Postagens relacionadas

Recent

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Para você se inspirar: conheça o artista brasileiro que está fazendo mangás no Japão!

Às vezes você pode pensar que é impossível seguir a carreira de mangaká tendo nascido fora do Japão. Não é bem assim.
Para inspirar aqueles que querem seguir desenhando mangás profissionalmente vou tratar um pouco sobre o brasileiro Angelo Vasconcelos Levy. Ele diz: "O sonho de ser desenhista de mangá no Japão é como querer ser jogador de futebol no Brasil".

Fonte: BBC

Ele saiu de Belo Horizonte e foi morar no Japão para trabalhar, onde começou a usar o nome artístico de Angelo Mokutan. Ele publica seus quadrinhos em uma revista de negócios e economia. Segundo ele, o mercado é muito acirrado e difícil para estrangeiros porque as empresas não trabalham pela internet, ou seja, você tem que ir pessoalmente até ela. Por isso, uma exigência importante para ser mangaká é morar no Japão.
Outra coisa muito importante é dominar o idioma japonês e ter profundo conhecimento de sua cultura.
Para entrar na indústria do desenho ele começou a participar de várias feiras de mangás exibindo seus trabalhos. E ele teve uma sacada genial para fazer suas primeiras artes: adaptou para mangá clássicas histórias de domínio público, como Chapeuzinho Vermelho. Foi numa dessas feiras que o dono de uma editora o conheceu e o contratou. Realmente, analisando o currículo dos mangakás famosos, parece que há duas formas de entrar nesse ramo: apresentando suas histórias em feiras de mangás ou começando como assistente de algum desenhista já famoso.
Se você quiser ter a carreira de Angelo como exemplo, saiba que ele tem mestrado em animação (cursado no Japão) e trabalhou na área de tecnologia da informação. E tem mais, começou a aprender japonês aos 14 anos!

Ah, se você se importa com dinheiro saiba de uma coisa: o salário não é bom. E além disso o mangaká trabalha muitas horas por dia.

A matéria completa você encontra no site da BBC: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/12/151220_manga_brasileiro_et_lk

Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário