Postagens relacionadas

Recent

sábado, 28 de maio de 2016

Os Vingadores: História e lista de membros

Recentemente eu encontrei as primeiras HQs dos Vingadores e estou lendo todas, por isso resolvi fazer essa postagem contando a história do grupo. 
Vai seguir um estilo bem específico. Conforme for contando a história eu vou colocar tabelas com os membros. Nessas tabelas vocês podem conferir uma imagem (apenas ilustrativa, não é a imagem da época em que o personagem é descrito), o codinome e o nome verdadeiro, e uma breve observação.

Os quadros que tiveram a cor verde representam membros fundadores, ou com status de membro fundador; na cor azul representam os que possuem status de membro da equipe principal; os que tiverem a cor laranja são os que permaneceram como membros reserva; e em vermelho os membros temporários.
Personagens que morreram ou saíram da equipe não receberão destaque na tabela, você só vai achar essa informação na parte da observação ou no corpo do texto.


O grupo se uniu pela primeira vez em 1963. Em Avengers #1, Loki faz com que Hulk seja culpado por um desastre e o transforma numa ameaça, tudo para que Thor tente pará-lo e acabe sendo derrotado. Porém mais heróis acabam entrando na luta e Thor descobre que tudo é um plano de Loki. Os heróis se unem para enfrentar o deus da trapaça e, por sugestão do Homem-Formiga e da Vespa, resolvem unir suas forças e formar um time.

Homem de Ferro
(Anthony "Tony" Stark)
Tony estava bem no começo da carreira de herói e ainda usava a armadura Modelo I, versão dourada. A mansão que serviu de base dos Vingadores foi dada por ele.
Homem-Formiga
(Hank Pym)
Um dos idealizadores da equipe. Ele muda de codinome algumas vezes: Gigante, Jaqueta Amarela, Ultron e Vespa.
Vespa
(Janet Van Dyne)
Além de ter sugerido a ideia de formar um time foi ela quem deu o nome de Vingadores à equipe.
Thor
(Thor Odinson)
Na época ele ainda usava uma identidade humana, era um médico chamado Dr. Donald Blake.
Hulk
(Bruce Banner)
Ainda temido pela aparência e força fora do controle, Hulk aceita entrar na equipe para evitar essas más impressões.

Essa formação da equipe não durou por muito tempo. Em Avengers #2 o Hulk saiu da equipe após uma discussão com o Homem de Ferro. Logo depois ele se uniu ao Namor e os dois enfrentaram os heróis. Após ser derrotado, Namor foi até o Ártico e encontrou um grupo de esquimós venerando um homem preso em um bloco de gelo. Ele então quebrou o bloco e o jogou na água. Em Avengers #4, os Vingadores encontraram o sujeito que estava congelado e descobriram que ele era ninguém menos que o herói nacional Capitão América, desaparecido durante a Segunda Guerra Mundial. E o Capitão acaba por salvar a equipe de um vilão alienígena, tornando-se então membro fixo do time e adquirindo status de membro fundador no lugar do Hulk.

Capitão América
(Steve Rogers)
Com o passar do tempo ele ganhou destaque na equipe, até tornar-se o líder (antes a liderança alternava e era trocada todo mês). Ele é o único que pode dizer o grito de guerra "Avante, Vingadores!"

Por muitos meses a equipe enfrentou vários vilões, desde os grandes ícones como os Mestres do Terror, Kang o Conquistador, Namor e o Conde Nefária, até alguns seres bizarros como monstros de lava. Kang voltava no tempo várias vezes para tentar derrotar o time, certa vez chegou a usar um robô do Homem-Aranha. Mas os Vingadores conseguiram derrotá-lo sempre, e nessa situação citada o verdadeiro Homem-Aranha ajudou o time a derrotar seu sósia robô.
Os Mestres do Terror, na época liderados pelo Barão Heinrich Zemo, também ofereceram uma ameaça quase constante, pois a equipe sempre se reformulava para atacar os Vingadores em batalhas que duravam mais que uma edição. Todo esse stress fez com que a Vespa decidisse se afastar do time. A equipe ficou meio dividida e parte deles enfrentou Heinrich Zemo por uma última vez, pois o vilão acaba morrendo no confronto. Thor, Gigante (como Hank se chamava agora) e o Homem de Ferro se afastam da equipe, mas mantendo o status de membro.
Por tudo isso, os Vingadores recrutaram três novos membros: 

Gavião Arqueiro
(Clint Barton)
No seu período nos Vingadores ele já usou dois codinomes: primeiro Gavião Arqueiro e depois Golias.
Feiticeira Escarlate
(Wanda Maximoff)
Estava disposta a se redimir depois de um tempo atuando como vilã junto da Irmandade de Mutantes e viu a chance de entrar no grupo após ver que aceitaram o Gavião, um ex-criminoso.
Mercúrio
(Pietro Maximoff)
Assim como a irmã, Pietro também passou um tempo na Irmandade de Mutantes e agora estava se redimindo.

O Capitão América se tornou o líder definitivo e passou a agir com os três novos recrutas, formando um time que ficou conhecido como "Cap's Kooky Quartet", algo que traduzido seria "Quarteto Esquisito do Capitão". Porém o povo tinha muitos motivos para não gostar do quarteto, afinal Wanda e Pietro já foram terroristas mutantes e Clint, um criminoso. Mas felizmente a fé nos Vingadores se reergueu após o quarteto derrotar Kang (de novo) e o Espadachim, além de outros inimigos. Recuperado, o Espadachim entrou no time.

Espadachim
(Jacques Duqesne)
Estava sendo manipulado pelo Mandarim para derrotar o Homem de Ferro, mas recuperou-se para virar membro ativo do time. Mas não durou muito, logo ele traiu a equipe e foi expulso.

A equipe começou a ganhar mais destaque a partir daqui, mas muitos de seus membros começaram, individualmente, a ganhar inimigos cada vez mais poderosos e muitas vezes se envolviam em suas próprias batalhas. Para que os Vingadores não ficassem desfalcados o time começou a aceitar mais recrutas:

Hércules
Pantera Negra
(T'Challa)
Foi um membro a altura de substituir o Capitão América por um período de tempo.
Visão Foi criado pelo vilão Ultron, mas resolveu ajudar os heróis a destruir seu criador e recebeu o convite para entrar no time.
Cavaleiro Negro
(Dane Whitman)


Chegou então o período dos Anos 70. Veio com ele mais uma leva de recrutas:

Viúva Negra
(Natasha Romanoff)
Entrou como membro reserva, mas logo ganhou seu lugar fixo.
Mantis
(Mandy Celestine)
Já foi membro dos Guardiões da Galáxia.
Serpente da Lua
(Heather Steckley)
Antes de ser membro reserva ela foi um membro experimental. Também já fez parte dos Guardiões da Galáxia.
Fera
(Henry "Hank" McCoy)
Entrou na equipe como membro experimental, até ganhar status como membro da equipe principal.
Felina
(Patricia "Patsy" Walker)
Depois de um ano como membro experimental ela ganhou o status de membro reserva na equipe.
Defensor Mascarado
(Matthew J. Hawk)
Mesmo como membro ele participou de poucas aventuras com a equipe.
Ciclone
(Robert L. Frank)
Demorou um ano para passar de membro provisório para membro fixo, porém acabou morrendo alguns anos depois.
Magnum
(Simon Williams)
Chegou a ser um vilão e fazer parte dos Mestres do Terror antes de entrar para os Vingadores.

Um novo inimigo muito poderoso surgiu: Korvac. Os Guardiões da Galáxia do século 31 voltaram no tempo para enfrentar esse vilão e acabaram se aliando aos Vingadores. Durante essa aliança os Guardiões ganharam um status de vingadores temporários.
Yondu
(Yondu Udonta)

Martinex
(Martinex T'Naga)

Charlie-27
Nikki
(Nicholette Gold)

Águia Estelar
(Stakar)

Vance Astro
(Vance Astrovik)


Ainda nos anos 70, o time teve uma segunda leva de recrutas.

Capitão Mar-Vell
(Mar-Vell)
Existe um debate sobre quando ele realmente foi aceito na equipe, já que alguns creem que aconteceu só depois que ele morreu, sendo um tipo de "membro vingador póstumo".
Miss Marvel
(Carol Danvers)
Primeiro ela era um tipo de membro reserva na equipe, mas em menos de um ano já era membro oficial. Durante seu tempo na equipe ela trocou de nome para Binária e Warbird.
Falcão
(Sam Wilson)
Com o tempo Sam tornou-se um dos membros mais importantes do time, principalmente por sua grande amizade com o Capitão América.

Com essa quantidade enorme de membros os Vingadores começaram a agir em larga escala, o que chamou a atenção do Governo dos Estados Unidos. Uma parceria entre os dois foi firmada, mas começou a gerar desconforto entre os heróis. O governo enviou um agente chamado Henry Gyrich para gerenciar o time e ele logo começou a impor regras para membros oficiais e para a admissão de novos membros. Os heróis não ficaram nem um pouco felizes e logo ele foi substituído por Raymond Sikorski, que era bem melhor.

A equipe protegeu a Terra na grande Guerra Kree-Skrull onde duas raças alienígenas usaram Nova York como campo de batalha. No decorrer desses anos dois dos vingadores se casaram: Visão e Feiticeira Escarlate.
Ainda mais inimigos surgiram, como o maior inimigo que o grupo adquiriu: Ultron.

Quando o Visão assumiu a liderança da equipe ele sugeriu a criação de uma equipe secundária para vigiar o outro lado do país. O próprio Visão designou o Gavião Arqueiro para ser o líder desse time e surgiram então os Vingadores da Costa Oeste.

Logo após isso, o Barão Helmut Zemo (filho de Heinrich) culpou os Vingadores pela morte de seu pai e juntou novamente os Mestres do Terror, numa versão mais organizada e eficiente, realizando o ataque mais bem sucedido da equipe e que culminou na destruição de toda a mansão dos heróis. Depois de muito trabalho e um confronto sofrido os Vingadores derrotaram os Mestres do Terror e tiveram de se mudar provisoriamente para uma base naval no Oceano Atlântico enquanto tudo era reparado.




Foi nesse período, nos anos 80, que a equipe ganhou os seguintes membros:

Jocasta Assim como o Visão, Jocasta foi criada por Ultron e acabou traindo-o para entrar para os Vingadores.
Tigresa
(Gree Grant Nelson)
Antes de usar o nome Tigresa ela era conhecida como Gata.
Mulher-Hulk
(Jennifer Walters)
Tornou-se um dos membros mais importantes da equipe com o passar dos anos, talvez por sua força ser uma substituta à altura do Hulk.
Starfox
(Eros)
Entrou como membro provisório e um ano depois foi fixado no time.
Capitã Marvel
(Monica Rambeau)
Depois de "Capitã Marvel" ela já usou os nomes Fóton, Pulsar e Spectrum.
Homem-Formiga
(Scott Lang)
Herdeiro do manto de Homem-Formiga, passado a ele de Hank Pym.
Namor
(Namor McKenzie)
Depois de anos enfrentando os Vingadores, sendo inclusive um de seus primeiros inimigos, Namor finalmente aceita entrar no time.
Doutor Druida
(Anthony Druid)
Foi controlado por Ravonna para atacar os Vingadores, e depois disso saiu da equipe.
Demolição
(Dennis Dunphy)

Jaqueta Amarela
(Rita DeMara)

Marrina
(Marrina Smallwood)

Ravonna
(Ravonna Renslayer)
Além do nome Ravonna ela já agiu sob os codinomes de Nebula e Terminatrix. Era uma inimiga infiltrada nos Vingadores.

Conforme a mansão ia sendo reconstruída os Vingadores passaram por uma pequena crise por não haver membros ativos prontos para agir a toda hora, novamente porque cada um deles tinha seus próprios problemas. Foi nessa época também que Steve Rogers foi reconvocado à agir como soldado do exército de novo e para evitar essa convocação forçada ele acabou deixando de ser o Capitão América. Mas não querendo deixar de lado o heroísmo ele passou a agir como O Capitão, usando um novo uniforme e um novo escudo feito só de adamantium que lhe foi dado por Stark. Para suprir a falta de vingados O Capitão formou um time provisório que contava com, além dele próprio, os seguintes heróis:

Senhor Fantástico
(Reed Richards)
Originalmente membro do Quarteto Fantástico. Acostumado a ser o líder, ele e O Capitão tinham algumas pequenas discussões sobre o comando dessa nova equipe.
Mulher-Invisível
(Susan Richards)
Originalmente membro do Quarteto Fantástico.
Gilgamesh


E quando o time se reconstruiu mais um herói entrou:

Quasar
(Wendell Vaughn)


Então veio os anos 90. Nesse período os Vingadores fizeram um tipo de parceria com a ONU e se comprometeram a servirem como heróis para proteger o mundo inteiro, não apenas uma pequena região dos Estados Unidos. Com isso o time ganhou uma massiva leva de novos membros:

Sersi
Arraia
(Walter Newell)

Homem-Aranha
(Peter Parker)
Finalmente!
Homem-Areia
(William Baker)

Rage
(Elvin Haliday)

Crystal
(Crystal Amaquelin Maximoff)
Única inumana a entrar para os Vingadores até então.
Trovejante
(Eric Masterson)
Ele chegou a agir como Thor antes de trocar de nome para Trovejante.
Homem de Ferro
(Anthony "Tony" Stark)
Esse é na verdade um Tony vindo de uma dimensão alternativa (Terra-96020).
Magdalene
Espadachim
(Phillip Javert)
Segundo herói a usar o manto do Espadachim.
Masque
(Marrina Smallwood)

Lifecry Membro da raça Shi'ar. Depois de um tempo na equipe ela achou que não era mais necessária e decidiu voltar para casa.

Pouco depois disso estourou a guerra entre os Shi'ar e os Kree, em Operação: Tempestade Galáctica. Quando a Terra ficou no meio da guerra os Vingadores tiveram que intervir. E aqui veio um dos mais fatais golpes na equipe. Quando uma solução diplomática ficou inviável, parte dos Vingadores (liderados pelo Homem de Ferro) resolveu punir a Suprema Inteligência Kree, líder tirano dos kree e arquiteto por trás de toda a guerra. No fim, os Vingadores mataram a Suprema Inteligência, violando um dos maiores princípios do grupo, que é o de não matar seus inimigos. Os heróis ficaram bem divididos nesse momento, principalmente porque o Capitão América ficou muito irritado com a decisão e a quebra do princípio, sendo o principal oponente à decisão de Stark.

Em 1996 aconteceu a saga Massacre, onde o vilão chamado Massacre (alguns chamam pelo nome original Onslaught) acabou colocando em risco todo o mundo. Para derrotá-lo foi preciso que os X-Men, o Quarteto Fantástico, os Vingadores e mais grupos, até alguns vilões, unissem forças. Ao fim, com Massacre destruído, o mundo pensou que os vingadores haviam morrido. Mas na verdade eles foram salvos por Franklin Richards (filho do Senhor Fantástico com a Mulher-Invisível) ao serem enviados para uma dimensão chamada Contra-Terra que o garoto criou com seus poderes.
Anos depois eles foram saindo de lá até reformular a equipe. Esses foram os novos recrutas:

Justiça
(Vance Astrovik)

Flama
(Angelica Jones)

Homem 3D
(Delroy Garrett Jr.)
Quando ele entrou na equipe ainda usava o codinome de Triathlon.
Garra de Prata
(Maria Santiago)

Valete de Copas
(Jonathan Hart)

Capitã Britânia
(Kelsey Leigh)
Ela chega a mudar o codinome para Lionheart.

A equipe clássica, ou seja, que podemos chamar de Vingadores, encontrou seu fim em Vingadores: A Queda, de 2004. Em um único dia a ONU resolveu cortar as ligações com os Vingadores e a Feiticeira Escarlate teve um surto de seus poderes. Ela acaba criando uma invasão de robôs Ultron e de alienígenas Kree, além de explodir a mansão dos Vingadores. Nessa série de eventos morrem o Gavião Arqueiro, Scott Lang e o Visão. Além de que a própria Wanda, após ser derrotada pelo Doutor Estranho, fica inconsciente e é levada embora pelo Magneto. Após esses duros impactos a equipe faz uma última reunião, homenageia os membros mortos e por decisão se separam, com cada um tomando seu rumo.

 _ _ _ _ _

Até a próxima postagem!