Postagens relacionadas

Recent

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

DC Comics estaria criando um universo cinematográfico?

Não é nenhum mistério que a Marvel vem fazendo o maior sucesso com seu universo cinematográfico. Seus filmes baseados em super-heróis da editora já renderam mais de 5,5 bilhões de dólares!!! Fica atrás apenas das franquias de Harry Potter e 007.

Sabendo que esta é uma área que dá muito dinheiro e fama, a DC Comics, eterna rival da Marvel, não poderia ficar para trás. Mas, digamos, ela não tem obtido um sucesso comparável.


Vamos fazer uma pequena comparação, deixando de lado os filmes mais antigos e avaliando apenas a "nova era" de filmes.

A Marvel iniciou seu universo no cinema com filmes solos de super-heróis. Abraçada pela Walt Disney Pictures, começou com "Homem de Ferro" (2008), que teve duas continuações (2010 e 2013); depois "O Incrível Hulk" (2008), um filme que tentou refazer o personagem nos cinemas após o fracasso do filme "Hulk" (2003); depois o filme "Thor" (2011) e sua continuação (2013); fechando com os filmes "Capitão América: O Primeiro Vingador" (2011), seguido pela sua continuação "Capitão América: O Soldado Invernal" que vai ser lançado esse ano.
Todos esses filmes, com uma leve exceção do "O Incrível Hulk", tiveram uma boa bilheteria. Em todos eles, com a mesma exceção anterior, tivemos pistas do que estava por vir: alguns super-heróis apareciam no filme do outro. Viúva Negra no filme do Homem de Ferro, Gavião Arqueiro no filme do Thor, e Nick Fury em todos. E enfim veio, "Os Vingadores" (2012)! O sucesso de bilheteria aclamado como um dos melhores filmes de todos os tempos trás todos os super-heróis dos filmes anteriores juntos. As sequências dos filmes solos também servem de preparação para uma sequência de "Os Vingadores". Devido a má recepção, o Hulk foi até refeito pela segunda vez no filme dos Vingadores, e foi bem aceito.
Mais filmes da Marvel estão por vir, trazendo novos heróis como os "Guardiões da Galáxia" e "O Homem-Formiga".



E a DC? Ela possui super-heróis incríveis, mas inicialmente não sabia aproveitá-los. E quando tentou, fracassou. Fechou parceria com a Warner Bros. Pictures para lançar os filmes. Mas o fracasso foi inevitável. Foi o que aconteceu com "Lanterna Verde". O filme não foi recebido a baixou a moral da DC para filmes. Mas foi então que um personagem seu conseguiu sucesso. Vindo de uma boa ascensão, o Batman interpretado por Christian Bale e dirigido por Christopher Nolan fez uma boa carreira, mas era a única coisa que a DC tinha. Rendeu um bom primeiro filme "Batman Begins" (2005), um segundo incrível "Batman: O Cavaleiro das Trevas" (2008) e um terceiro muito bem recebido "Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge" (2012). E foi só isso por um tempo.
Até que em 2013 a DC resolveu lançar outro filme que não seja do Batman. Era a vez do Superman. A última vez do herói tinha sido em "Superman: O Retorno" (2006), uma volta aos cinemas desde 1987. Foi bem recebido, mas a Warner Bros. não gostou do que recebeu. Então em 2013 foi lançado "Homem de Aço", uma tentativa de reacender a chama do herói nos cinemas, reformulando tudo, do diretor e até o ator que fazia o personagem foi trocado. E enfim, o filme foi muito bem recebido, dando esperanças à DC.



Mas aparentemente esse último filme da DC foi uma jogada semelhante à da Marvel: os filmes solos culminando em uma espetacular reunião de heróis.

Vamos analisar...

Nossas melhores pistas para a criação de um "Universo Cinematográfico DC" são, realmente, voltadas para "O Homem de Aço". O título do filme, sem usar o nome Superman, foi uma forma de desconectar e apagar qualquer coisa relacionada aos filmes do herói no passado. Ou seja, uma nova era. Trouxe até um uniforme mais futurista, feito de um tecido que não parece simplesmente pano e sem a cueca por cima da calça. Algo que lembrou a renovação do Batman na trilogia, onde ele usa quase uma armadura, ao invés das roupas de pano.



O que mais alimentou a esperança foi o anúncio de uma continuação do filme, em 2015. Aparentemente o filme vai trazer o mesmo Superman do filme anterior, mas agora com coadjuvantes. Entre esses coadjuvantes estão confirmados dois: um novo Batman (agora vivido por Ben Affleck) e a Mulher-Maravilha (vivida por Gal Gadot). Há rumores também da aparição do Caçador de Marte e do Aquaman.



Veja mais sobre o filme clicando aqui.

Trazer a tona um novo Batman é outra forma de renovar, de deixar para trás a trilogia de Bale e Nolan. E fazer esses super-heróis surgirem como coadjuvantes foi a mesma tática usada pela Marvel, como citei ali em cima. É um jeito de jogar pistas...

O ator Dwayne Johnson, conhecido como The Rock (de alguns filmes da franquia Velozes e Furiosos, protagonista de O Escorpião Rei e G.I. Joe: Retaliação) confirmou que está trabalhando em algum projeto da DC. Ele até se reuniu com os produtores da Warner no que chamou de "algo grande para 2014".  É claro que os fãs começaram a especular sobre quem ele interpretaria. Os melhores palpites arriscaram Lobo, já que um filme do personagem começou a ser produzido mas nunca terminado. Mas aparentemente a teoria foi descartada quando rumores de que Will Smith foi chamado para ser o Lobo. Então os palpites para Dwayne Johnson foram Adão Negro e o mais sustentado até agora, o Lanterna Verde.
Acredito que Dwayne se adequaria mais ao Lobo, afinal o personagem é bem grande musculoso, diferente de Will Smith. The Rock também é tão grande e forte que seu coreógrafo assumiu uma vez que tem medo de trabalhar com ele e ser nocauteado sem querer.



A especulação sobre o Lanterna Verde viria de uma ideia da Warner e DC de refazerem toda a história do personagem, como se o primeiro filme nunca tivesse existido. E seria focado no segundo Lanterna Verde, John Stewart, daí a ideia de que seria o papel de Dwayne.



Um filme solo da Mulher-Maravilha também já foi muito cogitado, havendo boatos inclusive de que o roteirista já foi escolhido: Michael Goldenberg, que fez alguns dos filmes de Harry Potter. Talvez a israelense Gal Gadot continue no papel.



Um filme solo do Flash também é cogitado. Isso porque o roteirista David Goyer já havia entregue um roteiro do Flash à Warner, que aceitou bem. Porém a Warner não parecia muito confiante em filmes que não fossem do Superman ou do Batman. Então projeto foi guardado. Mas, quando Goyer ganhou notoriedade ao escrever "O Homem de Aço" é provável que seu projeto seja trazido de volta. Na edição de 2013 da Comic-Con surgiu uma possível pista de que um filme assim seria lançado em 2016.

Se todos aqueles super-heróis da Marvel culminaram em um filme em grupo, qual seria o da DC? É óbvio que seria "A Liga da Justiça"! Há anos um filme sobre a liga é planejado e desejado, e quase saiu há alguns anos, mas a Crise Econômica Mundial atrapalhou.

O filme da Liga da Justiça terá seu lançamento em 2017, e fora isso não há mais nenhuma informação confirmada. Se realmente tivermos a história original os personagens mais básicos são os fundadores, presentes nesta imagem:



Se isso se confirmar então teremos uma boa leva de filmes-solos de super-heróis.

E vocês sabem quem são os líderes por trás disso tudo? Um deles é Christopher Nolan (sim, que já citei como diretor dos novos filmes do Batman). Agora, Nolan vai ficar como um produtor apenas, e disse que vai estar mais afastado das filmagens. O outro é David Goyer, um roteirista excepcional responsável por ajudar nos roteiros da trilogia do Batman e escrever inteiramente "O Homem de Aço". Ele também assumiu o roteiro de "A Liga da Justiça".




É bom lembrar que a Marvel também vai trazer titãs de volta aos cinemas em lançamentos bombásticos! Ainda esse ano, virá "X-Men: Dias de um Futuro Esquecido", que foi anunciado como "a maior super-produção desde 'Avatar'" e "Guardiões da Galáxia", com personagens nunca explorados no cinema. E, é claro, a tão esperada continuação "Os Vingadores 2: A Era de Ultron", que será lançado em 2015. Uma terceira parte também foi confirmada, e provavelmente será lançada no mesmo ano que o filme da Liga da Justiça! Quem combate, hein!



Pretendo falar melhor sobre esses lançamentos mais tarde.

E então, o que você acha dessa criação de um universo de filmes da DC? Será que dá pra competir com a Marvel? Deixe sua opinião!

Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário