Postagens relacionadas

Recent

quinta-feira, 20 de junho de 2013

A Aldeia da Folha - Konohakagure

Recentemente eu fiz uma postagem sobre a Geografia de One Piece, e pensei em fazer o mesmo com Naruto. Porém a geografia de Naruto é mais complexa, então, antes de fazer uma postagem semelhante vou explicar melhor sobre algumas aldeias.

Primeiro, é claro, a mais famosa: a Aldeia da Folha!

Para evitar a repetição de "Aldeia da Folha" vou usar o nome em japonês, Konoha (Folha), que vem de Konohagakure.

História:

Fundação


Konoha foi a primeira vila ninja a ser fundada, numa união entre os antigos clãs Uchiha e Senju, pondo fim a rivalidade e guerra entre eles. Madara Uchiha e Hashirama Senju, os líderes dos respectivos clãs, foram os responsáveis pela união. Os dois eram amigos de infância, embora cada um escondia sua origem para evitar os confrontos. Os dois escolheram o lugar onde se conheceram para formar a aldeia, e Madara escolheu o nome.


Hashirama usou seu poder para criar a vegetação e as florestas da aldeia, e por isso foi escolhido para ser o novo líder: o Hokage. Porém Madara não gostou disso e começou a reunir seguidores para aplicar um golpe de estado em Hashirama, mas os aliados e o próprio Hokage venceram Madara e seus seguidores.


Sem escolha, Madara utiliza a Raposa de Nove Caudas, Kurama, que esteve escravizada sob o poder de seu Sharingan. Madara e Hashirama lutaram no Vale do Fim, com a vitória de Hashirama novamente. Madara foi dado como morto e Hashirama selou Kurama em sua esposa, Mito Uzumaki.


O fato de Hashirama se casar com Mito criou a aliança entre os clãs Senju e Uzumaki, para fortalecer a aldeia. Hashirama possuia o poder sobre os outros bijuus (seres como Kurama) e os distribuiu para as novas aldeias que iam sendo criadas, seguindo o exemplo de Konoha, como uma forma de equilibrar os poderes.


Quando Hashirama morreu, ele passou o título de Hokage para seu irmão Tobirama. O Segundo Hokage Tobirama começou a enfrentar os problemas com o clã Uchiha, que planejava revoltas agora que Hashirama não estava mais no caminho. Para aliviar a tensão, Tobirama criou a Polícia Militar de Konoha, e a entregou para a administração dos Uchiha.

Primeira Grande Guerra Shinobi
Konoha entrou na Primeira Grande Guerra Shinobi, que Hashirama tanto tentou evitar (inclusive foi o motivo da distribuição das bijuus, uma forma de manter tratados de paz). Durante a guerra, Tobirama morreu ao se servir de isca contra a Unidade Kinkaku, para salvar seu time. Porém antes de sair, ele deixou um de seus discípulos do time, Hiruzen Sarutobi, como o novo Hokage, caso ele não voltasse.


Segunda Grande Guerra Shinobi
Konoha participou também da Segunda Grande Guerra. Hiruzen era o Hokage na época, e não se sabe o motivo de Konoha entrar na guerra. Mas ela lutou contra o exército de Hanzou o Salamandra, da Aldeia da Chuva. Foi nessa guerra em que os Sannins se destacaram e ganharam seus status.


Terceira Grande Guerra Shinobi
Novamente Konoha entrou em guerra, desta vez contra as aldeias da Chuva e da Rocha. Nessa guerra, Obito foi dado como morto, após seu time, com Kakashi e Rin, enfrentarem ninjas da Rocha. O sensei deles, Minato Namikaze, se destacou extremamente na guerra como um herói, o que o levou a se tornar o novo Hokage, mesmo com Hiruzen vivo, porém ele se achava velho demais.


Ataque de Tobi
Enquanto Minato governava Konoha, Obito foi achado pelo idoso Madara e foi persuadido por ele com seus ideais. Obito então foi corrompido e assumiu a identidade do mascarado Tobi
Durante o parto da esposa de Minato e atual jinchuuriki (hospedeira) de Kurama o selo que mantinha o bijuu nela ficou mais fraco, e Tobi se aproveitou desta situação para invadir a aldeia. Tobi conseguiu controlar Kurama para destruir grande parte da aldeia e matar muitos shinobis.



Porém Minato e Kushina conseguiram capturar Kurama de volta e selaram em seu filho recém-nascido, Naruto.



E Tobi foi derrotado por Minato. Porém, para Minato e Kushina selarem Kurama, eles morreram.


Expulsão de Orochimaru
Hiruzen voltou ao poder sobre Konoha. E logo descobriu que seu discípulo e um dos Sannins, Orochimaru, estava realizando experimentos secretos com crianças numa tentativa de reproduzir o poder de Hashirama. Porém Hiruzen não conseguiu matar Orochimaru, permitindo apenas que ele fugisse. Após isso ele fundou a Aldeia do Som.

Caso dos Hyuuga
Nove anos antes do início da série, a Aldeia da Nuvem entrou em guerra com a Aldeia da Folha, pois eles queriam o poder do Byakugan do Clã Hyuuga. A guerra só acabou quando Hizashi Hyuuga foi entregue aos ninjas da Nuvem, porém seu Byakugan se destruiu e eles acabaram ficando sem nada.

Massacre do Clã Uchiha
Ainda durante o segundo governo de Hiruzen como Hokage, o alto Conselho de Konoha (com o próprio Hokage, Danzou Shimura e os conselheiros) começaram a temer ainda mais os Uchiha, que estavam prestes a realizar alguma revolução. Então o Conselho convocou Itachi Uchiha, um ninja considerado um gênio e com habilidades espetaculares, para eliminar todo o clã. Itachi era um Uchiha, mas ele viveu durante um tempo de guerra e amava a paz mais do que tudo. Devido a esse amor a paz ele resolveu trair seu clã, assassinando cada um deles. Porém deixou vivo seu irmão mais novo, Sasuke. Após isso Itachi fugiu da aldeia e se filiou a Akatsuki. Sua história real foi escondida por sua própria vontade, e deixou todos pensarem que ele era um grande vilão, um simples assassino.



Invasão de Suna e Oto
Já após o início da série, durante o Torneio Chuunin, as aldeias da Areia (Suna) e Som (Oto) fizeram uma aliança para acabar com Konoha. O líder de Oto era Orochimaru, que matou o líder de Suna e assumiu o poder de ambas as aldeias. As aldeias realizaram a invasão simultâneamente. Houve uma guerra, que causou muitos danos a aldeia, porém Konoha conseguiu expulsar os invasores.


Orochimaru enfrentou Hiruzen, que novamente não conseguiu matar seu discípulo, fazendo-o somente perder a mobilidade dos braços (evitando que faça jutsus). Mas Hiruzen acabou morrendo no processo. E Tsunade, outra Sannin, foi escolhida como Quinta Hokage.


Invasão de Pain
Quando Pain se cansou das tentativas falhas da Akatsuki de capturar Kurama (em Naruto), ele próprio foi a Konoha para realizar o serviço. Em seus seis corpos diferentes e com Konan, eles invadiram a aldeia. Porém Naruto estava no Monte Myouboku e quando foi avisado, Konoha já sofria com o ataque.
Quando Pain não acha Naruto, ele usa seu Shinra Tensei no máximo, explodindo uma grande parte de aldeia e matando mais da metade dos habitantes.



Porém Naruto chega a vila e enfrenta todos os Pain, derrotando-os. Ele vai atrás do sujeito que está comandando os corpos de longe, Nagato, e consegue fazê-lo pensar ao usar as ideias de Jiraiya (Nagato também foi discípulo do sannin Jiraiya, assim como Naruto). Então Nagato usa seu pouco de chakra para ressuscitar todos os habitantes que matou. Porém Nagato morre após fazer isso.
E a Aldeia da Folha começa a se reconstruir, com todos ajudando.

Reunião dos Kages
Após a batalha contra Pain, Tsunade ficou em um grave coma, aliado também ao fato de ter usado seus poderes para proteger muitos habitantes durante a explosão do Shinra Tensei. Então o líder da Anbu Raiz, Danzou Shimura, é eleito o Sexto Hokage, num ato de pressa, pois a Reunião dos Kages se aproximava para tratar o assunto da Akatsuki.
Konoha participou da reunião com Danzou, porém ao fim ele foi morto por Sasuke e Kakashi chegou a quase ser eleito, porém Tsunade acordou do coma e voltou ao posto. 


Quarta Guerra Mundial Shinobi
Konoha também entrou na Quarta Grande Guerra, como a Aliança Shinobi (aliança das grandes vilas ninja) contra a Akatsuki. Konoha enviou praticamente todos os seus ninjas a guerra, enquanto alguns poucos ficaram na aldeia para protegê-la.


Lugares:

Monumento dos Hokages
É uma grande montanha que fica nos fundos a aldeia da Folha. Nela estão esculpidos os rostos dos Hokages



Residência dos Hokages
É um prédio vermelho com o kanji "fogo" na frente. Neste lugar ficam os Hokages, tanto para morar como para trabalhar.


Academia Ninja
É o lugar onde as crianças são treinadas para se tornarem ninjas. Lá elas recebem o treinamento básico, como uso de algumas armas mais comuns como shurikens e kunais e jutsus básicos como clonagem e substituição.



Restaurante Ichiraku
É um restaurante onde vende-se lámen. É o lugar onde Naruto sempre ía, junto de Iruka e depois Kakashi, para tomar lámen e conversar. O dono do restaurante se Teuchi e ele atende junto com sua filha Ayame, e também os aprendizes Matsu e Nishi.



Biblioteca de Konoha
É onde estão localizados muitos livros sobre diversos assuntos. Sakura costumava estudar nesta biblioteca, com livros de medicina, e Sai costumava ir até lá para aprender sobre relações sociais.



Sede da Divisão de Inteligência
É o local onde trabalham os ninjas com alto nível de inteligência, que trabalham fazendo pesquisas, decifrando códigos e criando táticas.



Sede da Polícia Militar
Local onde ficava a sede dos policiais de Konoha, compostos por ninjas do clã Uchiha.


Estação de Espera Jounin
É onde os jounins esperam por ordens ou missões do Hokage.


Sala de Missões
É onde os ninjas recebem as missões diretamente do Hokage.


Churrascaria Q
É o local preferido de Chouji, e onde a Equipe 10 de Asuma costumava ir para comemorar após as missões. Como o nome diz, eles servem churrasco, mas há outros alimentos também.


Loja de Dango
É um restaurante que vende dango, uma comida japonesa. É aqui que Anko sempre come.


Shushuya
É um bar especializado em sake (bebida alcoólica feita a partir do arroz). Tsunade está constantemente neste bar.



Padaria dos Uchiha
Uma antiga padaria gerenciada por Uruchi e Teyaki Uchiha.



Floricultura Yamanaka
Loja de flores do clã Yamanaka. Quem atende os clientes é Ino, que conhece tudo sobre as flores que vende. Todos os personagens apaixonados da série vem a esta floricultura para comprar flores.


Portões da Vila
A Aldeia da Folha é cercada por muros altos, e a única entrada é um imenso portão, vigiado por guardas ninjas.


Hospital
Aqui trabalham muitos ninjas médicos, que cuidam dos habitantes, sejam eles ninjas ou não.


Cemitério
A maioria dos ninjas que morrem devem ser enterradas neste cemitério, pois ele é bem vigiado e evita o saque de corpos (pois o estudo dos corpos pode entregar muitas informações).


Pedra Memorial
Consiste em uma pedra com vários nomes escritos, de ninjas que morreram heroicamente por Konoha. Há os nomes dos pais de Iruka, Hayate Gekko, e muitos outros. Além de estar, erroneamente, o nome de Obito.


Aviário
É onde ficam as aves mensageiras de Konoha, que enviam cartas para outras vilas.


Castelo Kikyo
É um castelo feito em estilo japonês. Foi no telhado deste castelo que Gaara matou Dosu e que Hayate Gekko foi morto por Baki. Este castelo foi destruído durante a invasão de Konoha.



Até a próxima postagem!

Um comentário: