;

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Saiba mais sobre o Punho de Ferro


A série da Netflix sobre o Punho de Ferro está chegando! Por isso resolvi preparar esse guia básico para leitores que querem conhecer um pouco mais sobre o personagem.
Eu fiz algo parecido com o Doutro Estranho alguns dias antes do filme estrear. Lá eu chamei de "Saiba tudo", aqui estou chamando de "Saiba mais". Isso é porque o do Doutor Estranho foi diferente, já que eu leio suas histórias há anos e conheço muito do personagem, por isso aquele post teve uma abrangência bem maior. Esse aqui vai ser básico, sem destrinchar completamente a biografia do herói ou se aprofundar no seu desenvolvimento desde a criação.


Punho de Ferro estreou na revista Marvel Premiere V1 #15, no ano de 1974. Ele foi escrito por Roy Thomas e desenhado por Gil Kane, seus criadores.
Nos anos 70 houve uma explosão de popularidade dos filmes de kung fu, especialmente os protagonizados por Bruce Lee, como A Fúria do Dragão e O Voo do Dragão (os dois de 1972). E foram esses filmes que inspiraram a criação do Punho de Ferro, assim como quase todo o universo de artes marciais da Marvel Comics. 
Thomas conta que decidiu dar início ao personagem mesmo que já houvesse um lutador na editora (o Mestre do Kung Fu) e um personagem com nome parecido com Iron Fist, o Iron Man (Homem de Ferro). Quando Stan Lee, que na época chefiava as edições, aprovou a ideia Thomas procurou Kane para criar o visual. Kane se baseou também no Amazing-Man, um personagem da editora Centaur Publications de 1940.
Punho de Ferro foi escrito e desenhado por vários artistas no decorrer de suas publicações. Os mais famosos deles, o roteirista Chris Claremont e o desenhista John Byrne, foram responsáveis pela revista solo do herói, que durou de 1975 até 1977.
Depois desses poucos anos ficou claro que o personagem o conseguiria manter uma revista solo sozinho, por isso foi unido à outro personagem que também não podia ter uma revista solo, Luke Cage. Os dois se tornaram parceiros em Power Man and Iron Fist, que fez um bom sucesso e marcou uma das maiores parcerias dos quadrinhos.
Punho de Ferro voltaria a ganhar revistas solos anos depois, assim como dar continuidade na sua participação em outros títulos, entretanto é sua parceria com Cage que faz mais sucesso.


Daniel Rand, mais conhecido como Danny, era filho de um casal muito rico. Wendell, seu pai, era nativo e nobre de uma cidade chamada K'un-Lun, que só é acessível da Terra por uma entrada mística que se abre a cada dez anos no Himalaia. Wendell havia saído da cidade a anos e ficou obcecado por voltar à ela, por isso iniciou uma expedição até as montanhas geladas. Para manter sigilo sobre o lugar ele dispensou os guias, levando apenas sua esposa Heather, seu filho de nove anos Danny e seu sócio Harold Meachum.
Conforme entravam cada vez mais nas montanhas a situação do grupo ficava mais difícil. Em certo ponto Wendell caiu em um desfiladeiro e ficou pendurado. Harold poderia tê-lo puxado, mas cortou a corda e fez com que Wendell caísse para a morte. Depois, foi embora sozinho. Heather e Danny viram tudo, porém logo se perderam no meio da nevasca. Quando foram atacados por lobos famintos, Heather se sacrificou jogando-se no meio dos bichos para que Danny fugisse.
O garoto ficou chocado com tudo aquilo e continuou caminhando sem rumo até que foi encontrado por habitantes de K'un-Lun, que reconheceram o jovem como descendente de um nobre e o adotaram.
Assim como todo homem de K'un-Lun, Danny recebeu um treinamento em artes marciais sob supervisão do imortal Lei Kung, o Trovão. Conforme foi ficando mais velho ele atravessou diversos desafios, trilhando um caminho para se tornar o maior lutador da cidade, um campeão e protetor que recebe o título de Punho de Ferro.
O maior desses desafios foi o último. Ao atingir dez anos de treinamento, Danny teve de passar pelo ritual final: enfrentar o dragão Shou-Lao, um ser que era fonte de poder de K'un-Lun. 
Danny foi até a caverna do dragão e ficou se questionando como derrotá-lo. No meio do combate ele se agarra ao corpo do monstro, bem em frente a uma marca de dragão que ele possuía. Essa marca emanava um calor tão intenso que acabou queimando o peito de Rand, gerando a cicatriz que ele carrega até hoje. Felizmente, Shou-Lao foi derrotado. Depois Danny seguiu até uma pira onde encontrou o coração do dragão. Seguindo o ritual ele mergulhou os punhos na pira e ganhou seus poderes, tornando-se nesse momento o Punho de Ferro. Ao fazer isso o dragão ressuscita, iniciando assim sua longa espera até que Danny morra e um novo lutador venha desafiá-lo. Isso porque, como citado, o Punho de Ferro é um título, sendo Danny o de número 66 a obtê-lo durante toda a história.
Com o fim de todo seu processo de aprendizagem e a abertura da K'un-Lun para o mundo (lembre-se que passaram dez anos) Danny resolve voltar para os Estados Unidos e buscar vingança contra o homem que matou seu pai e deixou sua mãe e ele para morrerem.
De volta para casa, ele foi atrás de Harold, mas no último momento, à beira de matá-lo, ele lembrou-se de seu treinamento e entendeu que aquele não era o melhor caminho. Assim que Harold foi deixado sozinho, alguns ninjas apareceram e o mataram. Danny se sentiu muito culpado por isso, o que o motivou a ir atrás dos ninjas. E, é claro, ele tinha que limpar seu nome. Essa foi sua primeira grande missão depois do treinamento, e ele conseguiu.
Com a morte de Harold, Danny assumiu a empresa, mudando seu nome para Rand Corporation. Ele conhece algumas pessoas que o ajudam em suas missões, como Misty Knight (com quem também desenvolve um relacionamento amoroso) e Colleen Wing. Mais tarde ele conhece Luke Cage. Os quatro mais tarde fundam uma equipe chamada Heróis de Aluguel. É só aqui que Danny começa a agir como um herói, afinal antes suas missões eram apenas para resolver negócios pessoais ou envolvendo K'un-Lun.
Em uma de suas aventuras ele foi exposto à uma grande quantidade de radiação e desenvolveu um câncer. Nesse mesmo tempo ele foi sequestrado por uma raça de seres parecidos com plantas humanoides que eram inimigos de longa data dos habitantes de K'un-Lun, os h'ylthri. Danny foi substituído por um clone da raça, sem que ninguém soubesse. Um tempo depois esse clone morreu e o Super-Skrull (alienígena que tinha o poder de mudar de forma) assumiu a identidade do herói. Ele liderou a empresa por um tempo e acabou provocando Namor, o Príncipe Submarino. Foi aí que todos perceberam que aquele não era Danny. Assim que o Super-Skrull foi derrotado os seus amigos foram salvá-lo. Enquanto esteve preso, Danny pôde meditar o suficiente para aprender a usar a energia para curar seu câncer.
Alguns anos depois Danny descobre que havia outro Punho de Ferro vivo, algo que seria impossível já que o poder não pode ser compartilhado entre duas pessoas. Mesmo assim, estava sendo. No começo ele pensa que o sujeito é seu inimigo, porém o Punho de Ferro Orson Randall é um aliado. Ao mesmo tempo, uma empresa chinesa chamada Wai-Go está comprando quase todas as ações de sua empresa, tendo cada vez mais acesso às tecnologias produzidas. Intrigado, ele vai investigar e descobre que a empresa é apenas um disfarce, uma fachada, para a HYDRA. Orson ajuda Danny, principalmente quando o vilão Serpente de Aço se junta aos inimigos para acabar de uma vez por todas com Punho de Ferro e sua empresa. No confronto, Orson morre, mas faz questão de deixar um grande poder para Danny, assim como o Livro do Punho de Ferro, com a história de todos os antecessores do título.
Para livrar seu amigo Matt Murdock de acusações de que era o Demolidor, Danny se vestiu como o herói para agir enquanto Matt estivesse à vista, assim ninguém desconfiaria. Foi nesse tempo que aconteceu a Guerra Civil dos super-heróis. Danny ficou do lado do Capitão América e foi preso, sendo levado à prisão da Zona Negativa por Tony Stark. Quando Stark perguntou se ele tinha alguma palavra, Danny entregou à ele uma moeda de prata pedindo para que a juntasse às outras 29, uma alusão a traição de Judas.
Após a Guerra Civil, Danny entrou para os Novos Vingadores e ajudou seus amigos a enfrentar a invasão de skrulls, a gangue do Capuz dominando Nova York e muitas outras aventuras.
Ao estudar o livro Danny descobriu que apenas um Punho de Ferro em toda a história teve uma vida longa, morrendo aos 66 anos. Todos os demais morreram precisamente quando tinham 33 anos. Para sua surpresa, ele fez 33 anos naquele ano e um dia depois de sua festa de aniversário foi atacado por um homem, Zhou Cheng, no Central Park. Danny apanhou bastante e só escapou com vida do ataque porque conseguiu chamar seus amigos Luke, Misty e Colleen a tempo. É aí que ele conhece um terrível destino dos Punhos de Ferro (vou explicar melhor na seção de vilões).

Atualmente ele continua a combater o crime ao lado de Luke Cage.  




O principal poder do Punho de Ferro é ter controle absoluto sobre o próprio chi/ki, uma energia vital que percorre os seres vivos. Isso lhe dá muitas habilidades:
Capacidades físicas ampliadas: suas habilidades físicas são maiores que a de um ser humano comum e isso inclui todas elas: força, velocidade, agilidade, equilíbrio, destreza, resistência, vigor, sentidos, etc.
Regeneração acelerada: pode se curar mais rápido de alguns tipos de ferimento. É claro que algo mais grave, como um tiro, ainda necessita de todo o tratamento médico, mas logo depois sua recuperação é bem rápida. O mesmo vale para ossos quebrados, que ainda precisam ser engessados mas se ligam bem rápido.
Controle sobre o sistema nervoso: Danny é capaz de controlar seu próprio sistema nervoso, o que lhe permite, entre outras coisas, controlar todas as dores de seu corpo. Se receber algum veneno que afeta seu sistema, como venenos de cobra ou cianeto, por exemplo, ele consegue simplesmente anular o efeito.
Adaptação: basta um pouco de meditação para que ele consiga se apaptar a qualquer ambiente. Pode ser um lugar extremamente frio, ou muito quente, que ele irá se adaptar perfeitamente.
Empatia: sentindo o chi a sua volta ele consegue perceber emoções de pessoas ao seu redor, conseguindo assim pressentir algumas ações como explosões de fúria de algum inimigo.
Controle da mente: com todas as meditações Danny se tornou hábil para adquirir algumas habilidades mentais, como a capacidade de compartilhar algumas coisas da mente de outras pessoas (memórias e conhecimento, por exemplo). Consegue ainda, com muita concentração, hipnotizar quem quiser.

Porém seu poder mais conhecido é o que lhe dá o título, o Punho do Ferro. Esse poder consiste em concentrar o chi no punho, conferindo-o uma força extraordinária que lhe permite destruir quase qualquer coisa com apenas um soco. Mudando a quantidade de chi canalizado o nível dessa força pode ser nivelado para evitar que, por exemplo, ele exploda a cabeça de alguém sem querer. Isso também faz com que seu punho seja resistente a impactos e dor, assim ele não quebra a mão socando uma rocha ou coisas do tipo.

E não posso deixar de comentar sobre as artes marciais, afinal foi isso que lhe deu destaque por muitos anos. Danny é um dos maiores artistas marciais do universo, com conhecimentos sobre dezenas de estilos do mundo todo, além do principal deles, o estilo de K'un-Lun. A lista de notáveis lutadores (alguns até sobre-humanos) que ele já derrotou é longa, mas posso citar alguns: Demolidor, Homem-Aranha, Batroc o Saltador e Gorgon dos Inumanos. Também sabe mexer com os pontos de pressão do corpo, bastando alguns toques em lugares específicos para paralisar qualquer pessoa.


Luke Cage é, sem dúvida alguma, o melhor amigo de Danny. Os dois se tornaram parceiros de negócios no combate ao crime e acabaram virando grandes amigos. A parceria dos dois se tornou bem importante principalmente porque estrelaram uma revista juntos e ela fez bastante sucesso entre o público.


Colleen Wing foi uma das primeiras pessoas que Danny conheceu quando voltou para Nova York. Também é uma grande lutadora e foi treinada em luta com espada pelo avô, que era um samurai de verdade, por isso ela própria recebeu os ensinamentos dos antigos guerreiros japoneses. Ela foi mandada por seu pai, um professor de estudos orientais que identificou a chagada do campeão de K'un-Lun, para ajudá-lo. Vale lembrar que Colleen estará na série, interpretada por Jessica Henwick.

Completando o quarteto de melhores amigos, alguém que já foi mais que amiga de Danny. Misty Knight namorou Danny por algum tempo e os dois integraram muitas equipes juntos, formando uma das parcerias mais sólidas da sua carreira como herói. Os dois só não agiram juntos por mais tempo porque Misty possuía uma dinâmica muito maior com Colleen e as edições focavam mais nessa dupla.




Danny compartilha uma grande amizade com o Doutor Estranho, além de ser um tipo de aprendiz do Mago Supremo. Os dois costumam se juntar para meditar ou compartilhar conhecimentos sobre misticismo. Praticamente todas as equipes em que Estranho está Danny está também. Eles entraram juntos nos Novos Vingadores, que antes disso já estavam usando a mansão de Strange como base.




Talvez por nunca termos visto uma adaptação famosa do personagem, seus vilões são bem desconhecidos do grande público e até mesmo de alguns leitores de quadrinhos. Isso se deve principalmente ao fato dos vilões do Punho de Ferro serem exclusivos de suas revistas. Vilões do Wolverine às vezes enfrentam os X-Men, vilões do Capitão América enfrentam os Vingadores e assim vai. Só conhecem bem os vilões do Punho de Ferro aqueles que leram revistas do Punho de Ferro.
Como vimos antes, podemos dizer que o primeiro inimigo de Danny foi Harold Meachum. Ele e Wendell eram sócios na Rand-Meachum Incorporated, entretanto Harold queria tudo para si, o que o levou a matar Wendell na primeira chance que teve. Em certa história há até uma parte em que ele declara que sempre amou Heather Rand, a esposa de Wendell e mãe de Danny. Esse seria mais um motivo para ciúmes. Mesmo que tenha escapado das montanhas, suas pernas gangrenaram e ele teve de amputa-las. Apesar de tudo, Danny desistiu de matá-lo e se vingar.


Um dos maiores inimigos que Danny adquiriu foi o Mestre Khan. Ele é um mestre em misticismo oriental que confronta Danny de forma indireta. Ele já sequestrou Colleen e a obrigou a enfrentar o Punho de Ferro e manipulou o Homem de Ferro para fazer o mesmo. Khan age por trás dos panos, sempre mandando capangas fazer o trabalho sujo, sejam eles pessoas controladas por magia ou simplesmente pagos para isso.
 

Como todo herói que se preze, Punho de Ferro tem um vilão que é sua imagem maligna. Homem-Aranha tem o Venom, Flash tem o Flash Reverso e Punho de Ferro tem o Serpente de Aço. Davos é filho de Lei Kung e treinou com o pai a vida inteira para se tornar o próximo campeão de K'un-Lun, título que como sabemos foi parar com Danny Rand. Isso fez com que Davos ficasse muito irritado, era como se todo o treinamento de sua vida tivesse ido por água abaixo. Ele possui as mesmas habilidades de chi de Danny, com exceção, é claro, do poder Punho de Ferro.


Um dos inimigos mais poderosos que conhecemos é Ch'i-Lin, um tipo de besta mística. Ele deseja o poder do Shou-Lao e seguiu uma tradição de sempre enfrentar os Punhos de Ferro quando estes completavam 33 anos. A fera vencia todas as vezes e essa é a razão de nenhum Punho ter vivido até depois dos 33. Antes de Danny, somente um escapou e isso foi há séculos atrás.


Porém Ch'i-Lin não age diretamente na Terra, ele usa seu servo chamado Zhou Cheng. Zhou é bem poderoso e quando enfrentou Danny pela primeira vez quase matou o herói. De fato, é Zhou Cheng o responsável direto por assassinar todos os Punhos de Ferro.


Outro vilão bem pouco conhecido é Abbot Thanademos, um feiticeiro e líder de um culto chamado Seguidores de Thanademos. Ele basicamente controla esses seguidores inocentes e os força a fazer o que quiser. Seu encontro com Punho de Ferro foi meio ao acaso e não é nada que perdure. Aliás, os vilões que duram por mais histórias já acabaram, daqui pra baixo são apenas inimigos menores de uma revista só.


Existem ainda alguns vilões menores, alguns tão desconhecidos que é difícil até achar imagens deles que não sejam de páginas desbotadas de HQs antigas.
Tem o Cimitarra, um mercenário contratado pelo Mestre Khan que possui grandes habilidades com espadas. 


Tem também Robert Hao, conhecido como Chaka, líder da Gangue Tigre Dourado, que planeja ocupar o lugar da máfia no controle do crime organizado e que por isso acaba enfrentando Danny, Colleen e Misty.



  • Um dos escritores do Punho de Ferro foi o lendário Chris Claremont, que escreveu os X-Men por 16 anos e criou personagens memoráveis como Lince Negra, Emma Frost, Mística e Gambit, entre outros. Ele também criou o vilão Dentes de Sabre, só que na revista do Punho de Ferro, como um inimigo dele! Somente muito tempo depois é que ele foi transformado no arqui-inimigo do Wolverine.
  • Ao contrário do que muita gente acredita, o dragão que o Punho de Ferro tem no peito não é uma tatuagem, é uma cicatriz! Talvez a cor confunda um pouco, porém, como expliquei lá em cima, ela é uma cicatriz que resultou de seu confronto com o dragão Shou Lao, quase como se ele tivesse sido marcado com ferro quente.
  • Quando o personagem chegou no Brasil quem o publicava era a Editora Bloch. Eles traduziram o nome e nomearam a revista como Punhos de Aço. Só voltou a se chamar Punho de Ferro quando a Editora Abril assumiu as publicações da Marvel no nosso país.



Vamos começar pelas animações.
Punho de Ferro é um dos protagonistas em Ultimate Spider-Man, onde aparece um pouco mais juvenil para caber na pegada de heróis novatos do desenho.

Em Os Vingadores: Os Super-Heróis mais Poderosos da Terra (The Avengers: Earth's Mightiest Heroes) o personagem aparece em quatro episódios: "O Roubo do Homem-Formiga", "Jaqueta Amarela", "Novos Vingadores" e "Avante Vingadores".


Aparece no estilo Lego em Lego Marvel Super Heroes: Maximum Overload e...

... no estilo "fofinho" em The Superhero Squad Show em um episódio chamado "A Brat caminha entre nós".

Sua estreia nos jogos foi em Spider-Man and Venom: Maximum Carnage, de 1994 para Super Nintendo e Sega Genesis.

No PS2 em Spider-Man: Friend of Foe (nossa, como eu amava esse jogo!) ele é um personagem jogável do time dos heróis.


Ele é jogável também em Marvel Ultimate Alliance 2: Fusion para PS2, PS3, Wii, Xbox 360 e PSP. Acho o uniforme que ele veste nesse jogo muito legal e realista o suficiente para ser adaptado na série.


E também é personagem jogável em Ultimate Marvel vs Capcom 3, para PS3, PS Vita e Xbox 360.


Punho de Ferro nunca teve uma adaptação live-action antes, nem filmes nem séries. 
Em 2010 um filme do herói começou a ser projetado. O lendário ator e dublê Ray Park (ele fez o Darth Maul, lembra?) chegou a ser escalado para o papel. Mas o filme foi cancelado por razões que não foram explicadas.

Finn Jones será o primeiro a viver o personagem. O ator é famoso por interpretar Sir Loras Tyrell em Game of Thrones. Houve reclamações de todos os lados, uns não o queria por achar que ele tornaria o personagem homossexual (como Loras era). Outros reclamaram que esse era mais um caso de whitewashing, onde atores brancos são escalados no lugar de atores de outras etnias. Bom, quem disse isso não sabe nada sobre o personagem, pois Danny Rand não é asiático e sim caucasiano, assim como Finn, portanto sua escalação é bem justa. Espero de verdade que Finn Jones não se importe com essas críticas e faça um bom trabalho!
A série da parceria entre Marvel e Netflix tem previsão de estreia para 17 de março de 2017. O personagem também estará em Os Defensores, que estreará no segundo semestre desse ano.


REFERÊNCIAS e DICAS DE LEITURA
Em primeiro lugar, é interessante ler a HQ de origem do herói: Marvel Premiere V1 #15.

Grandes Heróis Marvel #3 é uma revista dedicada a contar a história de origem de quatro heróis: Thor, Surfista Prateado, Mestre do Kung Fu e Punho de Ferro. Ela não é tão ampla na história de Danny, mas fornece algumas partes que outras HQs não mostram.

Em Marvel Premiere #16 nós vemos em um flashback de Danny como ele ganhou os seus superpoderes, mostrando bastante do seu passado em K'un-Lun.

Nas revistas Marvel Team-Up, que costumava reunir duplas de heróis que nunca estiveram juntos antes, você pode encontrar histórias do Punho de Ferro e das Filhas do Dragão (como se chamava a dupla Colleen e Misty) juntos com o Homem-Aranha nas edições #63 e #64. Essa revista eu recomendo especialmente para quem é fã do Homem-Aranha. Sério, há MUITAS histórias deles em parceria com outros heróis.

Recomendo bastante a leitura de duas séries relativamente atuais e muito importantes para a mitologia do herói: O Imortal Punho de Ferro, Armas Imortais (que por questão de tempo não comentei nessa postagem) e Punho de Ferro: A Arma Viva. Para novos leitores é interessante ter contato com o personagem por essas histórias, já que é bem mais fácil que procurar pelas edições do século passado.

Conforme eu for me lembrando de onde fui tirando as informações eu vou atualizando as coisas aqui!

_ _ _ _ _


Bem, é isso. Acredito que o próximo post desse seja sobre os Inumanos, ou talvez uma preparação para os novos personagens de Guardiões da Galáxia. Sobre a Mulher-Maravilha todos sabem, né? Mas se quiserem algo dela é só comentar!

Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário