Postagens relacionadas

Recent

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Os Mangakás: Akira Toriyama

Hora de falar do grande ídolo das crianças do passado, do presente e possivelmente do futuro. O gênio por trás do épico Dragon Ball, Akira Toriyama!


Akira nasceu em Kiyosu, no Japão, em 5 de abril de 1955. Sempre gostou muito de desenhar, e quando criança adorava desenhar os 101 dálmatas.


Em 1977 ele começou sua carreira como mangaká. Seu primeiro mangá Awawa World, nunca foi publicado, mas foi disponibilizado alguns anos mais tarde em um boletim chamado "Bird Land Press", que pertencia ao fã clube de Akira. O mesmo aconteceu com seu segundo mangá, Mysterius Rain Jack.

Awawa World
Após vencer um concurso para novos mangakás, usando o Awawa World, em 1978 Akira entrou para a Weekly Shonen Jump. No mesmo ano deu início a uma nova história, chamada Wonder Island.

Wonder Island
Outros mangás vieram depois, como Today's Highlight Island e Tomato. Porém foi em 1980 que Akira conseguiu o sucesso, ao criar o mangá Dr. Slump, que seria sua primeira obra a ser transformada em anime. Dr. Slump rendeu a Akira 18 volumes e um prêmio de mangá shonen do ano, além de toda a fama que precisava para ascender.

Today's Highlight Island

Akira Toriyama desenhando Dr. Slump em 1983.

Em 1983, após alguns mangás fracos, ele criou Dragon Boy, um mangá sobre um garoto com asas de dragão lutador de artes marciais que tem a missão de proteger uma princesa. Rendeu apenas 2 capítulos, mas foi o gancho para a próximo grande história de Akira.


Ele assimilou partes de Dragon Boy para criar um novo mangá. Lançado em 1984, Dragon Ball seria a obra que tonaria Akira Toriyama famoso no mundo todo.


Dragon Ball trouxe ao mundo Goku, que tornou-se símbolo no mundo todo do mangá japonês. Dragon Ball foi também responsável por disseminar a cultura do mangá por outros países. Em 1986 se tornou anime, conquistando uma legião enorme de fãs. Seu estilo simples de desenho chamava a atenção, e atraía crianças a desenhar seus personagens, formando a futura geração de mangakás. Afinal, quem nunca desenhou um personagem de Dragon Ball?


Akira sustentou Dragon Ball por 11 anos, com 42 volumes, e se tornou febre mundial, não só como mangá e anime, mas também como série de jogos, filmes, brinquedos entre outros produtos.

Mesmo não desenvolvendo nenhuma grande história após Dragon Ball, seu sucesso permaneceu intacto. Muitos dos grandes mangakás da atualidade, como Eiichiro Oda (criador de One Piece), Masashi Kishimoto (criador de Naruto) e Tite Kubo (criador de Bleach) contam que foram influenciados por Akira, e deixam isso bem claro criando personagens semelhantes aos de Dragon Ball, como por exemplo Luffy e Naruto, que se assemelham muito a Goku.

Luffy, de Eiichiro Oda, é muito semelhante à Goku, de Akira Toriyama. Uma clara homenagem de Oda a seu "mestre".

De uns anos pra cá seu trabalho principal se concentra em one-shots (mangá de um único capítulo) e no trabalho de character designer, criando personagens para jogos da série Dragon Quest, entre alguns outros. Em 2006 lançou o one-shot Cross Epoch, em parceria com seu aprendiz Oda, juntando Dragon Ball com One Piece em uma divertida história.


Em 2010, Akira Toriyama lançou um one-shot chamado Kintoki, que teve relativo sucesso. Seu trabalho mais recente de que se tem notícia foi a supervisão no filme "Dragon Ball Battle of Gods", lançado em 2013.


Além da sua história como mangaká, pouco se sabe sobre ele. O nome de sua esposa é Yoshimi, e tem dois filhos, sendo que só o nome de um é conhecido, Sasuke. Ele possui ou possuiu muitos animais de estimação, que gosta de colocar em suas obras, como cachorros, gatos e pássaros. Na foto abaixo, na esquerda, Akira está com seu filho Sasuke (1987) e na da direita está com seu cão Turbo (1983):


Assim como muitos outros mangakás, Akira Toriyama quase nunca mostra o rosto (acho isso realmente estranho, é difícil achar fotos de mangakás). De vez em quando coloca a si mesmo nos mangás, como um homem pequenino usando máscara de gás.



E então, o que vocês acham do grande "gênio inspirador" Akira Toriyama?

Até a próxima postagem!

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Cultura japonesa: Manekineko

Você já se perguntou o que é aquele simpático gato que fica com uma pata levantada, como se estivesse acenando, em vários mangás, animes e na vida real?


Aquilo é um Manekineko, muito comum em lugares onde a cultura japonesa predomina, como restaurantes japoneses. Também é chamado de "Gato da Sorte", justamente pela crença de que esses animais dão boa sorte.
Há quem acredite que um Manekineko na entrada do estabelecimento atrai clientes.


Antigamente os Manekinekos eram feitos de porcelana e pintados à mão. Hoje em dia algumas pessoas ainda mantem essa cultura, porém é comum achar nos "camelôs" os modelos de plástico. Alguns até ficam movendo a patinha, graças a algumas pilhas. Com o avanço da cultura, Manekinekos que movem a patinha se tornaram comuns até para os mais conservadores.

Neste momento me lembro apenas de Naruto, quando Ibiki Morino invoca um Manekineko que funciona como "dama-de-ferro", para prender o inimigo. Mas tenho certeza que já vi outros gatos da sorte em animes, sem falar nos de verdade que já vi várias vezes.


Até a próxima postagem!

domingo, 27 de outubro de 2013

Contos Japoneses: Os Kappas

Um kappa é um dos youkai mais famosos do Japão. Um youkai é um ser sobrenatural presente nas lendas da cultura japonesa, benéfico ou maléfico.

Um kappa é ser aquático, descrito como tendo o tamanho de uma criança, corpo liso e esverdeado como um anfíbio misturado com réptil, e, em algumas versões, um casco de tartaruga nas costas. O rosto também se parece com o de uma tartaruga em algumas versões, ou também com um bico. Seus braços e pernas são compridos, e têm membranas entre os dedos. O topo da sua cabeça é côncavo e fica cheio de água, que se torna sua fonte de poder quando está em terra.



As lendas trazem duas versões para as ações dos kappas. Eles podem ser benevolentes, usando seu imenso conhecimento sobre medicina para ajudar a humanidade (há quem diga que foram eles a ensinar os humanos como cuidar de ossos quebrados e torções). Também podem ser maus, atacando aldeias e roubando. Mas há quem diga que essa segunda versão seja somente usada para amedrontar crianças desobedientes que queriam nadar sozinhas, e acabou se tornando comum.

Uma forma de derrotar um kappa é, quando der de cara com ele, fazer uma referência. No Japão isso sempre foi um ato de respeito e honra, e deve ser recíproco. Então o kappa fará o mesmo, deixando cair a água da sua cabeça e perdendo todas as forças. Assim o kappa pode ser derrotado.
Há quem diga que se você escrever o nome de alguém em um pepino e entregar ao kappa, ele evita atacar essa pessoa.

Nos animangás:


  • Em Naruto, o bijuu de Três Caudas (Sanbi) se parece muito com um kappa, porém bem gigante e monstruoso.

  • O Pokémon Lombre também se parece com um kappa.

  • Kappa é um personagem do anime Nurarihyon no Mago.

  • Existe uma série em estilo mangá chamado Kappa no Kaikata, que conta a história de um kappa achado por humanos.





E então, o que acharam dessas criaturas?

Até a próxima postagem!

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

One Piece - Volume 1: Romance Dawn

Vou começar a fazer introduções sobre capítulos, episódios e volumes de One Piece. Vou fazer o mesmo depois com Naruto.


Volume 1: "Romance Dawn"


Sinopse geral:
Mostra o início da jornada de Luffy, quando ele parte de sua terra natal. Luffy conhece Coby e o ajuda a fugir de sua megera capitã Alvida. Mostra a chegada de Luffy e Coby a Shells Town, onde conhecem o Caçador de Piratas Zoro e enfrenta o capitão Morgan da Marinha. Coby finalmente consegue seu sonho de entrar para a Marinha.

Lançamento: 24 de Dezembro de 1997

Capítulos:
Capítulo 1: Romance Dawn - O Alvorecer da Aventura
Capítulo 2: O garoto "Luffy do Chapéu de Palha"
Capítulo 3: Apresentando "Caçador de Piratas Zoro"
Capítulo 4: O Capitão da Marinha "Morgan Braço-de-Machado"
Capítulo 5: O Rei dos Piratas e o Mestre Espadachim
Capítulo 6: O Primeiro Membro
Capítulo 7: Amigos
Capítulo 8: Apresentando Nami

Sub-capas:
Capítulo 1: A capa colorida mostra Luffy, Nami e o Bando do Shanks festejando com alguns animais, como gaivotas.


Capítulo 2: Mostra Luffy com animais parecidos com emas listradas, e ao fundo a bandeira do Bando do Chapéu de Palha.



Capítulo 3: Mostra Luffy montado em um tubarão.


Capítulo 4: Sem sub-capa.
Capítulo 5: Mostra Luffy e Zoro bebendo drinks com golfinhos.



Capítulo 6: Sem sub-capa.
Capítulo 7: Mostra Luffy pintando sua "jolly roger" (caveira pirata) em um urso, enquanto Zoro dorme.



Capítulo 8: Mostra Luffy olhando para o horizonte com um grupo de pássaros.




Até a próxima postagem!

sábado, 19 de outubro de 2013

Lista de Espécies Animais de One Piece - Parte 1

Durante o decorrer da série de One Piece vimos muitos animais estranhos, frutos da imaginação do criador. Então agora eu resolvi listar estas espécies de animais. Esta é a primeira parte, de pelo menos duas. Coloquei aqui somente os aquáticos.

Observação: Alguns nomes de animais podem variar de acordo com a dublagem ou tradução do mangá.

Reis dos Mares
São grandes monstros que habitam os oceanos. Possuem diversas formas diferentes, mas quase sempre sobre uma forma de serpente. Também possuem diversas cores e tamanhos. A região do Calm Belt é repleta de reis dos mares, o que torna a navegação por lá praticamente impossível.
Shirahoshi, a princesa sereia, consegue controlar os reis dos mares, sendo por isso considerada uma das armas antigas, Poseidon.


Boi dos Mares
Tem realmente a forma de um boi, porém com o corpo coberto de escamas e são adaptados para viverem debaixo da água. O único apresentado foi Mohmoo, um boi dos mares que foi escravizado por Arlong e usado como arma por ele. Quando Arlong é derrotado, Mohmoo é solto, mas acaba virando servo dos Novos Piratas Homem-Peixe. Até que Luffy o salva.


Coelho dos Mares
É como o boi dos mares, só que um coelho geralmente rosado adaptado para o mar. Possui tamanho gigante.


Macaco dos Mares
De macaco possuem só a cabaça, o corpo parece mais de peixe. Também são gigantes.


Leão do Mares
Possui uma grande juba e face de leão, com um corpo de peixe bem grande. O único exemplar mostrado fazia parte do exército dos Novos Piratas Homem-Peixe.


Urso dos Mares
Também pertencia ao exército dos Novos Piratas Homem-Peixe. É bem grande e branco, e parece ter pelos e escamas.


Gorila dos Mares
Mesma condição dos dois tópicos anteriores.


Elefante dos Mares
Também tem como único exemplar o do exército dos Novos Piratas Homem-Peixe.


Girafa dos Mares
Apesar de ter quase toda a fisionomia de uma girafa, possui estranhos apêndices debaixo da cabeça.

Peixe-Táxi
É um peixe bem grande com uma cúpula nas costas, que serve para carregar passageiros. É usado na Ilha dos Homem-Peixe.


Kraken
É um polvo imenso e geralmente agressivo, mas que pode ser domesticado com muito esforço. Um kraken é muito maior que um navio, e poderia afundá-lo facilmente, porém vive nas profundezas dos oceanos e também são bem raros. Surume é o único kraken mostrado. Tentou atacar os Piratas do Chapéu de Palha, mas acabou domesticado por Luffy.


Tartaruga-marinha elevador
É uma tartaruga gigante que possui uma cúpula no casco. É usada na Ilha dos Homens-Peixe como elevador para atingirem outras partes da ilha.


Tanuki marinho
É um pequeno tanuki que pode viver tanto na água como na terra. Nukky é o exemplar de tanuki marinho de Lina.


Peixe-Gato de Sandora
É um peixe-gato gigante que vive nos rio de Sandora, em Alabasta.


Gato do Mar
É um animal sagrado em Alabasta. Ele é idêntico a um gato normal, mais especificamente um makineko (aqueles gatos da sorte), porém possui partes de peixe.


Peixes-voadores
Como o próprio título diz, são peixes capazes de voar. São usados pelo grupo de Duval como transporte.


Tubarão chifrudo
Espécie de tubarão que possui um par de chifres na cabeça.


Tubarão-Panda
Espécie de tubarão com corpo em duas cores, preto e branco, chegando a lembrar um panda.


Tubarão-Estrela
São iguais a tubarões normais, porém possuem o corpo cheio de estrelas.


Yagara Bulls
São animais marinhos usados como transporte em Water 7. Geralmente um pequeno barco é acoplado as suas costas para facilitar a vida do passageiro.


Rabuka Bulls
É uma espécie maior e mais agressiva, pertencente a mesma família dos Yagara Bulls.


Baleia-Tubarão
São baleias enormes que nadam em conjunto. Ficam próximos ao Calm Belt.


Peixes-Lutadores
Animais que habitam as águas que dividem Dressrosa e Green Bit. Eles são extremamente ferozes e de tamanho gigante. Também são muito fortes.


Lula real
É uma lula de tamanho gigantesco e rosada. Geralmente é um dos primeiros inimigos dos navios que tentam entrar na Grand Line.


Gaivotas mensageiras
São aves responsáveis por entregar os jornais impressos no mundo inteiro, em todas as ilhas. Aparentemente são gaivotas comuns, a não ser pelo seu estilo que eu pessoalmente acho muito legal.


Morcegos mensageiros
São usados pelo Governo Mundial para enviar cartas. 


Den Den Mushi
São caracóis com capacidade de se comunicarem entre si. Os humanos aproveitam isso e inserem aparelhos de discagem neles, usando-os como telefone.


Baleias-Ilhas
A maior espécie de baleia do mundo, que quando adulta atinge o tamanho de uma grande ilha. Costumam nadas em conjunto. A mais notável desta espécie foi Laboon, que até hoje espera pelo retorno de Brook.


Se estiver faltando alguns, podem me avisar nos comentários!

Até a próxima postagem!