;

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Os Heróis mais Poderosos da Marvel Comics

Já foi a vez das heroínas (não viu ainda? Então clique aqui), agora são os heróis!
Atenção, antes de continuar a lista eu gostaria que vocês dessem uma lida nessas regras:
Nessa lista não estão inclusos entidades cósmicas e seres celestiais.
É uma tendência da maioria dos deuses permanecer neutra, por isso personagens como Odin e Zeus (que massacrariam sozinhos quase todo mundo dessa lista, provavelmente) ficaram de fora. No entanto, como Thor toma partido na maioria das lutas a favor da Terra e dos humanos ele está aqui também. O mesmo para o Hércules. Eles são considerados "heróis", não apenas deusas.
Apesar do título dizer "Heróis" eu incluí anti-heróis também, como o Deadpool, afinal não sei se acharei anti-heróis na Marvel o suficiente para fazer uma lista só deles. Se conseguir, farei futuramente e incluirei eles de novo.
O personagem Franklin Richards me deixou confuso. Ele pode alterar a realidade como quiser, isso provavelmente o colocaria no topo da lista. Mas ele é inexperiente, é um personagem relativamente novo, tem pouco desenvolvimento de história. Então, assim como ele, personagens que foram incluídos para serem overpower desde o princípio não serão colocados aqui, afinal eles só foram criados assim, geralmente, para que algum vilão extremamente desafiador fosse vencido sem que a situação ficasse absurda demais. Nomes como Franklin, Kallark, Hyperion e etc não aparecerão nessa lista. Busquei colocar aqueles que tiveram um desenvolvimento de seus nos quadrinhos.
Levei em consideração o ápice de cada personagem, afinal a maioria deles tem mais de 50 anos de existência e já tiveram suas histórias e poderes reescritos tantas vezes que já foram mais fortes ou mais fracos em alguma situação. Para todos os efeitos, peguei a versão mais poderosa de cada um.

E essa lista foi TÃO DIFÍCIL de fazer, porque esses personagens possuem altos e baixos, afinal eles existem há décadas! O Surfista Prateado, por exemplo, precisou parecer muito forte para mostrar que se apenas um arauto tinha aquele poder, imagine quem o enviou (Galactus)! E logo em seguida ele está fraco, para notarmos o quanto o Thanos é poderoso. É tão relativo!


Atualização: Quando citei alguns fatos dos quadrinhos eu adicionei um número entre colchetes, por exemplo [1]. Clicando nele abrirá uma imagem da página do quadrinho onde isso aconteceu, para embasar o que eu disse.



Um cara supergenial em uma armadura supertecnológica. Tony Stark só ocupou esse lugar entre os 15 porque é um dos indivíduos mais inteligentes do Universo Marvel, colocando-o numa situação igual a do Batman no Universo DC. Com sua inteligência ele pode equipar sua armadura com dispositivos específicos capazes de colocá-lo em um nível aceitável frente a seres superpoderosos. Por exemplo a sua armadura Hulkbuster, usada para enfrentar o Hulk. Suas armaduras normais ainda lhe fornecem resistência e invulnerabilidade contra poderosos ataques, lhe tornam capaz de voar e disparar tudo que é míssil, energia, explosivos ou munição da mais alta qualidade e eficácia do mercado bélico.



Visão é, como ele mesmo se define, um sintozóide, que é um ser sintético. Não um androide, muito menos um ciborgue. Possui uma boa variedade de poderes, a maioria deles porque possui um controle completo sobre o próprio corpo, até mesmo em nível atômico. Ele consegue rearranjar até as menores estruturas físicas de seu corpo para, por exemplo, alterar sua densidade. Com isso ele pode ficar intangível (podendo atravessar paredes ou livrar-se de ataques) ou com uma densidade tão grande que qualquer ataque contra ele seria como um humano comum socar uma montanha. A peça em sua testa é um cristal que absorve energia e que depois pode liberá-la como rajadas de poder, além de que quanto mais energia ele absorve mais poderoso ele fica.


Citar o nome do Príncipe Submarino é o suficiente para fazer seres bem poderosos tremerem de medo. Ele é um dos heróis mais fortes fisicamente e fica ainda mais forte quando está dentro da água. Seu corpo é adaptado ao hostil ambiente submarino, por isso ele é capaz de suportar todo tipo de dano físico e ataques das mais diversas naturezas e potências. Como se isso não bastasse ele ainda pode assumir a habilidade de qualquer animal marinho ou controlar esses animais como quiser. Ele luta com um tridente que é capaz de ferir até mesmo o vilão mais resistente e causar uma destruição inigualável em algumas áreas.


Johnny Blaze é o hospedeiro de um poderoso demônio chamado Zarathos, que lhe concede todos os seus poderes para que ele haja como um espírito de vingança. Ele pode manipular fogo infernal, que é mais quente que o fogo comum, queima qualquer coisa muito mais rápido e é impossível de ser apagado. Possui ainda um poder supremo, o chamado Olhar da Penitência, que mata instantaneamente qualquer um que for fitado por seus olhos. Em sua famosa luta contra um vingativo e furioso Hulk o Motoqueiro se saiu bem até, mesmo porque não queria matar seu adversário.


Professor Charles Xavier é um mutante classe alfa, a segunda classe mais alta. Porém em relação a uma escala de telepatas, ele é classificado como Telepata Classe Ômega, que é o nível mais alto. Sua mente é uma das mais poderosas que existem e suas habilidades telepáticas se estendem por uma lista imensa: além dos clássicos ler a mente e conversar pelo pensamento ele pode criar ilusões na cabeça das pessoas, mexer com os seus sentidos (fazendo-a ver o que ele quer, por exemplo), pode criar uma projeção astral de seu corpo, manipular as memórias dos outros e roubar informações de seu cérebro como um hacker faz com um computador. Apesar de algumas discussões, é quase certo que Xavier é o maior telepata do mundo. Seus limites se restringem apenas ao físico, afinal ele é paraplégico.



Deadpool tornou-se muito querido pelos fãs por ser bem irreverente, por isso os editores acabaram dando vários "ups" nele. Ele possui um dos melhores fatores de cura do Universo Marvel, maior até que o do Wolverine. É capaz até de regenerar membros decepados ou órgãos inteiros a partir do zero. Sua mente insana e perturbada o torna invulnerável a ataques psíquicos. Ele tem ainda um vasto conhecimento em artes marciais, é mestre em luta com espadas e no uso de armas de fogo. Em Deadpool Mata o Universo Marvel ele causa uma chacina generalizada exterminando um a um a maioria dos heróis e vilões da Marvel. Mas é claro que os roteiristas acharam um jeito de privilegiá-lo.

A maior parte dos poderes do Wolverine servem para torná-lo imortal. Para começar ele possui um dos melhores fatores de cura do universo, podendo se regenerar de vários tipos de ferimento. Isso o torna imune a tiros, golpes de espada, doenças, danos nos órgãos, etc. O que mais poderia matá-lo, então? Quebrar o pescoço ou esmagar o crânio talvez? Não. Isso porque ele possui o esqueleto recoberto por adamantium, o metal mais resistente da Terra. É quase impossível matar o Wolverine, e isso só acontece realmente quando os roteiristas estão afim de mostrar o poder de algum inimigo. Além disso ele é um soldado super-treinado que já lutou em várias guerras e que já viajou o mundo e aprendeu diversos tipos de artes marciais e outras técnicas. Frieza para acabar com os inimigos não lhe falta e raiva também não.


A principal característica de Hércules é, assim como o deus greco-romano em que foi inspirado, é a sua força que é tida como uma das maiores do universo. É mais forte fisicamente que o Hulk e certa vez Hércules arrastou toda a ilha de Manhattan usando imensas correntes [1]. Possui ainda um grande conhecimento com armas e usa alguns itens para auxilia-lo, como sua Maça Dourada que é tão poderosa a ponto de rivalizar com o Martelo de Thor, e a pele do Leão de Nemeia que é impenetrável e Hércules usa como manto. Durante os eventos da Guerra do Caos Hércules recebe um poder nunca visto antes, tornando-se o "deus dos deuses" para enfrentar a entidade cósmica Rei do Caos [2]. Ele vence, mas perde os poderes para poder restaurar tudo que o Rei do Caos destruiu.


Ele não é um personagem muito conhecido do grande público, porém seu poder é assombroso. Ele é o rei e o mais poderoso de sua raça, os Inumanos. Além disso é um dos seres mais inteligentes da Terra, o que o coloca no grupo secreto dos Illuminati (junto com Doutor Estranho e Homem de Ferro, entre outros). Possui o poder de emitir ondas de energia sempre que abre a boca. Como esse poder é tão devastador a ponto de abrir um rombo em um planeta ele fica sempre calado. Apenas um grito seu apagaria o Deadpool da existência sem dar tempo para ele se curar. Pode ainda emitir uma energia estranha da antena que possui na testa. Em seus níveis mais altos ele pode facilmente desintegrar um planeta inteiro, sem sofrer danos é claro, afinal ele pode voar para bem longe e além disso é quase fisicamente indestrutível. Certa vez ele chegou até a derrotar o Magneto [1].


Só pelo fato de ser um deus, Thor é resistente a infinitos tipos de danos ou ambientes hostis, além de ser imortal (só pode ser morto por um dano muito devastador mesmo). Sua força é quase comparável com a do Hércules ou a do Hulk, e segundo alguns ela só não é maior porque o próprio Thor a mantém contida, afinal um movimento seu com força total poderia destruir a Terra. Possui ainda o Mjolnir, o martelo que (normalmente) somente ele consegue erguer e é capaz de canalizar seus poderes, que consistem em manipular o tempo, causando tempestades, ventos, furacões, e, principalmente, disparando raios com grande precisão direto em seus alvos.


Robert Reynolds, o Sentinela, possui uma das maiores listas de poderes do Universo Marvel. Vou citar apenas alguns deles, afinal tem aqueles que surgem em uma história e nunca mais reaparecem: pode voar e se mover na velocidade da luz, manipula a luz como quiser, seu corpo é indestrutível mas mesmo assim é capaz de se regenerar de qualquer ferimento, seu nível de telepatia pode afetar a mente de todos os humanos da Terra ao mesmo tempo e sua força é comparável à do Hulk. Normalmente é um herói justo e bondoso, porém ele possui um ser maligno dentro dele, o Vácuo, que quando toma conta de seu corpo o transforma em um vilão incontrolável que só pode ser parado por uma grande união de heróis. Em uma de suas cenas mais famosas ele rasgou Ares ao meio com as próprias mãos [1] e explodiu Loki sem mais problemas [2].



Colocar esse personagem aqui foi bem difícil. Adam Warlock possui muitos altos e baixos no decorrer de suas histórias. Ele já derrotou o Thanos, mas também já perdeu pro Thor certa vez. Mas o seu ápice o torna tão poderoso quanto vários presentes nesta lista [1]. A questão é que algumas vezes Adam já esteve em posse da Manopla do Infinito, a arma que Thanos criou. Consiste numa luva com espaço para abrigar as seis Joias do Infinito, que em conjunto fornecem poderes quase ilimitados ao seu portador. Alguns que posso citar: mover-se no espaço e no tempo como quiser, remover e controlar a alma de todos os seres e poderes mentais sem limites. Mesmo sem a manopla Adam já é bem poderoso, pois é capaz de viajar pelo espaço na velocidade da luz, é mais rápido, forte e inteligente que qualquer humano comum e pode se enclausurar em um casulo próprio que regenera seus ferimentos e lhe concede melhorias nos poderes.



Talvez os criadores do Hulk não tivessem ideia do que este personagem iria se transformar com o passar do tempo. Bem no comecinho de sua existência o Hulk era apenas um sujeito que ficava verde e muito forte, um super-herói baseado no clássico literário Dr. Jekyll e Mr. Hyde (que a maioria dos brasileiros conhece como O médico e o monstro). Em histórias como Planeta Hulk e Hulk Contra o Mundo (na tradução literal do inglês seria Guerra Mundial Hulk) nós podemos ver até onde o Hulk pode ir quando está nervoso e dominado por um novo sentimento, a ânsia por vingança. Ele pode resistir a praticamente todo tipo de ataque, sem falar que quanto mais forte for essa ofensiva sobre ele mais irritado ele fica e consequentemente se torna ainda mais poderoso. Com vigor, resistência e força quase ilimitados Hulk se torna uma máquina de esmagar impossível de ser parada. Cogitei MUITO colocá-lo em primeiro, muito mesmo. Felizmente, ainda há resquícios de um humano bondoso dentro dele. E muitos inimigos sabem desse ponto fraco.


Colocar ou não o Surfista nessa lista foi um dilema. Eu poderia considerá-lo um ser cósmico é claro, pois ele é um dos arautos de Galactus, fortalecido por este para se tornar representante de seu poder. Mas como naturalmente ele é um ser alienígena de um planeta chamado Zenn-La eu o deixei ficar. Como dito, ele recebeu vários poderes de Galactus, isso inclui a substância prateada que cobre a sua pele e o deixa invulnerável a tudo de nocivo que o espaço pode oferecer, inclusive explosões solares e supernovas. Pode manipular a matéria como quiser e emitir rajadas de energia cósmicas sem limites. Sua prancha absorve a maioria das formas de ataques e o torna tão rápido quando a luz. Apesar de já ter passado uns maus bocados nas mãos do Warlock [1], o Surfista Prateado consegue ficar no nível de algumas entidades, mas provavelmente só não derrotaria um indivíduo dessa lista, o...


Estou falado do "clássico" Doutor Estranho. Digo isso porque de uns anos pra cá seu poder foi muito reduzido  (sério, muito mesmo). Talvez os escritores fizeram isso para que ele pudesse voltar a lutar ao lado de outros heróis como um igual a eles, sem obliterar qualquer inimigo com facilidade. Stephen Strange, como Mago Supremo da Terra, possui poderes mágicos que não conhecem limites. Ele pode fazer quase tudo que quiser e se sua magia não for o suficiente ele ainda conta com um arsenal de itens mágicos que lhe dão novas habilidades ou ampliam e melhoram as já existentes. Se o poder de um homem é definido por seus inimigos, citarei então dois dos inimigos do Doutro Estranho: Dormammu (um conquistador interdimensional superpoderoso) e Mephisto (governante onipotente de uma dimensão infernal, quase um Diabo dos quadrinhos). Em sua emblemática luta contra o Hulk, Doutor Estranho foi capaz de canalizar o poder do demônio mais poderoso de todos, Zom, e só não derrotou o Gigante Esmeralda porque se distraiu com os inocentes humanos a sua volta e teve de lutar com cuidado para não machucá-los [1]. Podemos dizer que se o Doutor Estranho lutar sem seus princípios morais não há quem o pare. Strange é um dos pouquíssimos que podem conter a Feiticeira Escarlate [2], já derrotou o Adam Walock (que usava a Manopla do Infinito!), o Thanos e já deu uma surra no Galactus [3]! Até já bateu de frente com o Tribunal Vivo, uma entidade cósmica que é considerado o segundo ser mais poderoso de todo o multiverso (união de todos os universos, dimensões e realidades existentes) [4]. Além disso, Strange derrotou outra entidade, o In-Betweener [5]. Esse primeiro lugar é mais que merecido!

_ _ _ _ _

E então, gostaram? Discordam de algo? Deixe sua opinião nos comentários! Não se esqueça também de sugerir o próximo tema!

Até a próxima postagem!