;

terça-feira, 17 de março de 2015

Entenda porque a capa de "Batgirl" feita por desenhista brasileiro foi cancelada

Nas últimas horas correram as notícias sobre o cancelamento de uma capa alternativa para a edição "Batgirl #41", feita pelo artista brasileiro da DC Comics Rafael Albuquerque. Foi o próprio desenhista que pediu para a capa ser retirada, após receber vários comentários criticando a arte.
Antes de entendermos porque a capa não vai ser publicada, veja como ela é:


E veja o tweet do co-roteirista Cameron Stewart, para deixar claro que a situação do artista:


"Algo para esclarece, porque a explicação da DC foi um pouco vaga. @rafaelalbuquerque não recebey ameaças. Pessoas CONTESTARAM o cover feito."
— Cameron Stewart (@cameronMstewart) 17 março 2015

Agora vou explicar. Como podemos ver, a capa mostra o Coringa em um traje não tão habitual abraçando a Batgirl, que está visivelmente aterrorizada. 
Quem acompanha algumas histórias do Batman deve conhecer o clássico "A Piada Mortal", de Alan Moore, e que sem dúvidas foi um dos melhores HQs que já li. Pois bem, a roupa que o Coringa está usando na polêmica capa é a mesma que ele usou em um momento específico de A Piada Mortal.
Outro fato importante é a identidade da Batgirl. Ela é Barbara Gordon, filha do Comissário Gordon e amiga de Batman.
Em A Piada Mortal, Coringa está disposto a mostrar que qualquer pessoa, por mais sã que seja, pode ficar louca se passar por um evento traumático. Para provar sua teoria ele escolhe o Comissário Gordon como vítima. Vestido como fotógrafo (como na capa) ele bate na porta da casa de Gordon e é atendido por Barbara. Ele simplesmente atira em Barbara (uma bala que atinge sua coluna e a deixa paraplégica). Enquanto seus comparsas levam Gordon para um parque abandonado, o Coringa tira as roupas de Barbara e tira fotos de seus momentos de agonia, após, acredita-se, tê-la estuprado também. Mais tarde ele força Gordon a ver tais fotos, para tentar deixá-lo louco. Só para constar, sua teoria estava errada.

Aí está o motivo da aparência aterrorizada de Barbara (Batgirl) na capa. Rafael declarou que sua intenção era homenagear A Piada Mortal, uma das grandes histórias do Batman e que sem dúvida foi um ponto importante na vida da Batgirl. Ele afirma que também gostaria de mostrar que há uma relação traumática entre os dois.

"Minha intenção nunca foi machucar ou chatear alguém com a minha arte [...]"

— Rafael Albuquerque
Rafael é gaúcho e trabalha principalmente com a DC Comics e desenha a série Vampiro Americano, escrita por Scott Snyder e pelo mestre do terror Stephen King.

Espero que tenham entendido para tirar suas próprias conclusões. Então, o que vocês acharam da decisão de cancelar a capa?

Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário