Postagens relacionadas

Recent

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

A história da série Super Mario

A enquete se encerrou e com mais de 80% da aceitação de vocês, estarei postando também algumas informações sobre jogos neste blog. Espero que gostem!


_ _ _ _ _

Sem dúvida o maior clássico dos videogames desde sua invenção é a série Super Mario. Com certeza todo jogador já experimentou esta saga incrível. Mas você conhece a história desta série?



O personagem Mario tem uma história bem interessante. Vamos conferir:

Nintendo estava buscando um novo jogo para estourar no seu console, após alguns fracassos. Hiroshi Yamauchi, que mais tarde se tornaria presidente da Nintendo, estava na produção de um novo jogo baseado na série Popeye. Porém, quando o jogo terminou de ser escrito, a Nintendo perdeu os direitos de Popeye. O jeito foi refazer tudo, porém alguns designers resolveram aproveitar o roteiro.
Shigeru Miyamoto assumiu o projeto.



O que saiu dessa readaptação de Popeye foi o jogo Donkey Kong, lançado em 1981. A história é muito semelhante: Donkey Kong (Brutus) sequestra Pauline (Olivia Palito), que deve ser resgatada por Jumpman (Popeye).



E foi este último personagem que chamou a atenção de muitas pessoas. Jumpman, criado pelo próprio Miyamoto, foi desenhado baseado nas limitações dos gráficos da época. O macacão vermelho e a camisa azul foram feitas para que os braços se diferenciassem do corpo. O boné e o bigode foram criados para evitar a animação do cabelo e da boca, respectivamente, coisa que daria muito trabalho e provavelmente não seria notado graças ao gráfico. O personagem também recebeu vários nomes além de Jumpman: já foi chamado de Mr. Video e de Ossan, no Japão. Originalmente ele foi criado como um carpinteiro.



Foi então que os funcionários da empresa notaram uma semelhança entre o personagem é um tal de Mario Segalli, que era dono de um escritório da Nintendo em Nova York. No próximo jogo da franquia, Donkey Kong Jr., o personagem Jumpman apareceu com o nome de Mario.

O personagem ganhou tanta fama que ultrapassou Donkey Kong. Assim, a Nintendo resolveu criar um jogo solo para o personagem. Então, em 1983, foi lançado o jogo Mario Bros. Mario apareceu um pouco diferente. As cores de sua camisa e macacão foram alternadas e agora ele era um encanador.
É neste jogo que surge o personagem Luigi, irmão de Mario, que na verdade é apenas um Mario com as cores mudadas para possibilitar dois jogadores. O objetivo do jogo é simples: andar pelos encanamentos de Nova York em busca de moedas, tendo que enfrentar alguns pequenos inimigos.



Mas foi somente em 1985, após alguns pequenos jogos, que foi lançado o jogo Super Mario Bros., ainda para Nintendo. Esse foi o verdadeiro estopim para o sucesso de Mario. O jogo é um dos mais vendidos de todos os tempos, com mais de 40 milhões de cópias vendidas. Nesse jogo Mario recupera seu macacão vermelho, mas sua camisa estava em um tom castanho. Somente mais tarde ele voltou ao seu modelo clássico.
Nesse jogo a história foi completamente mudada. Mario agora era um morador do Reino dos Cogumelos, que havia sido invadido e dominado por Bowser e seus koopa troopas. Bowser também sequestrou a princesa Toadstool (que depois seria chamada princesa Peach). O objetivo de Mario agora é resgatar a princesa e expulsar Bowser. O jogo trouxe ícones clássicos ao mundo de Mario, como os cogumelos que o faziam crescer e a estrelinha que lhe dava invencibilidade temporária, além de uma série de pequenos inimigos, como os goomba.




E quem não se lembra da música tema, que embalou milhões de crianças por horas na tentativa de fechar este jogo? (Clique aqui para ouvir)

Após esse, vários outros jogos foram sendo lançados. Super Mario World, de 1990, introduziu o personagem Yoshi, o dinossauro que ajuda Mario em várias fases.



Com o passar do tempo, Mario dominou o mundo dos jogos. A cada console novo a Nintendo criava um novo jogo. Mario foi evoluindo. Acompanhe agora a evolução que eu montei:



Hoje ele domina quase todos os estilos de jogos, como os de corrida de kart, puzzles, estilo party, luta, esportes e vários outros. Além disso ganhou séries de desenho animado, brinquedos, e até um filme live-action, chamado Super Mario Bros, de 1993, que não foi muito bem recebido pelos fãs.


The Super Mario Bros: Super Show! (1989)


Super Mario Bros. (1993)


_ _ _ _ _


Estou preparando uma lista de personagens da série Mario, que aparentemente vai ficar bem comprida!

Até a próxima postagem!

Um comentário: