Postagens relacionadas

Recent

sábado, 9 de janeiro de 2016

Guia completo para todo o Universo Cinematográfico Marvel

O Universo Cinematográfico Marvel é como é chamada a franquia de filmes produzidos pela Marvel Studios em parceria com a Walt Disney Studios. A franquia envolve filmes que apresentam adaptações dos quadrinhos de super-heróis da Marvel Comics para os cinemas e séries de televisão e internet. Todos os filmes estão conectados de alguma forma porque acontecem no mesmo universo, ou seja, as histórias podem se combinar em vários momentos.
O universo cinematográfico é conhecido nos quadrinhos e é chamado de Terra-199999. Recentemente o sucesso dos filmes foi tão grande que passou a influenciar os quadrinhos, fazendo o processo contrário do que costumava ser, quando os quadrinhos é que influenciavam os filmes.
A franquia é a mais rentável da história do cinema com um lucro de bilheteria superior à 9 trilhões de dólares americanos!
Ao contrário do que muita gente pensa nem todo filme baseado em personagens da Marvel pertence ao Universo Cinematográfico. Alguns personagens dos quadrinhos tiveram seus direitos de adaptação vendidos à outras produtoras cinematográficas e isso foi bom no passado, pois salvou a Marvel da falência. Mas continua bem ruim pois não podemos ver junto os Vingadores e o Quarteto Fantástico, por exemplo, pois são de produtoras diferentes. Os filmes do Homem-Aranha (tanto a trilogia antiga quanto os dois atuais) não contam, pois são da Sony Pictures, assim como os filmes do X-Men e Deadpool, que pertencem à Fox.

Índice

Filmes
Séries
One-shots
Universo
Elenco
Linha do tempo





Filmes
Os filmes são divididos por fases. Até o fim de 2015 presenciamos duas fases e a terceira irá começar com o primeiro filme de 2016, Capitão América: Guerra Civil. Essa lista de filmes apresenta apenas aqueles que já foram lançados, afinal os futuros ainda não constam na história e linha do tempo do universo cinematográfico.

Fase 1
2008
Homem de Ferro

O Incrível Hulk
2010
Homem de Ferro 2

2011
Thor

Capitão América:
O Primeiro Vingador
2012
Os Vingadores

Fase 2
2013
Homem de Ferro 3

Thor:
 O Mundo Sombrio
2014
Capitão América 2:
O Soldado Invernal

Guardiões da Galáxia
2015
Vingadores:
Era de Ultron

Homem-Formiga
Fase 3
2016
Capitão América:
Guerra Civil

Doutor Estranho








Séries
O Universo Cinematográfico Marvel, apesar do nome, se expandiu também para as séries. A rede de TV ABC produz e transmite Agentes da S.H.I.E.L.D. e Agente Carter, enquanto o serviço de streaming de vídeo Netflix passou a produzir, com auxílio da Marvel, uma sequencia de séries sobre os heróis mais "urbanos" da editora, como o Demolidor e Jessica Jones e futuramente Luke Cage e Punho de Ferro.

Demolidor

Jessica Jones
Agentes da S.H.I.E.L.D.

Agente Carter
Luke Cage

Punho de Ferro






One-shots
Marvel One-Shots é uma coleção de pequenos curtas-metragens com diversas funções. Além de expandir seu universo eles servem para arrumar pontas soltas, furos de roteiros e resolver alguns problemas. Um grande exemplo foi o curta All Hail the King, lançado para acalmar os fãs que ficaram irritados e frustrados ao descobrirem que o Mandarim era apenas um ator. O curta surgiu para mostrar aos fãs que existe mesmo um Mandarim de verdade. 



The Consultant

A Funny Thing Happened on the Way to Thor's Hammer
Item 47

Agent Carter

All Hail the King














Universo

Alguns dos eventos das séries e filmes, a maioria, melhor dizendo, acontece em lugares que existem de verdade, de cidades a países. Como informações sobre eles serão irrelevantes, colocarei apenas os mais importantes lugares fictícios que só existem no Universo Cinematográfico Marvel, vindo dos quadrinhos ou não.
 

Nove Reinos
Mesmo chamado de "reinos", eles são na verdade planetas. Esses nove planetas estão conectados entre si pela grande árvore mística Yggdrasil, segundo as lendas. É impossível transitar entre eles com exceção de alguns métodos: o mais comum é usando a Ponte Bifrost (em Asgard). Porém durante o evento da Convergência os reinos ficam acessíveis a qualquer um. Os Nove Reinos são: Asgard, Midgard, Jotunheim, Vanaheim, Svartalfheim, Nidavellir, Muspelheim, Alfheim e Niflheim.
  • Terra/Midgard: É o planeta onde ocorre a maioria dos eventos do UCM. Ele fica localizado no Sistema Solar e é o terceiro planeta em órbita de sua estrela, o Sol. É o lar dos humanos, inumanos e uma variedade de bilhões de espécies animais. Dentro da cosmologia dos deuses a Terra é chamada de Midgard e é um dos Nove Reinos.
    • Wakanda: É um país localizado no continente africano. É um dos únicos, senão o único, país a ter reservas de vibranium, um metal muito valioso.
    • Sokovia: É um pequeno país na Europa oriental. Foi sede de bases da HYDRA por muito tempo.
    • Kree City: Cidade subterrânea criada pela espécie alienígena kree quando eles visitaram a Terra milênios atrás.
  • Asgard: Um dos Nove Reinos. É a terra dos asgardianos, muito semelhante aos humanos, porém com habilidades naturais bem poderosas. Diferente de Midgard, Asgard inteira é governada por uma única pessoa.
  • Jotunheim: Um dos Nove Reinos. Terra dos gigantes de gelo. É um reino coberto de neve, com grandes monumentos de gelo erguidos naturalmente.
  • Vanaheim: Um dos Nove Reinos. É a terra dos vanir, deuses da prosperidade, ligados à natureza. Thor, junto com seu exército asgardiano, libertou esse reino dos invasores em sua campanha pela paz.
  • Svartalfheim: Um dos Nove Reinos. É um mundo escuro, cheio de trevas e destruição. É o lar dos elfos negros.
  • Nidavellir: Um dos Nove Reinos. É o lar dos anões. Mjolnir, o martelo de Thor, foi criado nesse mundo.
  • Muspelheim: Um dos Nove Reinos. Repleto de montanhas e vulcões cuspindo lava, é o lar dos gigantes de fogo.
  • Alfheim: Um dos Nove Reinos. Nada foi mostrado sobre ele ainda.
  • Nilfheim: Um dos Nove Reinos. Também não teve nada mostrado ainda.



Lugarnenhum
É uma enorme colônia espacial criada na cabeça decapitada de um Celestial. É um ponto de visita constante de viajantes espaciais.
  • Museu do Colecionador: é aqui onde Taneleer Tivan, o Colecionador, guarda relíquias de todo o universo. Além de itens raros ele guarda exemplares de todas as raças que já existiram.


Xandar
É o planeta lar dos xandarianos, seres idênticos aos humanos. Xandar é a capital do Império Nova, um dos maiores governos do universo.


Kyln
É uma base espacial usada pela Tropa Nova como prisão. Aqui estão presos os mais perigosos seres das galáxias.   















Elenco
Esse é o elenco de personagens maiores do Universo Cinematográfico Marvel. Nas imagens eu apresento o nome verdadeiro do personagem e embaixo seu codinome como herói ou vilão. Em alguns casos o nome é o mesmo ou não há codinome.
Para efeito de complemento eu adicionei alguns personagens que ainda não apareceram nos filmes, como o Homem-Aranha e o Doutor Estranho.

Chris Evans

Robert Downey Jr.

Chris Hemsworth

Mark Ruffalo

Natasha Romanoff

Jeremy Renner

Elizabeth Olsen

Aaron Johnson

Anthony Mackie

Don Cheadle

Paul Bettany

Sebastian Stan

Benedict Cumberbatch

Paul Rudd

Chadwick Boseman

Tom Holland

Samuel L. Jackson

Gwyneth Paltrow

Jon Favreau

Paul Bettany (voz)

Natalie Portman

Stellan Skarsgård

Kat Dennings

Jonathan Howard

Michael Douglas

Evangeline Lilly

Hayley Lovitt

Marisa Tomei

Edward Norton

Liv Tyler

William Hurt

Claudia Kim

Charlie Cox

Scott Glenn

Elodie Yung
Jon Bernthal
Elden Henson

Deborah Ann Woll

Rosario Dawson

Vondie Curtis-Hall

Krysten Ritter

Mike Colter

Rachael Taylor

Carrie-Anne Moss
Clark Gregg

Cobie Smulders

Emily VanCamp

Ming-Na Wen

Brett Dalton

Chloe Bennet

Iain De Caestecker

Elizabeth Henstridge

Michael Peña

T.I. Harris

David Dastmalchian

Abby Ryder Fortson

Hayley Atwell

Dominic Cooper

Tommy Lee Jones

Neal McDonough

Chris Pratt

Zoë Saldaña

Vin Diesel (voz)

Bradley Cooper (voz)

Dave Bautista

Michael Rooker

Glenn Close

John C. Reilly

Anthony Hopkins

Rene Russo

Idris Elba

Jaimie Alexander

Ray Stevenson

Zachary Levi

Tadanobu Asano

Clive Russell

Josh Brolin

Tom Hiddleston

James Spade

Hugo Weaving

Corey Stoll

Christopher Eccleston

Adewale Akinnuoye-Agbaje

Colm Feore

Jeff Bridges

Guy Pearce

Mickey Rourke

Sam Rockwell

Tim Roth

Tim Blake Nelson

Frank Grillo

Andy Serkis

Robert Redford
Toby Jones

Thomas Kretschmann

Daniel Brühl

Vincent D'Onofrio

David Tennant

Wil Traval

Peter Shinkoda

Benicio del Toro

Ophelia Lovibond

Seth Green (voz)

Fred the dog















Linha do Tempo
A linha do tempo não segue a ordem dos filmes, mas sim a ordem em que os eventos neles mostrados aconteceram.

A origem de tudo
Entidades Cósmicas criando as Joias do Infinito
Antes do princípio, ou seja, antes mesmo do universo começar a existir havia apenas as entidades cósmicas e seis singularidades com imenso poder. Essas entidades são a Eternidade, a Morte, o Infinito e a Entropia. 
Quando o universo enfim surgiu, as entidades transformaram o que restou do poder das singularidades (que ainda era muito) em seis pedras que passaram a ser conhecidas como Joias do Infinito. Com o tempo as joias receberam nomes específicos: Joia da Alma, Joia do Espaço, Joia da Mente, Joia do Poder, Joia da Realidade e a Joia do Tempo.
Um celestial com a joia
Muito tempo depois os Celestiais, uma raça divina antiga, tinham tanto poder que conseguiam usar estas joias para seus próprios interesses, conseguindo até mesmo destruir civilizações e planetas inteiros.
Os Seres Celestiais
A Joia do Poder foi parar nas mãos de um grupo chamado Seres Cósmicos. Nove deles tentaram dividir o poder da joia entre si, mas era poder demais e eles acabaram sendo aniquilados. A joia ficou então selada dentro do Orbe em um templo no planeta Morag.

Em meio a muitas guerras galácticas a raça alienígena kree começou a ganhar grandes poderes. Membros dessa raça começaram a visitar vários planetas para realizar experimentos com seus nativos. Esses experimentos melhoravam os espécimes nativos para que fossem usados como armas. Um dos planetas visitados foi a Terra e os seres alterados dele passaram a ser chamados de Inumanos. Os Inumanos ganhavam superpoderes sempre que expostos à uma substância chamada Névoa Terrígena. É importante dizer que apenas Inumanos ganham poderes se expostos à essa névoa, humanos não.

Na Antiguidade
Entraremos agora em períodos que podem ser medidos no calendário que usamos.
Os elfos negros
Por volta de 2987 a.C. houve uma Convergência, evento na qual há uma proximidade entre todos os Nove Reinos a cada cinco mil anos. Durante essa Convergência os elfos negros iniciaram uma guerra. O líder deles, Malekith, desejava usar os poderes do Éter (que é na verdade a Joia da Realidade) para conquistar os Nove Reinos se aproveitando da proximidade que eles tinham durante a Convergência. Porém os asgardianos, liderados pelo poderoso deus Bor, desejam impedir Malekith e os elfos negros. Começa então a Primeira Batalha de Svartalfheim. Os elfos são derrotados e Bor toma posse do Éter, guardando-o em segredo.

Na Idade Média
Odin e o Exército de Asgard
Em 965 d.C os asgardianos entram em mais uma batalha, agora liderados pelo filho de Bor, Odin. Dessa vez a ameaça era os gigantes de gelo que desejavam conquistar Midgard (a Terra) liderados pelo cruel Laufey e que tinham em sua posse o Tesseract (que guardava a Joia do Espaço). Os gigantes conseguem chegar ao reino de Midgard, especificamente em Tønsberg na Noruega e uma batalha contra os deuses começa, sendo que estes saem vencedores. 
Bebê Loki se transformando em asgardiano
Ainda no mesmo ano os deuses de Asgard resolvem dar o golpe final e atacam com seu exército as terras geladas de Jotunheim. Os gigantes de gelo são derrotados e Laufey concorda em fazer um acordo de paz. No fim da guerra Odin acha um bebê gigante abandonado e o adota, dando a ele o nome de Loki, a quem cria junto com seu filho legítimo, Thor.

O exército de Asgard possuía um grupo de berserkers, guerreiros que lutavam como verdadeiras bestas. Um membro desses berserkes, cujo nome verdadeiro é desconhecido, veio para a Terra no século 12 e permaneceu por aqui. Durante sua jornada ele chegou até a ser chamado de santo por alguns povos medievais. Anos depois, nos tempos atuais, ele ficou conhecido como Elliot Randolph.

No ano de 1409 Odin volta à Terra com o Tesseract que havia pego após derrotar os gigantes e resolve escondê-lo em um monastério em Tønsber, Noruega. 

Chegamos então aos tempos modernos.

Tempos Modernos
Década de 30
Em 1930, nos Estados Unidos, dois jovens se encontram pela primeira vez. Um deles se chama Steve Rogers e o outro Bucky Barnes. Era o começo de uma grande amizade.
Ainda em 1930, agora na Alemanha, o cientista Abraham Erskine inaugura uma pesquisa que tem como objetivo desenvolver uma substância capaz de ampliar as habilidades de um ser humano comum, o Soro do Supersoldado. Nos anos seguintes Erskine se encontra algumas vezes com o engenheiro americano Howard Stark.
Nesse período o oficial nazista Johann Schmidt consegue se aproximar do governante alemão Adolf Hitler e ganha posições privilegiadas nas divisões que comandam a criação de armas. Schmidt sempre acreditou na existência de deuses e diversos mundos, levando-o a realizar muita pesquisa e assim começar uma caçada atrás de um item específico, o Tesseract.
Durante toda a década de 30 Schmidt prossegue com sua caçada, agora junto à organização HYDRA. Ele contrata o cientista Arnim Zola para desenvolver armamentos e depois obriga Erskine a trabalhar para ele.
Sentindo a aproximação do que viria a ser a Segunda Guerra Mundial os países começaram a se preparar. Muitos deles desenvolveram projetos secretos nessa época.
Na União Soviética várias garotas são sequestradas para darem início a um projeto de treinamento de jovens espiãs na chamada Sala Vermelha. Elas serão as "Viúvas Negras", instruídas a fazer o que for possível, inclusive matar, para conquistar o objetivo de suas missões.

Década de 40
O começo da Segunda Guerra Mundial desencadeia uma série de eventos.
A HYDRA está ficando mais poderosa do que nunca, adquirindo qualquer coisa que possa lhes dar mais poder.
Erskine acredita ter finalizado o Soro do Supersoldado e Schmidt deseja ser o primeiro a usá-lo. Porém algo sai errado e o oficial acaba ficando com rosto deformado, tornando-se o Caveira Vermelha. Em uma missão bem sucedida, a agente americana Peggy Carter resgata Erskine e o leva para os Estados Unidos.
Agentes da HYDRA começa a perseguir Howard Stark, que está desenvolvendo muitas novas tecnologias, como suas pesquisas com um material encontrado na África chamado vibranium. Acuado, Howard aceita trabalhar para o governo em troca de proteção. Com a entrada dos Estados Unidos na guerra Howard começa a trabalhar como nunca. Ele desenvolve aviões, armas, ajuda no Projeto Manhattan (que criou a bomba atômica), entre outras coisas. E, junto com Erskine, conclui o Soro do Supersoldado. Essa última é parte do Projeto Renascimento, que busca criar o primeiro supersoldado.
Steve no alistamento
Nos campos de alistamento para jovens americanos se tornarem soldados Bucky é aceito, porém Steve não (devido ao seu corpo fraco, magro e a saúde debilitada). Embora frustrado, Steve continua muito determinado. E é essa determinação que atrai a atenção do Projeto Renascimento. Disposto a ajudar seu país, Steve entra no projeto e ao seu fim se torna o primeiro supersoldado da história. Pouco tempo depois agentes da HYDRA executam Erskine e obrigam o fim do projeto.

No auge da guerra Steve é enviado sob o nome de Capitão América, primeiro como um objeto de divulgação símbolo do nacionalismo para animar as tropas. Só depois ele se torna um legítimo soldado. Para isso Howard lhe dá um novo uniforme e armas, porém Steve opta por usar um escudo fabricado com o vibranium, um projeto de Howard. Depois o escudo é colorido com as cores e estrela dos Estados Unidos.

Reinhardt com o Obelisco

Na Noruega, mais alguém consegue uma conquista: o Caveira Vermelha finalmente encontra o Tesseract.
Outro oficial aliado do Caveira, chamado Reinhardt, e seus subordinados encontram um corpo de um alienígena Kree na África. Além disso, encontram também o Obelisco, um ícone dos kree que é capaz de conter o poder dos Cristais Terrígenos (que criam a Névoa).

Capitão América e o Comando Selvagem
Na guerra, o Capitão América consegue ajudar em muitas batalhas, mudando o curso do combate a favor dos Estados Unidos e seus aliados. O grupo conhecido como Comando Selvagem também inicia suas ações liderados por Dum Dum Dugan e eles são responsáveis por capturar Arnim Zola e invadir um trem da HYDRA.
Bucky caindo para a "morte"
Durante esse ataque Bucky acaba caindo desse mesmo trem, sendo dado como morto. Após isso o Capitão América ataca sozinho a base do Caveira Vermelha, mas é pego. Para sua sorte o Comando Selvagem ataca a base em seguida.
O Caveira consegue fugir em uma nave chamada Valquíria, que estava carregada de explosivos direcionados aos Estados Unidos e prontos para causar uma destruição sem precedentes. Felizmente o Capitão América consegue entrar na nave. O Caveira usa o Tesseract e se envia para dentro de um portal, deixando a relíquia na nave com o Capitão, este por sua vez consegue desviar a rota da nave para os lagos gelados da Groenlândia. Em sua última transmissão ele conversa e se despede de Peggy, prometendo voltar logo. Sem conseguir fugir, o Capitão cai na água e é congelado, sendo dado como desaparecido.

Quando finalmente a guerra acaba, em 1945, os Estados Unidos conseguem trazer para si uma série de itens roubados pelos nazistas, como o Obelisco. Porém o Tesseract ainda permaneceu congelado junto com o Capitão. Além dos itens, cientistas inimigos também são convocados para trabalhar para os americanos em troca de perdão pelo seus crimes. Um deles é Arnim Zola.
Fundadores da S.H.I.E.L.D.
Um ano depois, em 1946, o império industrial de Howard está maior do que nunca e agora ele desistiu de construir armas. Howard, Peggy Carter e o coronel Chester Phillips fundam nesse ano a SHIELD, que passa a ser uma poderosa aliada do governo.
Arnim e alguns de seus antigos aliados que foram trabalhar na SHIELD, resolvem ressuscitar a HYDRA e aos poucos a organização vai se infiltrando secretamente na SHIELD. Esses cientistas corruptos encontram o corpo de Bucky congelado e o revivem, armando-o com uma prótese metálico no braço que ele havia perdido na queda e curando-o dos demais ferimentos. Uma lavagem cerebral é feita em Bucky para que ele se torne o mais novo mercenário da HYDRA.



Décadas de 40-60
No final da década de 40 a Guerra Fria tem início. Ela opõe os Estados Unidos e a União Soviética numa guerra ideológica cujos combates são apenas de interesses ou usando intermediários.
Em 1963 houve uma parceria entre Howard Stark e o cientista soviético Anton  Vanko em um projeto que visava uma fonte de energia quase ilimitada.
Obadiah Stane e Howard Stark
Porém, em 1967, Vanko é acusado de espionagem e deportado. Na União Soviética ele é exilado na Sibéria, caindo em desgraça. Howard conclui o projeto, que culmina no reator Arc, e recebe todo o crédito. Porém resolve guardar os projetos em segredo, afinal não era um aparelho viável para a época. No topo novamente, Howard é convencido pelo seu assistente Obadiah Stane a voltar a construir armas.

Década de 70
Em 1973, em Hell's Kitchen, Nova York, um homem chamado Bill Fisk pega um empréstimo com a máfia para bancar sua campanha nas eleições para vereador. Bill tinha um filho chamado Wilson Fisk, a quem tentava transformar de um garoto gordo e medroso em uma pessoa dura e determinada. Porém Bill não era uma boa pessoa e costumava agredir seu filho e sua mulher. Após perder a eleição ele fica mais irritado ainda e começa a espancar sua esposa e nesse momento Wilson tenta defender a mãe, acertando o pai múltiplas vezes na cabeça com um martelo.

Década de 80
Já nos anos 80 mais alguns eventos interessantes aconteceram e que iriam influenciar muito o futuro, principalmente de alguns de nossos principais heróis.

Em 1986, o filho de Howard, Tony Stark, se forma com primeiro da classe no MIT. Sua vida como playboy estava prestes a começar.

O genial cientista Hank Pym desenvolve as Partículas Pym, capazes de encolher qualquer coisa. Ele trabalha na SHIELD e é convocado por Howard Stark para que possam negociar o uso das partículas em uma missão. Porém Pym não quer ver sua descoberta em mãos erradas, por isso diz que só ele pode usá-las. 
Mas ele acaba cedendo e, junto com sua esposa Janet Van Dyne, acaba indo para Berlim parar um possível ataque soviético. Hank vai com seu traje de Homem-Formiga e Janet como Vespa. No fim da missão os dois acabam em um míssil disparado contra os Estados Unidos. Janet se sacrifica encolhendo até o tamanho subatômico para deter o míssil, com sucesso, mas sua morte deixa Pym um tanto traumatizado, abandonando o uniforme.
Um tempo depois ele descobre que a SHIELD estava secretamente tentando replicar as Partículas Pym. Muito irritado, Pym se demite.

Em 1988, o jovem Peter Quill é sequestrado por piratas espaciais que foram contratados por seu pai (que ainda não sabemos quem é). Isso marca sua série de viagens pelo espaço.


Década de 90
O ano de 1991 marca o fim da Guerra Fria.
Foi nesse ano que a HYDRA conseguiu, finalmente, matar Howard Stark. Sua esposa acabou sendo assassinada junto, deixando Tony órfão. Os assassinos fizeram tudo parecer um acidente de carro. Obadiah Stane fica na presidência do império de Howard até Tony em 1993, assumi-la oficialmente.
A HYDRA está cada vez mais influente dentro da SHIELD e um de seus membros, Alexander Pierce, começa uma escalada de cargos.

Na Rússia (antiga União Soviética), a jovem Natasha Romanoff é doutrinada na Sala Vermelha e tem um desempenho excepcional. Ela passa por vários experimentos com substâncias misteriosas para ganar mais força, agilidade e velocidade que um humano comum. Para torná-la mais fria e insensível à sentimentos ela tem seu útero removido para que não possa ter filhos. Após tudo isso ela torna-se a Viúva Negra, a melhor espiã e assassina da nação. Em algum momento ela é baleada pelo Soldado Invernal, que continua agindo controlado pela HYDRA.
Missões de Clint e Natasha
Quando Natasha começa a se tornar um problema a SHIELD, agora controlada por Nick Fury, envia o agente Clint Barton para matá-la. Mas Barton não termina o serviço, pelo contrário, ele oferece a Natasha a rendição. Ela aceita e entra oficialmente para a SHIELD.
O filho de Anton, Ivan Vanko, é preso por vender plutônio (obtido das reservas soviéticas) para o Paquistão. Ele passa 15 anos na prisão.

Estados Unidos. Em 1993, um garoto chamado Matt Murdock sofre um acidente e tem seus olhos afetados por produtos químicos. Ele acorda dias depois no hospital e descobre que perdeu sua visão, mas logo percebe que seus outros sentidos estão muito mais apurados. Um ano depois o pai de Matt, Jack Murdock, que é boxeador é escalado para a chamada "Luta do Ano". Porém seu empregador ordena que ele perca a luta de propósito, pois a maioria das apostas estava contra seu favor. 
Jack Murdock entrando no ringue
Decepcionado com a luta arranjada, Jack resolve lutar de verdade e vence. Ele faz seu filho feliz ao vencer, mas sabe o que o aguarda. Naquele mesmo ano Jack é assassinado por ter descumprido e acordo. Matt vai parar em um orfanato, onde alguns dias mais tarde é visitado por um misterioso senhor chamado Stick, que leva o garoto e o treina.

Anos 2000
No começo dos anos 2000 os Estados Unidos ficam aterrorizados com o ataque às Torres Gêmeas. Esse ocorrido inicia uma série de projetos para defesa e preparação para potenciais ataques.

As influências da HYDRA aumentaram mais do que nunca e agora ela conseguiu orquestrar guerras. A Guerra do Iraque começa em 2003, obra de HYDRA. Tony Stark começa a vender armas para essa guerra, sem saber que elas iam parar de ambos os lados combatentes.

Em 2005, o cientista Bruce Banner entra em um desses projetos, o Bio-Tech, que foi criado pelo general Thunderbolt Ross como uma forma de melhorar o Soro do Supersoldado. Como o projeto não deu muitos resultados o financiamento foi sendo cortado e quando chegou a hora de fazer os testes não havia cobaias. Por isso Bruce se candidata e o novo soro é inserido nele. Esse soro foi modificado com radiação gama. E tudo deu errado. A cada acesso de raiva Bruce se torna o que foi chamado de Hulk, um ser gigantesco, descontrolado e verde com força anormal.
Disposto a não causar mais destruição e caçado por Thunderbolt Ross, Bruce resolve fugir. Ele deixa para trás o amor de sua vida, Betty Ross (que por sinal é filha do general Ross). No Rio de Janeiro, Brasil, Bruce continua as pesquisas atrás de um antídoto para sua transformação.

Em 2010, Tony Stark vai até o Iraque para demonstrar a alguns compradores sua tecnologia de mísseis Jericho. Após a demonstração seu comboio de segurança é atacado pela organização Dez Anéis, que agia na região e foram pagos por Obadiah Stane para sequestrarem Tony. Durante as explosões do ataque vários estilhaços de uma bomba, que era produto Stark, penetram no peito de Tony e ameaçam atingir seu coração. Ele é levado pelos seus sequestradores e abandonado numa prisão onde deveria construir armas para os Dez Anéis. Seu companheiro de cela, o cirurgião e cientista Ho Yinsen o ajuda e instala um eletroímã no peito de Tony para afastar os estilhaços do coração.
Tony e Yinsen
Quando Tony, se recupera ele faz algumas melhoras no dispositivo colocado em seu peito e começa a usar a tecnologia que estava naquela prisão para montar uma armadura bem rústica. Ho Yinsen o ajuda. Com a ajuda desta armadura e de um sacrifício de Yinsen, Tony consegue derrotar alguns dos terroristas que o sequestraram e foge, indo cair no deserto, onde é achado pelo coronel James Rhodes.
Em casa novamente, Tony aperfeiçoa o dispositivo no peito, agora uma miniatura do Reator Arc de seu pai, e faz com que ele forneça muita energia para alimentar uma armadura moderna e bem equipada que ele constrói. Ao mesmo tempo ele entra em conflito com Obadiah Stane, pois agora Tony não quer mais que sua empresa venda armas. 
As coisas ficam piores quando Tony descobre que seu sequestro foi orquestrado por Obadiah. Este volta ao Iraque para se encontrar com os membros dos Dez Anéis e consegue para si a armadura de Tony que se despedaçou com sua queda no exército. Obadiah reconstrói e melhora a armadura, tornando-se o Monge de Ferro, indo enfrentar Tony, que agora é intitulado em sua armadura o Homem de Ferro.
Obadiah é derrotado e no dia seguinte Tony vai à imprensa e logo de cara revela que é o Homem de Ferro. Depois ele é procurado por Nick Fury para conversar sobre a Iniciativa Vingadores.

Nesse mesmo ano Matt Murdock é aceito no curso de direito da Universidade de Columbia. Ele conhece seu colega de quarto, Foggy Nelson, e os dois se tornam grandes amigos. Ele prometem um para o outro que iriam trabalhar juntos um dia.


No ano de 2011 um grupo militar especial liderado por Emil Blonsky consegue rastrear Bruce mas quando este se transforma em Hulk consegue derrotar todos os soldados. Com seu esconderijo comprometido, Bruce volta aos Estados Unidos para procurar um amigo cientista com quem conversava na internet sobre a pesquisa. Ela reencontra Betty e ambos vai atrás do cientista, que é Samuel Sterns. Porém os soldados de Emil invadem o laboratório de Sterns e prendem Bruce e Betty.

Ainda no mesmo ano, Tony Stark reinaugura a Expo Stark, evento que sei pai fazia décadas antes, para mostrar sua tecnologia. As armaduras são desejadas pelo governo americano e invejadas pelos chefões da indústria de armas, como Justin Hammer. Tony rejeita entregar sua tecnologia para ambos. 


Após sair da prisão, o filho de Anton, Ivan Vanko, consegue nas coisas do pai os projetos do Reator Arc e constrói um miniaturizado que alimenta dois chicotes elétricos. 
Usando essas armas ele vai até Mônaco (onde Tony participava de uma corrida de carros) e está disposto a acabar com o filho de Howard para vingar seu pai. Porém Tony consegue acesso a sua armadura e derrota Ivan.
Tony descobre que o elemento paládio, que alimenta seu reator, está lhe envenenando lentamente. Ele abandona a direção da empresa, passando para sua ex-assistente e namorada Pepper Potts. Tony dá uma festa, que ele acredita ser a sua última por estar morrendo, e fica bêbado. 
O coronel James Rhodes, nessa ocasião, consegue pegar uma armadura de Tony e levá-la para o governo. Nick Fury fica irritado com a atitude de Tony e o coloca em cárcere em sua casa. Tony se instala no subterrâneo e começa a estudar vários arquivos e projetos velhos de seu pai. 
Em um deles ele encontra uma descoberta de seu pai, um novo elemento. Tony então monta um acelerador de partículas improvisado e sintetiza um novo elemento que pode ser colocado no seu reator.
Justin Hammer acolhe Ivan com interesse no seu reator e o coloca para construir armaduras para sua empresa.

Enquanto isso, em Asgard, o deus Thor está prestes a ser coroado rei pelo seu pai, Odin, quando a cerimônia é interrompida por uma invasão na sala dos tesouros. Eram os gigantes de gelo tentando recuperar a Caixa dos Invernos Antigos, uma relíquia capaz de dar grande poder aos seres gelados. Thor e seus guerreiros de elite vão até Jotunheim interrogar os gigantes de gelo sobre o ocorrido. Uma batalha entre gigantes e asgardianos começa, porém Odin a interrompe. 
Irritado com a imprudência de seu filho, que agora havia colocado fim na trégua com Jotunheim, Odin remove os poderes de Thor e o joga na Terra para aprender mais valores. Seu martelo, o Mjolnir, cai em um deserto do Novo México, onde é encontrado por agentes da SHIELD liderados por Phil Coulson.
Thor conhece dois astrofísicos, Jane Foster e Erik Selvig, que estão estudando anomalias atmosféricas (sem saber que são causadas pelos eventos em Asgard). Thor se apaixona por Jane e ela por ele.

Terra. Ivan monta várias armaduras, porém não possuem pilotos dentro (ou seja, são robôs), e as usa para causar um caos durante a nova exposição das mesmas. Agora que está recuperado Tony veste novamente a armadura de Homem de Ferro e impede os robôs. Ivan remonta seus chicotes novamente e vai enfrentar Tony, porém este agora tem ao seu lado Rhodes que está vestido com uma armadura robusta chamada Máquina de Combate. Os dois enfim conseguem derrotar Ivan.
Em Asgard, Odin fica muito enfraquecido com todos os eventos recentes e entra no seu sono regenerativo. Com Thor banido na Terra, é Loki quem assume o posto de rei de Asgard. Nesse período Loki descobre que é na verdade um gigante de gelo filho de Laufey e resolve firmar uma parceria com o pai.
Temendo pelo pior, os guerreiros asgardianos Sif, Fandral, Hogun e Volstagg vão para a Terra para buscar Thor. Eles o encontram com Jane em Puente Antiguo. Loki fica sabendo do plano e envia o Destruidor, um ser considerado indestrutível. Os guerreiros são completamente derrotados, mas Thor (que não participa da luta pois agora é um mero mortal) se dispõe a servir de isca, oferecendo a própria vida, para que seus amigos escapem. Quando ele faz isso torna-se digno novamente e o Mjolnir chega até ele. Com sua arma e poderes de volta, Thor derrota o Destruidor.
Então Thor volta para Asgard e começa uma batalha com Loki, que havia traído e matado seu pai em busca de destruir Jotunheim completamente. Na batalha a Ponte Bifrost é destruída e os dois quase caem no grande abismo aberto. Odin surge e consegue segurá-los, mas Loki se joga na escuridão.
Thor, agora vivendo em Asgard, faz as pazes com seu pai e fica pensado em Jane, que deixou na Terra.


Terra. Emil Blonsky, que havia se ferido gravemente no último confronto com o Hulk, ordena a Sterns que refaça os experimentos nele usando a radiação gama e o sangue de Bruce. Emil passa por uma transformação e se torna um monstro, o Abominável, que fica descontrolado e causa uma grande destruição. Ele começa bagunçando o laboratório de Sterns, causando um acidente no cientista que é infectado com o sangue de Bruce e passa a sofrer uma terrível mutação.
Depois o Abominável se solta na cidade. Como o Hulk é o único capaz de pará-lo, o general Ross solta Bruce, que se transforma no monstro verde. O Hulk e o Abominável se enfrentram no que ficou conhecida como Batalha do Harlem. Hulk sai vencedor. Ele se despede rapidamente de Betty aproveita a liberdade para fugir de novo para longe da civilização, indo para regiões gélidas do Canadá.
E então chega 2012. A SHIELD estava muito ocupada com os eventos recentes: escutavam a teoria de Jane Foster tentando explicando os Nove Reinos, estudavam os chicotes de Ivan Vanko e analisavam a misteriosa mutação que acontecia com Samuel Sterns. O agente Coulson tenta convencer Nick Fury para para o Projeto TAHITI, que analisava o corpo do alienígena kree encontrado na África pela HYDRA e que havia sido recuperado pela SHIELD.
Foi quando exploradores de petróleo encontraram os destroços da nave Valquíria. A SHIELD foi analisar o local e acabou encontrando o corpo congelado de Steve Rogers, o Capitão América. O corpo dele é levado até um laboratório em Nova York e é lentamente descongelado. Para a surpresa de todos, Steve acorda e foge do laboratório.
Paralelo a isso, Loki (que havia sobrevivido à queda) se encontra com um poderoso alienígena chamado Thanos. Thanos dá a Loki um cetro com poderes especiais e um exército de alienígenas chitauri para conquistar a Terra e em troca o deus tinha que lhe trazer o Tesseract, que agora estava em posse da SHIELD.
Loki ativa o Tesseract e se teletransporta para dentro da base da SHIELD. Lá ele usa o cetro para controlar alguns agentes, inclusive Clint Barton e Erik Selvig (que estava lá estudando o objeto). Depois ele vai embora levando os agentes controlados consigo. Esse é o início do que ficou conhecido como Guerra pela Terra
Nick Fury vê aí um real motivo para dar partida na Iniciativa Vingadores. Natasha ai até a Índia recrutar Bruce Banner, Coulson convoca Tony e Nick vai até Steve. Os Vingadores são formados com Homem de Ferro, Capitão América, Hulk e Viúva Negra.
Trabalhando juntos pela primeira vez, os conflitos internos ficam bem claros. Uma tensão muito grande surge entre o Capitão e o Homem de Ferro. Ninguém quer trabalhar em equipes. Eles localizam Loki na Alemanha e conseguem capturá-los. Mas tudo fazia parte dos planos do deus. Enquanto estão levando Loki para a base da SHIELD o avião em que estão é atacado por Thor, que quer levar Loki para ser julgado em Asgard. Capitão América e Homem de Ferro enfrentam Thor até que entram em um acordo e Loki é preso em um aeroporta-aviões da SHIELD.
Clint invadindo o aeroporta-aviões
Para a surpresa de todos há um ataque orquestrado por Clint (lembrando que ele estava sendo controlado). O Hulk acaba despertando sem controle e Loki escapa. O plano ocorreu perfeitamente. Durante a fuga, Loki perfura Coulson com seu cetro. Seguindo um plano da SHIELD, Nick Fury e a agente Maria Hill fazem os Vingadores acreditarem que Coulson morreu, porém mais tarde é revelado que isso não é verdade. 
A ideia era que a morte de Coulson servisse para unir o time, que ainda brigava entre si. E deu certo. Loki vai até Nova York e, do topo da Torre Stark, abre um portal com o Tesseract. Por esse portal saem hordas enormes de chitauris. Começa a Batalha de Nova York. Os Vingadores chegam à cidade, agora completos. 
Clint havia se recuperado e Thor agora integrava o time. Eles começam a enfrentar os chitauri e percebem que agindo juntos conseguem mais sucesso.


O alto conselho da SHIELD fica impaciente e resolve lançar uma bomba atômica em Nova York. Mas o Homem de Ferro consegue pegar essa bomba e fazê-la passar pelo portal, atingindo a nave-mãe dos chitauri no espaço. Em terra, os Vingadores conseguem derrotar as últimas tropas enquanto Hulk dá uma surra em Loki. A Viúva Negra sobe na torre e fecha o portal a tempo do Homem de Ferro se salvar.
Com o fim da guerra Loki é levado preso para Asgard junto com Thor. Thor também leva o Tesseract consigo para colocar nos cofres de Asgard. e os Vingadores finalmente concordam em oficializar o grupo para salvar a Terra quando preciso.


Ainda em 2012, Scott Lang é despedido de uma empresa chamada Vistacorp. Ele descobre que a empresa estava enganando vários clientes. Usando suas habilidades Scott invade os sistemas a empresa e devolve o dinheiro a todo mundo que foi afetado. Depois ele invadiu a mansão do dono da empresa e roubou algumas de suas coisas. Por tudo isso, mesmo sem se importarem com seus motivos, a polícia prendeu Scott.

James Rhodes começou a trabalhar para o governo como um tipo de agente especial usando uma nova armadura e sendo intitulado Patriota de Ferro. Ele está numa grande caçada pela China atrás da ordem da organização Dez Anéis que vem aumentando seus ataques terroristas. Isso explica porque ele não pôde ajudar na Batalha de Nova York.
O mundo fica sabendo cada vez mais desses atentados e agora os Dez Anéis revelam seu líder: o Mandarim, que aparece em vídeos ameaçadores. Happy Hogan, motorista e guarda-costas de Tony, se fere em um desses atentados. Tony fica irritado e vai à rede nacional declarar guerra contra o Mandarim, que responde explodindo a mansão de Tony.
Tony consegue fugir e descobre que os atentados recentes são causados por pessoas que estão realmente explodindo. Essas pessoas eram soldados feridos em guerra e foram expostos a uma substância chamada Extremis, que originalmente serviria para regenerar ferimentos por meio de mutações genéticas. Mas quem não aceitava bem o Extremis acabava explodindo como uma bomba. Ele foi desenvolvido por uma bióloga chamada Maya Hansen, amiga de Tony. Hansen encontra Pepper e diz que seu chefe, um sujeito chamado Aldrich Killian, está filiado ao Mandarim nos atentados.
Elas encontram o local onde o Mandarim está e Tony vai pegá-lo, mas ao chegar lá descobre que ele é apenas um personagem criado por um ator chamado Trevor Slattery. Slattery estava sendo pago por Killian para fingir ser um grande vilão líder dos Dez Anéis com o objetivo de esconder as experiências com o Extremis que ele estava fazendo, dando a desculpa de que eram causadas por ataques terroristas.
Killian mata Hansen e sequestra o Presidente dos Estados Unidos para matá-lo numa transmissão ao vivo. 
Além disso ele infecta Pepper com o Extremis. Tony se junta a Rhodes e os dois vão enfrentar Killian, que agora está usando os poderes provenientes do Extremis. Tony libera várias de suas armaduras controladas a distância para enfrentar Killian, inclusive algumas que se autodestroem, mas falha em todas. Porém Pepper surge e consegue matá-lo.
Mais tarde, Tony decide deixar de ser o Homem de Ferro e destrói suas armaduras, submete-se a uma operação e remove os estilhaços do seu peito. Pepper é curada do Extremis também. Agora os dois podem viver com dedicação total um ao outro. Apesar de tudo isso, Tony começa a construir a Legião de Ferro, um exército de robôs destinados à manter a paz mundial.

2013 foi o ano de mais uma Convergência. Porém antes dela acontecer o mundo estava mais preocupado com os resultados da batalha de Nova York.

Em Hell's Kitchen, Matt Murdock escuta toda noite uma garotinha vizinha sendo abusada pelo pai. Ao ver que o homem negligencia qualquer lei, Murdock resolve ir atrás dele com uma roupa improvisada. Ele espanca o sujeito e lhe ameaça para que nunca mais toque na filha. A partir daí ele se torna um vigilante noturno e passa a se vestir todo de preto com uma máscara cobrindo os olhos.

Jane Foster está trabalhando em Londres com sua estagiária, Darcy Lewis, após ser chamada por Erik Selvig. Selvig acabou sendo internado por ataques de loucura após sua mente ficar bagunçada com o controle de Loki no ano anterior e os eventos da Convergência que ele vinha estudando.
Darcy e seu amigo, também estagiário, Ian Boothby, encontram uma fábrica abandonada e levam Jane até lá. Um grupo de crianças locais mostram a eles que alguns objetos simplesmente desaparecem quando passam por uma região da fábrica. Era como um portal. Jane, sem querer, acaba entrando em um desses e vai parar em um local isolado do universo, que era o mesmo local onde o Éter foi escondido. A substância adere ao seu corpo e ela consegue voltar à Londres bem aterrorizada.
Nos demais reinos, Thor estava há alguns meses em uma longa campanha para trazer paz. Quando volta à Asgard Heimdall, o deus capaz de enxergar qualquer coisa em todos os Nove Reinos, diz a Thor que Jane simplesmente desapareceu de todos os mundos. Thor vai até a Terra e a encontra, mas fica assustado ao presenciar um poder assombroso saindo dela. Ele a leva até Asgard para se tratada, porém os médicos de lá nada podem fazer.
Quando Jane entrou em contato com o Éter os elfos negros que restaram após a antiga batalha de Svartalfheim, entre eles o líder Malekith, despertam e resolvem atacar Asgard atrás da poderosa substância. Malekith transforma seu companheiro Alfrim em um Kursed, o que lhes dá uma grande vantagem que na batalha. No ataque, Frigga, a mãe de Thor e esposa de Odin, morre. Sem conseguir o Éter, os elfos fogem.
Thor resolve ir até eles, mas precisa encontrar um portal escondido para Svartalfheim. E somente Loki, que está preso, sabe a localização. Thor firma uma parceria com Loki e o liberta da prisão de Asgard para que consigam ir até o reino dos elfos negros levando Jane.
Chegando lá eles enfrentam os elfos. Loki forja um plano onde apunhala Thor, que finge cair morto, e depois entrega Jane à Malekith. Isso lhes permite um ataque surpresa. 
Thor e Loki enfrentam Algrim e Loki é assassinado, porém como último esforço consegue explodir Ao inimigo. Malekith consegue extrair o Éter de Jane e vai para a Terra, especificamente no Velho Real Colégio Naval, em Greenwich (Inglaterra), que é onde os reinos irão convergir e onde ele poderia atingi-los com seu poder.
Darcy e Ian libertam Selvig do manicômio e os três começam a tentar lidar com os portais usando a tecnologia que têm em mãos. 
Thor e Malekith entram em uma grande luta. Vários portais abrem e fecham pela cidade e eles são usados na luta. Por fim, conseguem fechar o portal e enviar Malekith de volta para o seu reino, onde ele é esmagado pela própria nave que também tinha sido enviada. E o Éter é recuperado.
De volta à Asgard, Thor conversa com seu pai e recusa a oferta de se tornar rei. Quando Thor sai da sala, Odin se revela como sendo Loki transformado. Não se sabe há quanto tempo Loki estava ali ou como ele tomou o trono.



Volstagg e Sif vão até uma galáxia distante conversar com um alienígena conhecido como O Colecionador. Eles revelam que o Éter é uma Joia do Infinito, a Joia da Realidade, e pedem para que ela seja guardada no museu do Colecionador, afinal os cofres de Asgard já tinham outra joia, o Tesseract, e não seria seguro mantê-las no mesmo local.

2013 chega ao fim e entramos em 2014.

Em uma prisão, Trevor Slattery tornou-se um tipo de celebridade entre os demais criminosos. Ele foi convocado para estrelar um documentário sobre sua história assumindo ser um grande líder terrorista, mas durante a última filmagem seu entrevistador o ataca e revela ser membro do Dez Anéis. Ele estava ali para levar o ator ao verdadeiro Mandarim. Ou seja, o Mandarim existe de verdade.

Em Washington D.C., Steve Rogers faz um novo amigo: Sam Wilson. Os dois têm muito incomum, principalmente o fato de que estiveram grande parte da vida em guerras. E Steve sente falta da ação. Ele é convocado pela Viúva Negra para resgatarem um navio da SHIELD, a Estrela da Lemúria, cuja tripulação era mantida refém por piratas. A missão é concluída com sucesso e a Viúva Negra, em uma missão secreta paralela, se arrisca para pegar algumas informações dos computadores do navio e salvá-las em um pen drive. 
O pen drive é entregue a Fury, mas ele não consegue acessar os arquivos, pois todos estão criptografados. No mesmo dia Fury é perseguido e atacado por vários soldados vestidos de policiais. Um deles, o Soldado Invernal (Bucky Barnes) chega a explodir o seu carro. Mas Fury consegue fugir.
Quando Steve chega em seu apartamento e encontra Fury em seu sofá. Ele lhe conta que a SHIELD está comprometida, mas antes que possa continuar acaba recebendo um tiro. A Agente 13 da SHIELD entra no apartamento e atende Fury. Este entrega o pen drive à Steve antes de apagar. Steve ainda persegue o atirador e quando consegue alcançá-lo ele percebe as habilidades do sujeito (que era o Soldado Invernal) mas não consegue pegá-lo. Fury é internado e acaba tendo uma parada cardíaca. Maria Hill anuncia sua morte, deixando todos abalados.
O novo diretor da SHIELD, Alexander Pierce, considera o Capitão América um inimigo quando ele se recusa a dar mais informações sobre Fury, ou seja, sobre os dados do pen drive. Steve tem que enfrentar a equipe Strike, grupo de agentes liderados por Brock Rumlow. Ele os derrota e foge, se juntando à Viúva Negra para investigarem os dados que levaram Fury à morte. Eles descobrem que os dados foram encriptados em um ponto de Nova Jersey e ao chegarem lá encontram um bunker do exército guardando centenas de computadores que armazenavam a consciência de Arnim Zola. Arnim conta que a HYDRA vem se infiltrando na SHIELD há anos e agora eles concluíram o tomada do poder. Pierce, Rumlow, Jasper Sitwell (que estava no Estrela da Lemúria), todos eles são membros da HYDRA. Antes que obtenham mais informações o bunker é destruído ele eles fogem.
Capitão e a Viúva interrogam Sitwell e descobrem que a HYDRA planeja dar início ao Projeto Insight, que vai lançar nos céus vários aeroporta-aviões munidos de um algoritmo que rastreia qualquer ameaça aos planos da HYDRA. Eles eliminariam qualquer um que estivesse em seu caminho rapidamente e ninguém poderia impedir.
Sam Wilson se junta ao Capitão e a Viúva usando um traje antigo da guerra, que consiste em asas que lhe permitem voar, tornando-o o Falcão. Enquanto fugiam em um carro eles são atacados pelo Soldado Invernal e começam uma luta. Steve reconhece que o Soldado é seu antigo amigo Bucky, mas este não o reconhece de volta. Eles são capturados, mas Hill os salva e os leva até uma base secreta da SHIELD onde, para a surpresa de todos, Fury os esperava, vivo.
O Projeto Insight tem início, assim como a chamada Batalha de Triskelion. Fury e a Viúva Negra invadem o conselho de SHIELD e matam Pierce enquanto o Capitão América e o Falcão tentam substituir os chips de controle dos três aeroporta-aviões lançados. 
Os dois primeiros são fáceis, mas o Soldado Invernal os impede de concluir no terceiro, destruindo o traje do Falcão e entrando em uma luta contra seu antigo amigo. Steve derrota Bucky após este relembrar algumas memórias sobre sua identidade. Steve substitui o ultimo chip, concluindo a missão. A base da SHIELD começa a desmoronar após a queda dos aeroporta-aviões. Sam luta no mano a mano com Rumlow e o derrota, conseguindo fugir. Já Rumlow fica no meio dos destroços de onde mais tarde ele é tirado completamente ferido.
Fury resolve manter o segredo de que estava vivo para que possa continuar procurando as ações da SHIELD em segurança.  Maria Hill abandona a SHIELD e aceita um emprego nas Indústrias Stark. Steve e Sam percebem que Bucky estava vivo e resolvem procurá-lo.


Como o cetro de Loki estava nos laboratórios da SHIELD, quando estas caíram a HYDRA se apoderou da arma e a levou até uma base na Sokovia, na Europa, onde o Barão Von Strucker começou a usá-lo em seus experimentos. Strucker e seu assistente, Dr. List, conseguem reativar aparelhos chitauri com o cetro e os usam para dar poderes à humanos que serviam como cobaias. Apenas dois sobrevivem, os gêmeos Pietro e Wanda Maximoff.

Bem longe dali, em uma galáxia distante, Peter Quill se tornou um mercenário e se autointitulou Senhor das Estrelas. vai até o planeta Morag e encontra o Orbe. Ele é atacado por Korath, um subordinado do terrorista kree Ronan, o Acusador que por sua vez é subordinado de Thanos. Peter consegue fugir levando o Orbe.
Peter Quill e o Orbe se tornam alvo de uma série de perseguidores: a assassina e filha adotiva de Thanos, Gamora, enviada por Ronan; a dupla de caçadores de recompensa Rocky Racum e Groot; e os piratas de Yondu (os mesmos que pegaram Peter na Terra anos antes).
As forças da Tropa Nova chegam ao planeta e os prendem. Na prisão do planeta Kyln, Peter, Rocky, Groot, Gamora e um já interno chamado Drax formam uma aliança pois possuem os mesmos objetivos: impedir que Ronan adquira o poder do Orbe para destruir planetas inteiros.

O grupo de Peter Quill rouba uma nave Milano e vai até Lugarnenhum, uma enorme cidade construída dentro da cabeça de um celestial morto flutuando no espaço. Gamora lhes diz que naquele lugar há alguém disposto a comprar o Orbe e este alguém é o Colecionador. Eles levam o Orbe até o Colecionador, que o abre e revela a Joia do Poder, porém uma de suas assistentes fica tão impressionada com a joia que tenta pegá-la e desencadeia uma explosão.
Ronan, seu exército e a guerreira Nebulosa chegam à Lugarnenhum e uma enorme perseguição começa. Ela culmina com Gamora e Quill quase morrendo no espaço, mas sendo salvos por Yondu,  e Ronan levando o Orbe consigo. O Acusador a coloca em seu martelo de guerra, ganhando um poder absurdamente grande.
Quill chega ao planeta Xandar e convence a Tropa Nova a impedir Ronan, iniciando a Batalha de Xandar. A equipe de Quill mais a Tropa Nova e os piratas de Yondu interceptam a nave e uma luta começa. Gamora consegue vencer Nebulosa e Drax derrota Korath, mas há um choque entre a Milano e a nave de Ronan, Aster Sombrio, e ambas caem em um planeta. Para salvar seus amigos, Groot se sacrifica e é feito em pedaços.
Ronan sobrevive e está pronto para destruir Xandar, porém Quill surge e começa a dançar para ele. A distração serviu para que Drax conseguisse destruir o martelo. Quill, Drax, Gamora e Rocky se juntam e conseguem segurar a joia e aguentar o seu poder. Assim, eles destroem Ronan e salvam a galáxia.


Agora chamados de Guardiões da Galáxia, Quil, Gamora, Drax Rocky e um galho de onde Groot está renascendo, têm sua nave Milano restaurada e seus antecedentes criminais apagados. Quill descobre que seu pai é na verdade um alienígena e engana Yondu entregando-lhe o Orbe vazio. A Joia do Poder foi entregue à Tropa Nova. Depois os Guardiões da Galáxia saem pelo universo em busca de mais aventura.Enquanto isso, o Colecionador tem que lidar com seu museu destruído. Alguns seres surgem para zombar dele, como Howard o Pato e o cão Cosmo.

Finalmente chegamos a 2015.




Matt Murdock e Foggy Nelson fundam seu escritório de advocadia, a "Nelson and Murdock". Algumas horas depois eles pegam seu primeiro caso, defendendo Karen Page, uma secretária da construtora Union Allied que foi acusada de assassinato. Karen havia descoberto arquivos secretos da empresa que estava lucrando ilicitamente com a reconstrução da parte destruída de Nova York após a invasão dos chitauri. Depois que foi provado que tudo foi uma armação, Karen é inocentada e pede um emprego na Nelson and Murdock, tornando-se ajudante da dupla de advogados.
E enquanto tudo isso Murdock continua agindo como o vigilante mascarado, sendo reconhecido como "Homem de Preto", "Mascarado" ou até "Demônio de Hell's Kitchen". Após ser seriamente ferido em uma ação ele conhece a enfermeira Claire Temple, revelando sua identidade para ela. No submundo do crime surge um homem chamado Wilson Fisk fazendo uma grande escalada para tornar-se o senhor do crime em Hell's Kitchen. Ele não hesita em acabar com os inimigos, e até mesmo subordinados que falham, com as próprias mãos, literalmente.
Matt e seus amigos começam a entrar cada vez mais em um combate contra Fisk, mas de modos diferentes. Como o vigilante, Matt combate nas sombras os lacaios do Rei do Crime, mas como um advogado ele quer manter seus amigos longe de tudo. Isso porque Karen e Foggy estão empenhados em colocar Fisk atrás das grades. Eles se unem ao jornalista Ben Urich para divulgarem seus crimes, porém não podem fazer nada sem provas.
Um dos líderes subordinados de Fisk era um homem chamado Nobu. Ele pede que Fisk use seus contatos (oficiais subornados) na polícia para que as docas ficassem vazias enquanto um carregamento aparentemente muito precioso chega para ele do Japão: Céu Negro. A chegada do carregamento é interrompida por Matt e Stick agindo juntos. Eles descobrem que Céu Negro é apenas um menino e Stick quer matá-lo. Matt tenta impedir, mas seu mestre perfura o menino no coração com uma flecha.
Isso deixa Nobu muito irritado com Fisk e este começa a ficar incomodado com a insolência de seu subordinado. Para resolver com seus dois problemas de uma evz só, Fisk arranja monta uma armadilha para o vigilante mascarado e envia Nobu para enfrentá-lo. Nobu e Matt lutam no Píer 81. Nobu é um ninja habilidoso e deixa Matt à beira da morte, porém este vira o jogo e, aparentemente sem intenção, acaba matando Nobu. No mesmo instante Fisk entra no píer e começa a espancar Matt, deixando-o a beira da morte. Antes que seus capangas possam finalizá-lo o vigilante consegue saltar pela janela. Muito ferido, Matt vai até o seu apartamento e Foggy o encontra ferido, descobrindo assim que seu amigo era o mascarado.
Matt vai atrás do alfaiate pessoal de Fisk, um homem chamado Melvin Potter, em busca de um uniforme com tecido "blindado" assim como os ternos do Rei do Crime. Ele acaba descobrindo que Potter trabalha sob ameaça e promete salvá-lo de Fisk se receber um uniforme que se torne um símbolo. Karen e Ben descobrem que Fisk matou seu pai no passado e acham que isso seria o suficiente para iniciar uma investigação. Ben planeja divulgar no jornal, mas a mídia está controlada e ele acaba demitido. Assim que chega em casa para postar a notícia na internet ele encontra Fisk, que o sufoca com as próprias mãos.
Mas Fisk não contava com algo: a traição de seu aliado Leland Owlsley. Leland mantinha cativo um detetive corrupto chamado Hoffman, que cometeu crimes a mando de Fisk. Ou seja, se Hoffman abrisse a boca todo o esquema de Fisk caíria. Fisk mata Lelando jogando-o no fosso de um elevador e manda seus capangas matarem Hoffman, porém Matt surge e salva o detetive, obrigando-o a ir a uma delegacia.
Hoffman entrega nomes de juízes, advogados, policiais e até de um senador que estavam sendo pagos por Fisk em troca de favorecimento. Uma longa operação do FBI começa e todos eles são presos. Por fim, Fisk é levado. Porém seu comboio policial é atacado em uma rua por agentes superequipados. Fisk é posto em um caminhão, que por fim é interceptado por Matt (já com o novo uniforme). Matt e Fisk travam uma luta voraz e por fim o Rei do Crime é nocauteado. E então ele é finalmente preso. Nos dias seguintes os jornais e a polícia acabam dando um nome para o vigilante herói: Demolidor.


Longe dali, na Sokovia, os Vingadores são convocados novamente, agora para encontrar o cetro na base da HYDRA. Eles invadem o lugar, derrotam Strucker e recuperam o cetro. De volta à Torre dos Vingadores, Tony e Bruce encontram uma forma de inteligência artificial dentro do certro. Eles aproveitam e usam essa inteligência para dar início ao Programa Ultron, que vinham trabalhando. O programa serviria para controlar a Legião de Ferro e manter a paz mundial.
Enquanto isso, a geneticista Helen Cho usa uma inovadora técnica de recriação de tecidos para curar um ferimento de Clint. Após tudo isso Tony dá uma festa contando com todos os seus amigos Vingadores, Maria Hill, Sam Wilson, James Rhodes, Helen Cho e muitos outros. Durante a festa, no laboratório da torre, a inteligência artificial do cetro se autoreconhece como sendo Ultron e encontra J.A.R.V.I.S., a inteligência artificial que é ajudante pessoa de Tony. Ultron começa a pensar por si próprio e reconhece seu objetivo como sendo o de eliminar qualquer ameaça à Terra. 
Acessando a internet ele tem acesso a várias notícias e eventos, chegando a conclusão terrível de que os humanos são uma ameaça a Terra. Ele então absorve J.A.R.V.I.S. e assume o controle da Legião de Ferro. Então, Ultron causa o caos na festa ao aparecer no corpo de um robô. Uma breve luta acontece e a mente de Ultron escapa pela internet.
Ultron começa a sua missão para pacificar o planeta. Movendo-se pela internet e podendo manipular qualquer robô ele encontra os gêmeos Pietro e Wanda e os convence à lutar do seu lado. Adquire um corpo robótico bem resistente e depois ele assassina Strucker e vai até a África para comprar vibranium de um traficante chamado Ulysses Klaue. Os Vingadores vão até o encontro de Ultron com Ulysses e tentam frustrar a negociação, porém Wanda usa seus poderes para controlar a mente de alguns dos heróis e eles saem do controle. 
Ultron escapa levando o vibranium. Thor acaba tendo uma série de visões sobre Asgard em colapso e o Hulk sai de controle, indo parar em Joanesburgo na África do Sul. Tony arma-se com a armadura Hulkbuster e tenta controlar seu amigo, porém Bruce está extremamente irritado e descontrolado. Os dois lutam e por fim Tony nocauteia o Hulk, mas não antes que os dois tivessem causado uma destruição enorme na cidade.
A destruição do combate faz com que os Vingadores ganhem uma péssima imagem e passem a ser odiados pela população global. Eles resolvem se esconder e Clint os leva até a casa onde sua família vive e que foi cedida por Fury numa fazenda afastada do resto do mundo. Fury se junta ao grupo para conversar com eles nesse esconderijo. Thor foge para procurar o dr. Selvig e falar com ele sobre a destruição que teve em suas visões.
Enquanto isso Ultron continua a agir. Ele vai até Helen Cho e a obriga (com a magia de Wanda) a usar sua tecnologia para construir um corpo perfeito para ele amalgamando os tecidos humanos sintéticos com vibranium. Ultron adiciona ao corpo uma gema que ele extrai do cetro (a Joia da Mente) e coloca o corpo em uma cápsula onde poderia concluir sua fabricação e transferência de mente. Nesse momento Wanda lê a mente de
Ultron e descobre que ele pretende destruir a humanidade.
Os Vingadores atacam Ultron e pegam a cápsula. Ultron segue para Sokovia onde começa o seu plano de extermínio: ele ergue a cidade aos céus  junto com um grande pedaço de Terra usando um dispositivo de propulsão. Ele iria usar aquilo como um meteoro de tamanho perfeito para extinguir os humanos. É o começo da Batalha de Sokovia.
Então J.A.R.V.I.S. ressurge e revela que sempre esteve escondido na mente de Ultron. Ele assume o controle do corpo sintético e se torna o Visão, aliado dos Vingadores. Os heróis chegam na cidade e começam a enfrentar o exército de robôs de Ultron. Fury, Hill e agentes da SHIELD, com um aeroporta-aviões, começam a evacuar a cidade. Wanda e Pietro começa a ajudar os Vingadores depois de descobrirem os planos de Ultron. 
No meio da evacuação Pietro morre ao ser atingido por vários tiros de uma máquina enquanto tentava salvar Clint e uma criança. Ao descobrir isso Wanda tem um acesso de loucura e começa uma grande destruição. O exército de robôs é destruído e Ultron é finalmente derrotado. Os demais Vingadores conseguem explodir a cidade deixando cair apenas destroços menores e inofensivos. Um pouco mais tarde Visão ainda conversa sobre seus ideias com o que restou da consciência do Ultron e por fim o destrói.

Quando tudo está em paz novamente os Vingadores tomam caminhos diferentes. No meio da confusão Hulk, com um grande peso na consciência pela destruição que tinha causado, resolve fugir e se exilar. Stark se afasta da equipe, Clint resolve ficar mais tempo com a família e Thor volta à Asgard para investigar sobre suas visões. Steve e Natasha inauguram os novos Vingadores, contando agora com Máquina de Combate, Visão, Feiticeira Escarlate (Wanda) e Falcão.

No espaço distante, Thanos fica impaciente com a incompetência de seus subordinados e resolve fazer tudo com as próprias mãos. Ele abre um cofre e pega a Manopla do Infinito, peça que permite a união das seis Joias do Infinito.



Alguns meses se passam. Scott Lang enfim sai da prisão e é recebido por seu amigo Luis. Luis lhe apresenta seus amigos Dave e Kurt e diz que arranjou um novo lugar pra ser roubado e precisa da ajuda de Scott para entrar. Scott recusa para tentar mudar de vida e tentar se reaproximar de sua filha Cassie, mas sua ex-esposa e o novo marido dela não o querem perto da criança e dizem que ele precisa arrumar um emprego e se estabilizar. Ele vai trabalhar em uma sorveteria, até ser demitido por ter uma ficha criminal. Sem mais escolhas, ele aceita o trabalho.
Longe dali, Hank Pym visita a empresa que ele criou e dirigiu por muito tempo, a Pym Technologies, para ver o andamento das pesquisas sob a atual direção de seu ex-aluno Darren Cross. Na direção de Cross a Pym Technologies focou seus esforços em desenvolver o princípio de encolhimento semelhante aos das Partículas Pym. Hank assiste horrorizado às tentativas de Cross de encolher animais até transformá-los em uma pasta disforme.
Alguns dias depois Scott vai finalmente fazer o novo roubo. Ele entra na casa e passa pelo pesado sistema de segurança usando seus conhecimentos científicos. Quando ele entra no cofre não encontra nada de valor, apenas um velho uniforme (que é o uniforme do Homem-Formiga). Sem querer sair de mãos abanando ele pega o uniforme. Em sua casa, Scott veste a roupa e ao ativá-la sem querer acaba encolhendo. Quando volta ao tamanho normal ele trata de devolver a roupa onde tinha pego, porém ao tentar sair a polícia o surpreende e ele acaba preso.
Na cadeia, Pym visita Scott disfarçado de seu advogado e usa seus equipamentos para controlar as formigas e lhe entregar o uniforme. Encolhido e ajudado por um exército de formigas, Scott foge da cadeia. Ele vai até a mansão onde tinha roubado a roupa e descobre que é a casa de Hank Pym. Lá ele conhece a filha de Hank, Hope Van Dyne. Pym revela que tudo, inclusive contar a Luis sobre a casa, foi um plano dele para que Scott pegasse a roupa, afinal ele precisava do ladrão para um trabalho. 
O serviço era roubar o Jaqueta Amarela, um uniforme desenvoldido por Cross que é capaz de encolher e ainda por cima possui um arsenal de armas embutido. Para piorar, Cross chega com sucesso ao fim de sua pesquisa e consegue encolher seres vivos sem problemas.
O treinamento de Scott para conseguir roubar o Jaqueta Amarela durante a exposição do traje começa. Ele aprende a encolher e voltar o tamanho normal nos momentos certos, a controlar sua força quando está pequeno e principalmente a controlar suas melhores aliadas, milhares de formigas de diferentes espécies.
Chega o dia da exposição, ou seja, o dia do grande roubo. Scott convoca Luis, Dave e Kurt para ajudá-lo com o suporte. Com a ajuda das formigas e de seus amigos, Scott consegue chegar ao cofre do Jaqueta Amarela, mas cai numa armadilha. Cross já o esperava e diz que planeja vender ambos os uniformes para a HYDRA. Mas Scott consegue fugir.
Cross fica encurralado e veste o uniforme do Jaqueta Amarela. Os dois se enfrentam por vários cenários diferentes até que Cross sequestra Carrie. Scott lembra-se de algo que Hank Pym tinha lhe dito sobre quando sua esposa encolheu ao tamanho subatômico e faz o mesmo para destruir o Jaqueta Amarela, que encolhe infinitamente. Scott faz o impossível e consegue voltar o mundo subatômico, porém não se lembra de nada de lá. Isso faz com que Pym acredite que sua esposa também possa voltar.
Scott tem sua ficha na polícia limpa e recebe a notícia de que há uma equipe lhe procurando. Provavelmente, os Vingadores. Hank, que sempre negou à Hope a oportunidade de usar o traje por causa do trauma de perder a esposa, agora se aproxima novamente da filha e lhe presenteia com um novo uniforme.

Um bom tempo se passa. Já em 2016 começam alguns eventos marcantes.
No Nepal, em um lugar chamado Kamar-Taj o mestre das artes místicas Kaecilius confronta a autoridade da Maga Suprema da Terra, a Anciã. Algum tempo depois de debandar do grup, Kaecilius volta ao templo do Kamar-Taj e rouba algumas páginas do Livro de Cagliostro, onde se encontra um poderoso feitio capaz de trazer ao nosso mundo a Dimensão Negra e seu governante conquistador, Dormammu. A Anciã os persegue pela Dimensão Espelhada, mas não consegue pegá-los.
 

Em Lagos, na Nigéria, parte dos Vingadores (Capitão, Falcão, Feiticeira e Viúva Negra) estão em uma missão secreta para interceptar um grupo terrorista ligado à Rumlow, que agora atende pelo nome de Ossos Cruzados
Os terroristas conseguem roubar uma arma biológica de um laboratório avançado, mas os heróis conseguem intercepta-los e pegar a arma de volta.

Porém, após um combate, o Ossos Cruzados é derrotado pelo Capitão América. Ele revela ao Capitão que seu contratante é ninguém menos que Bucky. Após isso ele detona uma bomba no seu colete. Poderia ter sido um grande desastre na hora, inclusive matando Steve, mas Wanda consegue criar um campo de força e segurar a explosão. Ela tentar erguer o campo até o alto, mas não consegue segurá-lo por muito tempo e toda a onda de choque da explosão escapa, atingindo um prédio. Onze pessoas morrem e os jornais começam a noticiar sobre a periculosidade dos heróis, principalmente a Feiticeira Escarlate, que fica abalada.

Paralelo a esses acontecimentos, o famoso cirurgião Dr. Stephen Strange sofre um terrível acidente de carro e é levado às pressas ao hospital cheio de fraturas, a maior delas nas duas mãos, que foram esmagadas. Ele passa por uma operação complexa de 11 horas para restaurar as mãos. Os médicos conseguem reconstruí-las mas devido aos danos nos nervos elas nunca mais funcionarão com a precisão de antes, o que deixa Strange abalado. Sua amiga e colega de trabalho, Christine Palmer, tenta consolá-lo entretanto Strange prefere começar a se submeter a uma série de outras cirurgias em busca de resultados melhores.

Após uma apresentação no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), Tony encontra uma mulher. Eles conversam e ela revela que perdeu um filho no desastre em Sokovia e culpa os heróis por isso. Tony fica pensativo sobre suas ações.


Todos os Vingadores são convocados pelo agora Secretário de Estado Thunderbolt Ross para uma reunião. Ross comenta sobre as vítimas e a destruição que resultaram dos confrontos em Nova York (contra o exército de aliens), Sokovia (contra o exército de Ultron), em Washington D.C. (a queda dos porta-aviões) e, por fim, o que houve na Nigéria. Ross põe na mesa a solução para evitar mais problemas: o Tratado de Sokovia. O tratado propõe que os Vingadores deveriam se submeter a um conselho da ONU (Organização das Nações Unidas) que decidiria quando e onde os heróis poderiam agir ou não.

Na base, o time se divide. Tony está ressentido pelas mortes que os eventos causaram (principalmente porque foi ele quem criou o Ultron), Rhodes o apoia, já Steve, Sam e Wanda são contra o acordo. Para a surpresa de todos, Natasha acha que Tony está certo. Visão também fica do lado de Tony, pois acha que há uma relação entre o aumento do número de superpoderosos ser seguido pelo aumento de grandes catástrofes.

A ONU se reúne em Viena para discutir o acordo. Lá estão o rei de Wakanda, T’Chaka e seu filho, T’Challa. Natasha é a enviada dos Vingadores. Porém, no meio da reunião, uma bomba explode, destruindo todo o lugar. O rei T’Chaka acaba morrendo. Os jornais começam a exibir a gravação de uma câmera de segurança mostrando o autor do atentado: Bucky. A partir daí T’Challa veste o manto de Pantera Negra e começa a caçar Bucky.
Steve e Sam finalmente encontram Bucky, mas o Pantera o encontra também. Há uma grande perseguição pelas ruas que acaba com Bucky preso pelo atentado. Steve, Sam e T’Challa também são levados, mas por obstrução de justiça.
Longe dali, um homem chamado Helmut Zemo rastreia e encontra arquivos secretos sobre o projeto que criou o Soldado Invernal. Depois ele mata o psicólogo responsável pelo interrogatório de Bucky e assume sua identidade. Ninguém sabe ainda, mas Bucky não é foi responsável pelo atentado, e sim o próprio Zemo.
Everett Ross, da agência de combate ao terrorismo chamada JCTC, confisca as armas dos heróis presos e os faz assistir ao interrogatório de Bucky. No interrogatório, Zemo recita os códigos que ativam o controle sobre a mente ainda afetada de Bucky. Este enfrenta a Agente 13, Tony, Natasha e T’Challa e consegue escapar com a ajuda de Steve e Sam. De volta a sua consciência, Bucky conta que Zemo planeja ter acesso ao campo soviético onde há mais Soldados Invernais, verdadeiras máquinas de matar, como ele em estado de hibernação.
Tony e seus aliados assinam o acordo, e os dois lados buscam reforços. O time de Steve traz Clint de volta da aposentadoria e convocam Scott Lang. A Agente 13 lhes devolve suas armas. Tony vai atrás de um jovem herói iniciante, Peter Parker, e o chama para seu time. O Pantera Negra, disposto a se vingar de Bucky, também entra no time do Homem de Ferro.
 

O time de Steve vai até um aeroporto na Alemanha para voar até a Sibéria atrás de Zemo, mas com o tratado em vigor e após a fuga da JTCT, eles são fugitivos da justiça. Por isso o time de Tony vai interceptá-los. Um grande confronto acontece no campo de pouso. Clint, Sam, Scott e Wanda estão dispostos a ficar para trás, permitindo que Steve e Bucky cheguem a uma nave Quinjet. Scott testa uma nova técnica, ficando gigante para enfrentar seus adversários. O Pantera e Peter (agora caracterizado como Homem-Aranha em um uniforme novo que Tony lhe deu) oferecem grande trabalho ao time do Capitão.




Steve e Bucky conseguem chegar ao Quinjet com a ajuda da Viúva Negra. Tony e Rhodes seguem a nave e o Falcão aparece atrás deles. O Visão tenta acertar Sam, mas seu raio acaba atingindo Rhodes, que cai muito ferido. Ele fratura algumas vértebras da coluna. Assim, Steve e Bucky conseguem fugir.

Sam, Clint, Scott e Wanda são trancafiados em uma prisão no meio do oceano. Tony acaba descobrindo que Zemo planejou os atentados para incriminar Bucky e decide ajudar Steve. Sam lhe conta que estão indo para a Sibéria e o Homem de Ferro vai até lá. T'Challa o segue secretamente.

Chegando lá, Zemo tinha tudo preparado. Ele não planejava usar os Soldados Invernais, apenas matou todos eles como parte de seu plano. Ele reúne Tony, Steve e Bucky em uma sala onde exibe um vídeo que mostra Bucky assassinando o pai e a mãe de Tony como parte de uma missão. Uma nova luta começa, agora com Tony querendo vingança. O Homem de Ferro consegue equilibrar a luta, mesmo em desvantagem numérica. Com um disparo de energia ele arranca o braço metálico de Bucky e o nocauteia, mas Steve consegue derrotá-lo.

Enquanto isso Zemo sai da base tranquilamente. Ele encontra T'Challa e diz que seu plano sempre foi desestabilizar os heróis para fazer seu "império" ruir de dentro para fora, o que ele de fato conseguiu. Tudo isso porque perdeu sua família em Sokovia. Com seu plano concluído, ele tenta se matar, mas T'Challa o impede. Os heróis do time do Capitão que ficaram para trás são presos, com somente Steve e Bucky conseguindo escapar.

Steve invade a prisão para soltar seus amigos e envia uma carta para Tony, dizendo não haver ressentimentos e que estaria disposto a se unir novamente caso fosse preciso. Bucky escolhe entrar em hibernação novamente, pois considera a si mesmo muito perigoso enquanto não encontrarem uma forma de limpar seu cérebro da lavagem cerebral que o fizeram por décadas. 

Longe dali, após meses passando por procedimentos cirúrgicos, técnicas medicinais experimentais e tudo que prometia ser milagroso para salvar suas mãos, Strange decide procurar um paciente que se recuperou de uma lesão terrível de forma inexplicável após contato com um curandeiro do Oriente. Ele encontra o tal paciente e o convence a contar onde ficar esse lugar, que descobre ser no Nepal.
Gastando suas últimas economias ele viaja ao Nepal, porém não consegue muitas informações sobre o curandeiro. Após ser assaltado e entrar em briga com os bandidos, ele é salvo por um sujeito chamado Karl Morjo, que decide levá-lo ao Kamar-Taj. Lá, Mordo apresenta Strange a Anciã e diz que ela é a curandeira. Ao perceber que tudo se trata de magia, ele fica irritado por ter sido enganado e resolve ir embora, porém suas poucas escolhas o fazem voltar. A Anciã diz que quer treiná-lo nas artes místicas e Strange só aceita após ter uma verdadeira experiência mágica quando a maga o faz viajar por diversas partes do multiverso e conhecer o potencial da magia.
Stephen Strange começa seu treinamento, recebendo auxílio de Mordo, o mago Wong e de vez em quando da própria Anciã. Ele fica tão obcecado com a ideia de poder curar suas mãos com magia que começa a ler todos os livros que pode e até os que não pode. Também participa dos treinos de artes marciais e aprende a abrir portais, mas com o passar de meses ele percebe que aquilo não está ajudando a curá-lo. Em uma das visitas a biblioteca, Strange encontra um colar, o Olho de Agamotto, e rapidamente tenta aprender a usá-lo. Ele consegue usar os poderes do olho para fazer o Olho de Cagliostro voltar no tempo, o que lhe confere de volta as páginas roubadas por Kaecilius. Strange acaba sendo pego em flagrante. Mordo e Wong lhe contam a verdade sobre quem são: magos protetores da Terra que estão tentando impedir a invasão de Dormammu, algo que aconteceria se seus seguidores destruísem os três Sanctum, bases construídas sobre pontos de grande energia.
Kaecilius e seus seguidores atacam e destroem o Sanctum de Londres. Strange e os demais vão proteger o Sanctum de Nova York e lá confrontam Kaecilius. O próprio Strange enfrenta o vilão e recebe uma ajuda inusitada de uma das relíquias do lugar, o Manto de Levitação. Ele consegue prender Kaecilius e os dois começam a dialogar, até que Lucian, um dos asseclas de Dormammu, aparece e apunhala Strange. O manto consegue segurar Lucian enquanto Strange atravessa um portal para o hospital onde trabalhava. Lá ele logo procura por Christine, que, embora assustada, ajuda seu antigo amigo. Stephen sai de seu corpo e começa uma luta no plano astral contra Lucian.


Após vencer a luta, voltar ao corpo e explicar as coisas para Christine, Strange volta ao Sanctum e encontra o Anciã e Mordo. Uma batalha entre eles e Kaecilius começa na Dimensão Espelhada. A grandiosa luta termina com a Anciã gravemente ferida. Strange e Mordo a levam ao hospital, onde ela começa a ser tratada, mas já é tarde demais. Sua projeção astral se encontra com a de Strange e os dois conversam sobre a morte e a magia. Após a conversa tocante, a Anciã morre.
Profundamente irritado, Strange se prepara para a grande batalha. Ele vai até o Sanctum de Hong Kong, o último que restou e  onde Kaecilius está fazendo um ataque. Wong e a defesa montada no local não conseguem segurar o ataque, sendo que aos poucos a Dimensão Negra de Dormammu começa a se fundir com o a Terra. 
Em posse do Olho de Agamotto, Strange decide ir à Dimensão Negra confrontar seu governante e tentar uma troca. Usando os poderes do Olho, o doutor coloca ele e Dormammu em um loop infinito. Dormammu fica irritado e mata Strange centenas de vezes, porém o loop sempre se reinicia. Após ver que não tem escolha, Dormammu decide abandonar os planos de invasão temporariamente em troca de sair daquele loop.
Com a vitória e tudo voltando ao normal, na medida do possível, Strange devolve o Olho de Agamotto ao seu lugar e decide se manter como um dos protetores da Terra. Ele se estabelece no Sanctum de Nova York, onde não demora para receber um importante pedido de ajuda. Thor aparece e pede ajuda para encontrar Odin, que está desaparecido. O Doutor Estranho aceita a nova aventura.
Longe dali, Mordo despertou novos desejos malignos e ambições por poder, iniciando uma jornada para exterminar todos os magos da Terra.

_ _ _ _ _ 

Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário