Postagens relacionadas

Recent

domingo, 24 de novembro de 2013

Aprendendo a criar mangás - Capítulo 7: Como criar uma história de ninjas ou samurais

Antes da postagem em si, gostaria de avisar que voltei com "Aprendendo a criar mangás", porém agora me distanciando mais da questão "ensinando a desenhar", já que o meu forte mesmo é criar histórias e roteiros. Então o que eu pretendo fazer aqui é ensinar a criar histórias, personagens, enredos e semelhantes. Agradeço se compreenderem!


_ _ _ _ _

Nesta postagem irei ensinar como fazer um mangá de ninjas ou samurais. É um tipo de história que eu curto muito, e é realmente interessante de se ler e fazer.

Definição
Os ninjas foram mercenários especiais durante o período feudal do Japão. Hoje em dia a palavra ninja é usado para descrever todos que façam coisas incríveis. Na verdade eles eram especialistas em matar e roubar sem serem vistos em momento algum, obedecendo a quem pagasse mais.


Os samurais eram os opostos dos ninjas. Enquanto os ninjas não deveriam ser vistos, os samurais prezavam muito a honra e o orgulho. Eram soldados contratados por homens ricos para cumprirem serviços de segurança ou militares. Presavam tanto a honra que se fossem derrotados e humilhados, se o adversário não o matasse, eles mesmos praticavam o seppuku, o suicídio.


Tempo
Existem vantagens e desvantagens em colocar os ninjas e samurais em seu verdadeiro tempo. No Japão, por volta dos séculos XIV e XV, haviam muitos conflitos entre senhores feudais, o que gerava várias guerras. Esse ponto pode alimentar a história. Porém era um tempo de poucas informações, não sabemos muito sobre a tecnologia da época e você teria de ficar preso ao Japão na hora da história, até porque os ninjas não se espalharam tanto pelo mundo.
Os samurais abrangem um tempo muito maior, desde o século XII até meados do século XIX. Eles também viveram em períodos de confrontos pelo Japão. Mas é possível mudar um pouquinho a história para "fugir" do cenário de sempre. Afinal, os samurais conviveram com o período das Grandes Navegações, e alguns até confrontaram os colonizadores portugueses e espanhóis.
Tentar trazer o tema para os dias atuais só é uma boa ideia se for bem trabalhado, afinal pode fazer perder a essência real da história. Um exemplo é o filme Ninja, onde vemos um ninja usando uma roupa tecnológica e aparatos especiais. Isso não fica legal.
Algo muito bom foi o que Masashi Kishimoto fez em Naruto. Ele conseguiu criar pequenos avanços na tecnologia, como computadores (arcaicos, mas tudo bem), mas evitou o uso de carros, por exemplo, mediando a situação. Para isso ele criou uma época e um mundo sem conexão com a realidade. Adoro mundos alternativos porque você pode modificá-lo, sem se prender a história do mundo real, e nem precisa falar que ele é um mundo alternativo!


Fuja dos clichês!
Filmes e séries abusam demais do tema, colocando até algumas coisas absurdas. O que muitos tentam fazer é colocar o tema dos ninjas nos dias atuais. Então forma-se um clichê terrível: colocar um americano no meio! E a história é sempre a mesma! Um americano órfão abandonado no Japão, é adotado por um velhinho dono de uma escola de ninjas e cresce aprendendo suas técnicas. Isso é um baita clichê!
Cuidado quando for tentar adaptar o tempo ou os personagens. Japoneses se encaixam melhores como ninjas que americanos, se houver essa diferença, pois volto a citar que em Naruto não existe esse tipo de "diferença racial", já que se passa em um mundo alternativo.

Técnicas e armas
É uma das minhas partes favoritas nos ninjas e samurais. Eles usavam uma infinidade de armas, algumas muito únicas daquele território. O que os ninjas mais faziam era entrar em uma casa e assassinar aquele que foi pago para assassinar. Para isso era necessário muito treinamento, habilidades e silêncio. Então as armas brancas eram essenciais. A katana era a preferida. É uma espada longa, fina e levemente curvada. Perfeita para o corte e até para perfuração. Um ninja bem treinado conseguia utilizar esta espada em qualquer território. As shurikens eram úteis a longa distância. São estrelas de vários formatos que podem ser lançadas contra o inimigo, de forma a cortá-lo ou perfurá-lo.
Ninjas eram especialistas em diversas áreas. Sabiam cavalgar, lutar e respirar debaixo da água, manejavam várias armas e aprendiam sobre estratégias de combate, medicina e até meteorologia. Além de tudo treinavam para o combate desarmado, praticando artes marciais muito elevadas, que incluíam todo o tipo de movimento, golpes e técnicas para imobilizar ou matar o oponente com alguns golpes.



Já os samurais se aderiram aos rifles, na época tão antigos que um tiro era dado em segundos, mas para recarregar demorava vários minutos. Além do mais faziam tanto barulho que até o atirador poderia se espantar. Porém a "arma padrão" de um samurai era sua espada, uma katana. Os samurais também usavam armaduras, que os tornaram bem conhecidos. Essas armaduras poderiam conter máscaras até, para aumentar o poder da imagem!

Recomendações
Além de uma boa pesquisa, se você que escrever uma história sobre ninjas ou samurais sugiro que assista algumas produções, que realmente valem a pena. O meu preferido é Os Sete Samurais, original japonês de 1954. Uma história totalmente original e muito bem feita. O filme Rashomon, japonês e de 1950 também é ótimo. Os dois são estrelados pelo genial Toshirou Mifune e escritos/dirigidos por Akira Kurosawa. Se você ver esses dois juntos, pode ter certeza que o filme é bom!



Para saber mais sobre os samurais sugiro a leitura dos dois volumes de Musashi, de Eiji Yoshikawa. Eu li os dois e achei incrível, de verdade. São livros bem grandinhos, mas a história é tão envolvente que você se perde. Aliás, esse livro serviu de base para o mangá Vagabond, que conta exatamente a história de Musashi. Vagabond é, para mim, a melhor expressão desse tipo de gênero em um mangá. Os traços do desenho são perfeitos, a história é incrível e (de novo) os desenhos são PERFEITOS!


Sugiro também a leitura do mangá Rappi Rangai, é bem interessante e possui uma história original. Afro Samurai também é bom, é um anime bem curtinho com 5 episódios. Fizeram uma mistura que tinha tudo pra dar errado, mas funcionou muito bem, já que conseguiram criar uma história não tão elaborada, mas bem feita.

Agora, recomendo assistir aos filmes Ninja e Ninja Assassino apenas para você ter ideia do que NÃO fazer. São filmes que abusam dos clichês e do sangue para criar uma história não muito legal.


_ _ _ _ _

Enfim, espero que tenham gostado! Desejo um bom trabalho!
Se tiverem alguma sugestão de tema, é só usar os comentários!

Até a próxima postagem!

6 comentários:

  1. Faz um desse sobre Guerras Militares e Civis

    ResponderExcluir
  2. cria um post igual a esse só q sendo de como criar um mangá de gangue

    ResponderExcluir
  3. Kara vc é muito bom! Pode explicar como fazer um mangá q o tema seja Alquimia, e se puder explicar em que tempos esse tema pode ser usado!

    ResponderExcluir
  4. faz algo de alquimia e magia(FT)

    ResponderExcluir
  5. Top cara faz um de Exorcistas

    ResponderExcluir