Postagens relacionadas

Recent

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Resumo completo de Vingadores: A Queda

Vingadores: A Queda (no original Avengers Disassembled) foi um evento publicado pela Marvel Comics em 2004.

Não existe muito a ser lembrado para que se esteja preparado para essa história, ela não é produto de outros eventos, mas A Queda marca uma nova fase dos super-heróis gerando grandiosos eventos futuros. O principal ponto que gostaria de lembrar é que no passado a Feiticeira Escarlate (Wanda Maximoff) se casou com o Visão (um ser artificial). Obviamente Wanda não podia ter filhos do androide, mas inconscientemente ela usou seus poderes para engravidar e ter gêmeos. Seus dois filhos foram criados à partir da essência do demônio Mefisto, que logo as pegou de volta. Wanda teve suas memórias apagadas sobre esses eventos e principalmente sobre a perda dos filhos.
Talvez seja interessante saber também que enquanto tudo isso acontecia Thor estava lutando a batalha final dos deuses, o Ragnarok. Ah, e caso você não o conheça, existe um vingador chamado Valete de Copas que não possuía um grande controle sobre seus poderes explosivos e ele acabou se sacrificando para salvar Cassie Lang, filha de Scott Lang (Homem-Formiga).

Em uma reunião das Nações Unidas, Tony Stark, trajado com sua armadura e como Secretário de Defesa dos Estados Unidos, proferia seu discurso normalmente até que enxergou o embaixador da Latveria na primeira fila. A imagem daquele sujeito o fez lembrar das atrocidades que o reino governado pelo Doutor Destino cometeu. Então Tony começa a proferir ofensas ao embaixador, à Latveria e inclusive chegou a apontar seu canhão de laser para o homem. Por sorte seus amigos conseguiram tirá-lo do palanque antes que perdesse o controle por completo.

Enquanto isso, na mansão dos Vingadores, alguns dos membros (Homem-Formiga, Vespa, Gavião Arqueiro, Capitã Britânia e Mulher-Hulk) conversavam descontraidamente até que o alarme de segurança soou. Pelo sistema de monitoramento de segurança eles veem alguém entrando pelo portão. E para a surpresa de todos esse alguém era o Valete de Copas.
Scott Lang se aproxima do Valete de Copas tentando contato para agradecê-lo. Mas o Valete parecia mais um zumbi e a única coisa que conseguiu dizer foi um pedido de desculpas. Logo depois ele explodiu, levando parte da mansão e Scott com ele.
O resto da equipe consegue escapar. Logo depois bombeiros, a SHIELD, Capitão América e Falcão chegam. Então algo surge nos céus. Um dos quinjets dos Vingadores voa em um rasante e se joga sobre o que sobrou da mansão, causando mais uma explosão. Para a surpresa de todos o Visão sai do quinjet. Ele parece catatônico e fora de si, depois alerta que não está controlando a si mesmo e que o fim está próximo. Ele então começa a disparar bolas metálicas pela boca. Essas bolas, cinco no total, dão origem a robôs Ultron. Uma batalha entre esses cinco Ultrons e os Vingadores começa e rapidamente os heróis conseguem vencer, porém foi o bastante para deixá-los exaustos. 
As explosões, a morte de Lang e a batalha com os Ultrons deixa Mulher-Hulk furiosa. Ela agarra o Visão e começa a interrogá-lo ali mesmo, enquanto os demais Vingadores tentam acalmá-la. E foi sem sucesso. Mulher-Hulk surta de vez, rasga o Visão no meio e começa a destruir as coisas a sua volta. O Homem de Ferro chega a a nocauteia, finalizando o ataque de fúria. O time se recompõe e os feridos são levados ao hospital. O Falcão encontra a Vespa caída no chão e a pega para que ninguém pise nela, afinal mesmo ferida e desacordada ela não tinha voltado ao tamanho normal. O tamanho diminuto deu muito trabalho para os médicos operarem, o que deixou Hank Pym apreensivo e preocupado.
Hank vai até os demais vingadores para discutir o que Stark fez nas Nações Unidas, gritando com ele e chamando-o de bêbado. Tony alega que não havia bebido e pede apoio de seus amigos, mas as respostas ríspidas o deixam irritado. E desapontado ele vai embora. Capitão América e Gavião Arqueiro voltam para a mansão e encontram dezenas de heróis parados em frente ao portão. 


Nick Fury também chega e manda todos irem embora para não acabarem contaminando a cena do crime, mas os heróis querem discutir o que está havendo. Ao mesmo tempo chega a notícia de que Stark foi afastado da Secretaria de Defesa e que a ONU não quer mais a parceria com os Vingadores. A reunião é atrapalhada por uma imensa nave kree que surge do nada e que nem mesmo os satélites da SHIELD detectaram.

A nave dispersa naves menores que disparam lasers e colocam soldados kree em solo. Uma nova batalha começa e os Vingadores estão em desvantagem, tanto tecnológica quanto em número. No meio da luta o Gavião Arqueiro fica à beira da morte e se sacrifica jogando a si mesmo e a um soldado kree dentro de uma turbina da nave-mãe, explodindo-a. Repentinamente os kree começam a debandar.
Quando tudo fica calmo o Doutor Estranho aparece em sua forma astral, pede desculpas pela demora e diz que precisa explicar o que está acontecendo. Ele explica que quem fez isso foi a Feiticeira Escarlate. Havia alguns dias que Wanda vinha tendo lapsos de memória, começando a pensar se ela já teve filhos ou não. Era seu pedaço do passado voltando à tona. Ela procura sua mentora Agatha Harkness e esta lhe conta toda a verdade. Alguns dos Vingadores se recusam a acreditar que Wanda tenha feito tudo aquilo, desde ter matado seu marido Visão, Scott Lang e o Gavião Arqueiro, até criar uma invasão kree e de Ultrons, além de destruir parte da cidade.
Doutor Estranho diz que o uso da magia da Feiticeira deixou um rastro e eles a seguem. Wanda estava presa em um mundo criado na sua mente onde ele convivia feliz com seus filhos, até o Capitão ser levado até ela para tirá-la de lá. Seus filhos gritavam por ajuda, como se os Vingadores fossem uma ameaça, e Wanda lhes dá ouvidos. Ela lança um feitiço sobre todos os Vingadores e eles começam a enxergar seus inimigos, com quem começam a lutar. Estranho encara Wanda frente à frente e os dois começam um duelo místico. Depois de um duro e rápido combate Estranho sai vencedor e Wanda desmaia, desfazendo todos os feitiços que ela tinha lançado.
Os Vingadores se perguntam o que fazer com ela e Magneto surge na hora, querendo sua filha de volta. Ele pega Wanda no colo e vai embora sem dizer para onde iria levá-la.

Alguns dias depois a equipe se reúne uma última vez nos escombros da mansão. Todos sabiam que o único propósito dela era uma despedida. Mulher-Hulk estava envergonhada demais pelo que fez e aparece na forma comum só para avisar que iria embora. Hank e Janet se reconciliaram e irão se mudar, pois Hank recebeu uma proposta de emprego numa faculdade. Falcão resolve aposentar as asas e Stark percebe que não pode continuar financiando a equipe, agora que não possuem mais apoio da ONU ou do governo. Antes de todos irem eles resolvem contar qual era o melhor momento que se lembravam da equipe.
Stark fala da vez que se reuniram pela primeira vez e formaram o time; para Pym foi a vez em que lutaram juntos da Guerra Kree-Skrull; Magnum considera a união que houve para verem o casamento de Wanda com o Visão; para o Fera foi quando enfrentaram Korvac; para Capitã Marvel (Carol Danvers) foi quando os heróis se uniram ao Capitão Marvel para derrotar Thanos; para Jarvis foi o dia em que os Mestres do Terror invadiram a mansão e quase derrotaram os Vingadores; para o Falcão foi o momento que os Vingadores derrotaram Ultron pela primeira vez; e quando perguntam ao Capitão América ele prefere propor um brinde e todos no lugar brindam homenageando os Vingadores mortos em todos os anos em que a equipe existiu.
Enquanto saíam eles se deparam com uma multidão na porta da mansão, milhares de pessoas erguendo velas, faixas e fotos em apoio aos heróis mais poderosos da Terra.


Mesmo assim, era o fim dos Vingadores.

_ _ _ _ _

Até a próxima postagem!

Um comentário: