Postagens relacionadas

Recent

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Criando mangás: Lista de poderes para seus personagens - Habilidades reais

"Habilidades reais". É, não consegui achar nenhum nome melhor.
São habilidades que existem de verdade e que não dependem de algum controle de energia ou desenvolvimento de superpoderes. Em resumo, qualquer pessoa bem treinada ou que foi agraciada pela natureza com o dom pode ter.

Como são habilidades reais eu até pensei em colocar pessoas que as tinham, mas isso fugiria um pouco da minha linha de exemplos. Essas habilidades não ficam tão explícitas em animes e mangás, por isso de vez em quando vou variar um pouco e colocar personagens de filmes, séries, jogos, outros quadrinhos e outros desenhos.

Ah, já viu a lista anterior? Lá eu falo obre poderes elementais. Clique aqui para acessar.

Habilidades físicas

Habilidades de luta
Esse nem com poderes dá pra ganhar. É claro que uma supervelocidade e uma superforça ajudam bastante. Existem centenas, talvez milhares, de estilos diferentes de artes marciais por todo o mundo. Entre alguns dos vários tipos de estilos, entre parênteses um exemplo: luta em pé apenas com socos (boxe), luta em pé apenas com chute (taekwondo), que envolvem derrubamento (judô). O caratê é notório por ser um estilo de combate desarmado, enquanto a eskrima utiliza sempre de armas como bastões e facas. O krav maga, que não é considerado arte marcial, consiste em uma série de técnicas para defesa pessoal, por isso alguém treinado nela pode ser capaz de se desvencilhar e revidar sobre qualquer ataque físico. O sambo é característico de personagens fortes, pois envolve agarrões e arremessos. Ninjutsu e kung fu possuem derivações, que são estilos específicos, sendo que cada um deles preza algo mais, como por exemplo equilíbrio, ou força, ou agilidade. Enfim, vocês viram como a lista é grande. O legal é escolher uma luta específica para cada personagem, levando em conta seus poderes (se tiver) e seu tipo físico.

Batman, da editora DC Comics, viajou o mundo aprendendo vários tipos de artes marciais de diferentes países.

Manuseio de armas de fogo
Atirar não é a coisa mais difícil do mundo, porém tem gente que faz arte com isso. Podemos dividir esse poder entre manusear bem as armas e ter boa mira. Esse segundo ponto é menos amplo, foca mais caso seu personagem tenha mesmo a mira como destaque da sua habilidade. Porém o bom manuseio de armas significa que o personagem sabe usar pistolas, metralhadoras ou escopetas com maestria, é capaz de disparar, recarregar e voltar a disparar em questão de segundos no meio do fogo cruzado. Pode ou não (eu recomendo que sim) acompanhar outra habilidade: boa mira, que não irei explicar porque o nome já diz por si próprio.

Riza Hawkeye, de Fullmetal Alchemist, possui uma mira incrível, é uma excelente atiradora e é capaz de usar quase todo tipo de arma, pois no decorrer do animangá ela varia bastante (de pistolas até rifles sniper).

Manuseio de armas brancas
Quase tão legal quanto o manuseio de armas de fogo. Existem muitas armas brancas de todos os tipos, por isso seu personagem não precisa ficar atrelado a necessariamente todas. Varie um pouco. Por exemplo: um personagem pode ser expert em armas brancas, mas isso se resume a utilização apenas de espadas. Outro personagem também pode ser um expert em armas brancas, mas é um incrível usuário de shurikens. Ficou claro? Existem armas brancas que podem cortar, como navalhas, perfurar, como facas, ou causar danos físicos por impacto, como porretes. E há armas que causam mais que um tipo de dano, como algumas espadas capazes de cortar e furar. É legal estudar um pouco sobre os diversos tipos de armas espalhados pelo mundo e pelo tempo. Ah, um bom treinamento em artes marciais, dependendo de qual, pode resultar também nessa habilidade.
Black Star, de Soul Eater, possui uma arma chamada Tsubaki que, além de poder aparecer em forma humana, é capaz de se transformar em diversas armas como shurikens, espadas e kusarigamas (as foices da imagem).

Manuseio de explosivos
Pode parecer bobeira, mas é preciso muito conhecimento para detonar corretamente alguns tipos de explosivos. Isso porque alguns deles possuem características bem específicas para que tudo dê certo. Um especialista em explosivos, tão real que é até uma profissão, é capaz de projetar e montar bombas com propósitos certos, como a demolição de um prédio. Há também o especialista em demolições, que sabe como, onde e quando detonar explosivos para ter uma explosão controlada que vai fazer exatamente aquilo que ele quer da melhor forma possível.

Hayato Gokudera, de Katekyo Hitman Reborn, é fascinado por explosivos e os usa como arma. Carrega centenas de dinamites escondidas por todo o seu corpo.

Habilidade com disfarces
Isso não envolve apenas disfarçar a aparência, mas vamos começar com ela. Há pessoas que conseguem mudar completamente sua aparência usando apenas um pouco de maquiagem, uma peruca e algumas roupas. Não é preciso nem ter poderes. A pessoa que é boa em disfarces pode entrar em lugares com acesso restrito, obter informações fingindo ser outra pessoa ou até mesmo cometer um delito para incriminar aquele que está imitando.


O clássico personagem Pernalonga era capaz de se disfarçar como qualquer outro ser, feminino ou masculino, para enganar caçadores ou qualquer outro que queira capturá-lo.

Especialidade em atuação
Combina muito bem com a habilidade com disfarces. Um bom ator, e não estou falando do profissional de atuação e sim da pessoa que sabe atuar, não vai conseguir atacar diretamente o seu adversário com essa habilidade. Digamos que ela é mais defensiva. Ou furtiva talvez. É muito útil quando o personagem precisa enganar alguém, contar uma mentira por exemplo. Ele é capaz de fazer as pessoas seguirem seu plano apenas fingindo, atuando, agindo como alguém que não é. É muito útil também para esconder sua verdadeira identidade.

Superman, da editora DC Comics, se disfarça como um simples repórter usando óculos, mudando a voz, alterando o cabelo, mudando de postura e o comportamento e se tornando bem mais desajeitado. Suas roupas ajudam a disfarçar os músculos.

Habilidade de sedução
Por incrível que pareça isso é sim uma habilidade, e até onde sei é bem útil. As kunoichis (ninjas mulheres) do Japão antigo costumava usar técnicas de sedução para "hipnotizar" homens e fazê-los contar segredos. Era uma ótima técnica de espionagem. E serve também como distração.

Bulma, de Dragon Ball, quando era mais jovem e "rebelde" costumava usar suas habilidades de sedução para conseguir o que queria.

Habilidades intelectuais

Ápice da inteligência
Não existe um limite para a inteligência humana, existem apenas ápices já alcançados. Isso quer dizer que existem pessoas brilhantemente inteligentes na vida real e que não possuem superpoderes. Uma pessoa com um nível alto de inteligência é capaz de planejar, raciocinar e arquitetar ideias, planos, pensamentos de forma mais rápida e prática que as demais pessoas comuns. O conceito que usamos para medir a capacidade de inteligência humana é o QI (Quociente de Inteligência), porém os métodos para obtenção desse nível são questionados por muitos estudiosos que acreditam que isso não prova nada. Para você ter uma ideia, uma pessoa é considerada um "gênio" quando seu QI é maior que 120, e o mais alto já registrado foi o do matemático australiano Terence Tao, que chegava a 230.

Shikamaru, de Naruto, faz esse gesto sempre que precisa pensar. Foi revelado que seu QI é maior que 200.

Memória eidética
Também chamada de memória fotográfica (embora seja errado, por remeter apenas a visão) é a capacidade de guardar no cérebro (em outras palavras, decorar) toda e qualquer informação que foi vista, lida, ouvida, falada ou sentida. Uma pessoa com memória eidética, mesmo que em um nível pequeno, é capaz de decorar várias datas, lembrar de números com dezenas de dígitos, lembrar-se palavra por palavra de página por página de um livro inteiro, identificar um lugar apenas pelo cheiro e muito mais. Nos quadrinhos eu cansei de ver essa habilidade, que é rara, em muitos personagens. Cuidado com isso, essa é uma boa habilidade, se for colocada para muita gente perde todo o seu brilhantismo.

Samuel, de Fairy Tail, além de ter uma compulsão por cálculos é também capaz e decorar cada palavra e todos os livros que lê.

Conhecimento científico
Uma pessoa com uma boa formação pode chegar a um ponto em que seu conhecimento científico é brilhante e em situações comuns do dia a dia até na vida de um herói ele pode ser útil. Se seu projeto (história, mangá, livro, etc.) tiver um pé bem colocado na realidade então esse poder é bem útil, pois como acontece nos filmes e séries de super-heróis é o personagem com alto conhecimento científico que explica como o personagem ganhou seus poderes ou como deve derrotar um inimigo, por exemplo. Com esse conhecimento é possível elaborar planos, construir equipamentos, criar substâncias químicas. A ciência controla o universo, então conhecê-la é como ler o manual de instruções de todas as coisas.

Reed Richards (Senhor Fantástico), da editora Marvel Comics e interpretado nos cinemas por Ioan Gruffudd, é o homem mais inteligente da Terra e o maior cientista que já existiu.

Especialidade em computação
Aqui descreverei um monte de habilidades que você pode dividir se quiser. O mesmo personagem pode ter todas elas ou as habilidades podem ser distribuídas. Os computadores estão na vida de praticamente todas as pessoas, e a onipresença dessas máquinas é inevitável, portanto um hacker ou um cracker pode estar em todos os lugares que quiser de alguma forma. Uma pessoa com especialidade em computação pode saber criar softwares, ou programas, que farão determinadas ações que ele quiser, isso agiliza o trabalho e ajuda bastante em muitas situações. Pode criar vírus para desestabilizar a programação ou invadir sistemas para roubar dados ou coletar informações. Geralmente pessoas com esses conhecimentos ficam bem como equipe de apoio e suporte, agindo a distância e fornecendo informações para o herói, como a localização de algum inimigo rastreado, analisando coisas coletadas na aventura ou abrindo passagens anteriormente trancadas.

Seto Kaiba, de Yu-Gi-Oh!, além de ser um grande duelista é também um grande hacker. Ele foi capaz de invadir os sistemas do Reino dos Duelistas e passar pelas defesas eletrônicas do lugar.

Especialidade em engenharia
Pensei em dividir em vários conhecimentos, mas lembrei da engenharia. Essa é basicamente a habilidade de projetar e construir o que lhe for possível com a tecnologia disponível. É claro que uma pessoa com incrível talento para a engenharia pode construir o impossível com poucos recursos, isso se chama improvisação, que é muito usada pelos engenheiros (embora não deveria!). Existem muitas áreas em que seu personagem pode ser especialista, como a elétrica (faz circuitos, mecanismos robóticos, etc.), a mecânica (mexe com montagem de peças metálicas, fabricação de carros, etc.) e a civil (especialista em construções como prédios e pontes). Assim ele pode fazer seus próprios (ou para amigos) equipamentos, apetrechos e personalizar seu uniforme ou veículo.

Tony Stark (Homem de Ferro), da editora Marvel Comics e interpretado nos cinemas por Robert Downey Jr. foi capaz de fazer uma armadura robótica funcional em uma prisão com tecnologia escassa.

Habilidade de investigação
Caracteriza um bom detetive. Existem pessoas que conseguem analisar um ambiente de cima a baixo em segundos e identificar rastros como pegadas, sujeira, fios de cabelo, etc. A habilidade de dedução também é importante, pois é preciso imaginar o que aconteceu em certo lugar para, por exemplo, desvendar um caso de assassinato.

L, de Death Note, é conhecido por ser o maior detetive do mundo. Sempre que vai fazer uma análise ou dedução ele coloca o polegar na boca porque isso, de algum modo, o ajuda a pensar.

Espírito de liderança
Não sei bem como chamar esse poder, acho que "espírito de liderança" serve. Bem, algumas pessoas possuem a capacidade nata de liderar. São pessoas com bom carisma, que inspiram confiança. As pessoas a sua voltam parecem sentir que ele é confiável, que ele é a pessoa certa para lhe orientar e guiar os seus passos. É um poder bem perigoso. Quem não conhece Adolf Hitler, o homem com um espírito de liderança tão grande que fez milhões lutarem ao seu lado por uma causa bem ruim. Algumas pessoas são bem fracas, emocionalmente, e só encontram sentido na sua vida quando acham alguém a quem seguir e é aqui onde os líderes encontram forças.

Barba Branca, de One Piece, é um líder (no caso, capitão) tão bom que considera toda a sua tripulação como sua família e seus seguidores o chamam carinhosamente de "pai". A tripulação seria capaz de se sacrificar por seu capitão sem pensar duas vezes, e vice-versa.

_ _ _ _ _

Eu sei que existem outras habilidades reais, mas quis colocar aquelas que ficariam bem melhor em uma boa história. Com o tempo irei atualizando aqui caso me lembre de mais alguma.

Até a próxima postagem!

Um comentário:

  1. o meu personagem vai ter um golpe chamado soco focalizado que quando a mao dele ficar toda branca e ele fecha os punhos e da um soco muito forte

    ResponderExcluir