar" as ações do Titã Fundador e ser o responsável por agir quase ele saía de controle.

EREN KRUEGER
Era um espião dos eldianos dentro do exército de Marley. Por conta de tal tarefa arriscada o poder do titã de ataque lhe foi confiado. Ele passou adiante para Grisha após revelar-se e atacar todos os outros soldados de Marley.

GRISHA YAEGER
Grisha recebeu o poder e a missão de Eren para salvar o povo de Eldia. Ele usou a habilidade para atacar Frieda Reiss e devorá-la, roubando o poder do titã primordial. Sua versão de titã de ataque parecia muito mais agressiva e poderosa, visto que venceu um primordial no combate.

EREN YAEGER
Eren recebeu do pai, Grisha, o poder fundido do titã de ataque com o titã primordial. Sua aparência é basicamente a do titã de ataque, por isso o coloquei nessa categoria, enquanto as habilidades do primordial ainda estão em desenvolvimento. Essa junção provavelmente o torna o titã mais poderoso de todos, só basta mais treinamento e aperfeiçoamento das habilidades.

TITÃ BESTIAL
Kemono no Kyojin
É um tipo bem exótico. Possui uma aparência de macaco, com o corpo coberto de pelos e longos braços. Recentemente foi revelado que a aparência de macado é uma peculiaridade de quando ele esteve com Zeke, pois podem existir vários outros tipos, como com aparência de pássaros e até dinossauros. Além de poder controlar titãs comuns ele possui uma habilidade exclusiva, a de conseguir falar como uma pessoa. Aparentemente seu fluido espinhal pode transformar humanos em titãs capazes de andar à noite e se transformar sempre que o Bestial rugir, mas foi dito que essa habilidade só apareceu em seu atual usuário, Zeke.


TOM KSAVER
Mentor de Zeke e pessoa que teve o poder do Titã Bestial antes dele. A sua forma de titã lembra um carneiro, deixando claro que a aparência de macaco era algo de Zeke mesmo.

ZEKE YAEGER
Zeke é considerado um dos guerreiros mais poderosos que existem, isso porque possui um grande controle sobre sua forma titã. Ele coordena exércitos inteiros de titãs comuns e realiza ataques em vilas inteiras só para transformar seus habitantes e aumentar seus seguidores. Seus golpes são poderosos o suficiente para destruir as placas do titã encouraçado.

TITÃ COLOSSAL
Chou Oogata Kyojin
A principal característica do Titã Colossal é o seu tamanho extremamente avantajado até mesmo para um titã, podendo atingir os 60 metros. Outra habilidade impressionante é o total controle sobre o vapor que emana de seu corpo.

BERTOLT HOOVER
Com o poder nas mãos de Bertolt ele se tornou um dos titãs mais poderosos já mostrados, desencadeando a maioria dos eventos que vemos acontecer hoje. Conseguia destruir as muralhas sem grandes problemas e dizimar exércitos com facilidade.

ARMIN ARLERT
Armin estava à beira da morte, queimado pelo vapor do Colossal (Bertolt) quando recebeu o poder desse titã. Como isso é muito recente ele ainda não mostrou suas capacidades, mas com a inteligência de Armin tenho certeza que os poderes do Colossal serão muito bem usados, talvez se torne até melhor que Bertolt.

TITÃ ENCOURAÇADO
Yoroi no Kyojin
Esse tipo é bem peculiar. O corpo do titã é coberto por placas ósseas que formam um tipo de armadura, tornando-o invulnerável a vários tipos de armas, embora os humanos agora conseguem perfurá-lo com armas especiais. Sua grande resistência o permite ataques diversos, como se jogar em alta velocidade contra as muralhas para atravessá-las sem problemas.

REINER BRAUN
Assim como Bertolt, Reiner era um agente de Marley que esteve infiltrado dentro das muralhas. Ele recebeu o poder do encouraçado para atacar junto com o colossal e abalar toda a estrutura do reino, o que de fato aconteceu. Mostrou-se invulnerável a todos os adversários que enfrentou, com exceção do Titã Bestial, que o derrotou facilmente.

TITÃ FÊMEA
Megata no Kyojin
Essa forma de titã mantém alguns traços femininos, como a proeminência dos seios e os cabelos longos. É bem rápida e possui a habilidade de atrair titãs comuns de grandes distâncias para próximo dela.

ANNIE LEONHART
Uma agente de Marley infiltrada entre as muralhas, Annie revelou sua forma de titã para atacar junto com seus aliados, Bertolt e Reiner. Na sua forma transformada ela é incrivelmente rápida e ágil no combate.

TITÃ MANDÍBULAS
Agito no Kyojin
Descobrimos recentemente que o antes chamado não-oficialmente "Titã Dançante" é na verdade o Titã Mandíbulas, portanto fiz algumas mudanças aqui. Sua habilidade especial está nas mandíbulas: uma mordida desse titã pode despedaçar outro titã e até mesmo destruir construções em rocha sólida. Também possuem grandes garras e muita agilidade.

YMIR
Ymir recebeu o poder quando era uma titã comum que atacou um grupo de pessoas e os devorou. Entre esses devorados estava um sujeito chamado Marcel, que era um titã desse tipo. Na posse de Ymir esse titã se tornou um dos mais letais já mostrados. Depois ela se submeteu a devolver o poder em um ritual padrão, sendo devorada por Galliard, irmão de Marcel.
PORCO GALLIARD
Galliard e seu poder de titã são usados como um tipo de arma secreta pelo exército de Marley. Ele foi capaz de destroçar trilhos de trem com a boca, arrancando-os do chão facilmente .
FALCO GRICE
O atual possuidor desse poder é Falco Grice.

TITÃ CARREGADOR
Shariki no Kyojin
Um tipo de titã com a anatomia completamente diferente. Seu rosto é comprido, quase como um focinho, e ele move-se naturalmente com os quatro membros no chão, sendo um tipo de titã quadrúpede. Essa forma de andar o permite carregar muita carga nas costas, daí o nome.
PIECK
Pieck serve ao povo de Marley e parece ser um tipo de ajudante pessoal de Zeke. Está quase sempre ao seu lado com um carregamento de coisas úteis nas costas. Também já foi usada pelo exército, sendo equipado com uma blindagem e duas torres com soldados e metralhadoras pesadas nas costas. Recentemente foi revelado que ela é uma moça.

TITÃ MARTELO DE GUERRA
Sentsui no Kiyojin
O Titã Martelo de Guerra recebe esse nome porque ele é capaz de manipular a carne dos titãs para criar objetos sólidos ou flexíveis, como lanças, martelos e até arcos para disparar flechas. Pode até mesmo invocar do chão essas estruturas. Outra habilidade única é a de que o operador não precisa ficar na nuca do titã, como ocorre em todos os outros oito tipos, ele pode ficar longe e ligado ao titã por algo que parece um cordão umbilical (só que se liga ao calcanhar), controlando-o remotamente. Isso faz com que o titã não tenha pontos fracos em seu corpo. Se o cordão for cortado o titã para de se mover, mas outro pode ser invocado pelo operador.

SENHORA TYBUR
O poder desse titã esteve nas mãos da nobre Família Tybur e há mais de dez anos ele passou para a senhora Tybur, cujo primeiro nome não foi revelado. Ela se mostrou bem habilidosa com os poderes que o titã tinha. Após combater Eren e Galliard ela usou os poderes para criar um cristal em torno de si, mas Eren usou as mandíbulas de Galliard para quebrar esse cristal e devorá-la. Sendo assim, o poder do Titã Martelo de Guerra agora é do Eren também.

Lá no capítulo 86, quando estavam contando a lenda sobre a origem dos titãs, vemos uma ilustração que pode ter revelado a aparência de alguns deles, incluindo o Martelo de Guerra. Isso me fez pensar que ele pode carregar ferramentas ou algo assim. Veja:

(Atualização: 18/06/2018) Olha só esse texto aí em cima, parece que eu acertei, não é mesmo?
Então, vale lembrar que até então existem nove tipos de titãs, mas três deles estão concentrados em uma única pessoa: Eren.
_ _ _ _ _

É isso. Vou tentar manter essa postagem atualizada, lembrem-me! Ah, se vocês gostaram compartilhem para ajudar o blog!

Até a próxima postagem!

6 comentários:

  1. Então, acho que essa ymir fritz copulou com um demônio,e, seu filho foi um nefelim, creio q o titan primordial foi um nefelim pelas imagens reveladas no mangá e no anime. Mas enfim, vamos esperar pra ver. Obs: há uma hora q tem uma mulher segurando um bebê, logo depois de aparecer trocando ideia com um capiroto. Acho q rolou algo alí... Kkkkkl

    ResponderExcluir
  2. o titan da mandibula na verdade e o da ymir o '' dançante '' ela foi comida

    ResponderExcluir