Postagens relacionadas

Recent

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

As inspirações de Eiichiro Oda para One Piece

Eiichiro Oda, criador de One Piece, além de um fã das histórias de vikings, também é fã de histórias piratas (agora que leio One Piece compartilho o mesmo gosto, assim como o gosto por naútica!). Muitos dos personagens de sua série tiveram nomes ou personalidades baseados em piratas reais, que viveram neste nosso mundo há muitos anos.
Alguns lugares, ou outras situações, também derivam-se da realidade. Agora eu vou listar algumas coisas que sei ou descobri como fontes de inspiração. É bom lembrar que quase todos aí embaixo são SUPOSIÇÕES, pois Oda confirmou inspiração de apenas alguns.
E mesmo tendo alguns personagens inspirados em outros já existentes, eu não deixo de elogiar imensamente a criatividade de Eiichiro Oda, sempre surpreendendo com personagens e poderes variados e novos.

Personagens

Monkey D. Luffy
A personalidade de Luffy é baseada em Goku, de Dragon Ball, o mangá favorito de Oda na sua infância.



Roronoa Zoro
A aparência de Zoro parece única, porém quando ele coloca a bandana na cabeça, fica parecendo a máscara do herói Zorro e os nomes são quase iguais também. Há também o fato de que ambos são espadachins. Para o primeiro nome, ele parece ter sido baseado em , um pirata francês conhecido pela sua crueldade, chamado L'Ollonais.



Usopp
Usopp parece ter sido baseado no personagem clássico Pinóquio. Ambos costumam mentir, e tem o nariz grande (no caso do Pinóquio o nariz cresce quando ele mente). Seu nome se parece com Esopo, autor das famosas fábulas (como a Tartaruga e a Lebre), que pode ser uma referência as histórias e mentiras de Usopp.



Tony Tony Chopper
Chopper tem características semelhantes a Rudolph, que seria uma das renas que puxam o trenó do Papai Noel. Ambos possuem o nariz de uma cor fora do comum (o de Rudolf é vermelho e o de Chopper é azul). Em certo ponto da história, na Ilha de Drum, Chopper "voa" rapidamente puxando um trenó, assim como Rudolph faz.



Franky
A aparêcia de Franky parece vir uma mistura de personagens. Os braços lembram bem o Popeye, e o cabelo e roupas lembram Ace Ventura, personagem interpretado por Jim Carrey nos cinemas. 
O fato de se abastecer com refrigerante de cola para ficar mais forte também lembra Popeye, que se "abastece" com espinafre.
O nome verdadeiro dele, Cutty Flam, advém de dois navios famosos. O primeiro é "Cutty Shark", famoso pela velocidade que atingia, e o segundo "Fram", um navio norueguês do século 19.

Brook
Brook é realmente parecido com o personagem Jack Skellington, de "O Estranho Mundo de Jack", de Tim Burtom. Ele também é um esqueleto e se veste formalmente. O penteado também pode ser uma referência ao Slash do Gun N' Roses.




Marshall D. Teach e Edward Newgate
"Marshall" é o nome verdadeiro de um dos maiores ídolos musicais de Oda, o rapper americano Eminem. Já "Teach", advém de um dos piratas mais conhecidos do mundo, Edward Teach, conhecido como "Barba Negra", que também é o apelido deste personagem. Como ele tem o segundo nome, o Barba Branca de One Piece tem o primeiro, Edward. 



Doc Q e Stronger
O médico dos Piratas do Barba Negra se parece muito com a personificação da Morte. Ele é pálido, parece doente e carrega uma foice. Pelo fato de andar em um cavalo, ele torna-se parecido com A Morte, um dos quatro Cavaleiros do Apocalipse.



Shiryuu
As roupas de Shiryuu, assim como sua personalidade, são muito parecidas com as de M. Bison, da série de jogos Street Fighter.



Lafitte
Seu nome pode ter vindo de Jean Lafitte, um pirata que aterrorizou o Caribe e a costa dos EUA no século 19.



Avalo Pizarro
O nome "Pizarro" talvez seja uma referência ao conquistador espanhol Francisco Pizarro, responsável pela "descoberta" do território que era dominado pelos Incas.



Basco Shot
O nome "Basco" também pode ser romanizado como "Vasco", que seria uma referência a Vasco da Gama, um grande navegador português, que descobriu um caminho para a Índia contornando a África.



Kingdew
A aparência de Kingdew é extremamente semelhante a de He-Man. E isso eu notei logo na primeira vez que o vi, de tão óbvio.



Dracule Mihawk
Como seu próprio nome já indica, Dracule parece ser inspirado em Vlad Tepes, que por usa vez também inspirou o famoso Conde Drácula. Vlad era conhecido como "O Empalador", um fato talvez comprovado em One Piece por Mihawk sempre carregar uma espada. Mihawk também se veste como se estivesse na época do Conde, e mora sozinho em um castelo afastado.



Bartholomew Kuma
Seu nome pode ter derivado do pirata Bartholomew Roberts ou do navegador português Bartolomeu Dias. Mas também pode ter vindo do personagem bíblico Bartolomeu, apóstolo de Jesus, o que explicaria o fato de Kuma sempre carregar uma bíblia.
O nome "Kuma" significa "urso" em japonês.




Sakazuki Akainu
Como eu já citei na postagem Os Três Almirantes, Akainu foi feito baseado no ator japonês Bunta Sugawara. O nome "Akainu", que significa Cão Vermelho, foi baseado na Lenda de Momotaro.



Kuzan Aokiji
Como eu já citei na postagem Os Três Almirantes, Aokiji foi baseado no ator japonês Yusaku Matsuda. O nome "Aokiji", traduzido do japonês, significa Faisão Azul, um dos personagens da Lenda de Momotaro.



Borsalino Kizaru
Como eu já citei na postagem Os Três Almirantes, Kizaru foi baseado no ator japonês Kunie Tanaka. O nome "Kizaru" é traduzido do japonês como Macaco Amarelo, um dos personagens da Lenda de Momotaro.



Sentoumaru
Sentoumaru também teve sua aparência baseados em um personagem do folclore japonês chamado Kintaro, que era um menino gordinho e muito forte, que carregava um machado.



Eustass Kid
A aparência de Kid é baseada no personagem Belzebub, do mangá Sandland, criado por Akira Toriyama. É mais uma referência que Oda faz a Toriyama, seu grande ídolo e mestre. Já o nome, talvez seja baseado no pirata escocês William Kid e no pirata Eustass, o Monge.




Basil Hawkins
Basil foi baseado no membro da banda Slipknot, Joey Jordison. O cabelo liso e as tatuagens acima dos olhos são provas disso. Seu nome talvez tenha vindo do corsário John Hawkins.



X.Drake
Seu nome, assim como jeito de se vestir, são semelhantes ao do famoso corsário inglês Sir Francis Drake.



Jewelry Bonney
Seu nome parece ter vindo da pirata Anne Bonney, uma das poucas piratas femininas da História.



Capone Bege
O nome "Capone" e a aparência dele advém de Al Capone, um mafioso muito famoso na América.



Scratchmen Apoo
O nome e aparência dele devem ter sido inspirados no pirata chinês Chui-Apoo, que atuou nos mares da China no século 19. Diz a lenda que ele foi capturado mas conseguiu escapar, porém se enforcou depois.



Enel
Enel é muito semelhante ao Eminem, mais uma referência ao cantor.



Gan Fall
Esse eu notei assim que vi o Gan Fall. Ele é muito semelhante ao personagem Don Quixote de la Mancha, de Miguel de Cervantes.



Foxy, Hamburg e Porsche
Foxy é muito parecido com o personagem Conde Chocula, um personagem publicitário de uma marca de cereais. "Chocula" é a mistura de chocolate com Drácula.
Já Foxy junto com Hamburg e Porsche, os demais membros de sua tripulação, tornam-se muito parecidos com a Gangue da Doronjo, de um anime antigo chamado Yattaman.





Hannyabal
A pronuncia de Hannyabal é parecido com Aníbal, que foi um dos maiores generais do mundo, que comandou as tropas do Cártago na Segunda Guerra Púnica, contra os romanos.

Emporio Ivankov
Sua aparência parece ter sido baseada no personagem Dr. Frank N. Furter, do filme "The Rocky Horror Picture Show", de 1975.



Absalom
O nome pode ter derivado de Absalão, que foi um dos filhos do Rei Davi, e que desejava destronar o pai e assumir o reinado.

Bellamy
Seu nome pode ter sido tirado do pirata Black Bellamy.



Peepley Lulu
A aparência deste personagem é muito semelhante a de Freddie Mercury.



Jango
Esse eu também percebi desde quando o vi pela primeira vez. É clara a inspiração em Michael Jackson. Primeiro, Jango quase sempre anda como se estivesse fazendo o passo do Moonwalk, de Michael Jackson. Outras coisa semelhantes também são notadas no jeito extravagante, como chapéu e luvas bem chamativas.



Aladdin
Só o nome já dá uma dica. Mas não é o Aladin, das "Mil e Uma Noites" (eu li este livro a pouco tempo, recomendo!), e sim o gênio da lâmpada maravilhosa. Principalmente o gênio do filme animado dele.



Lugares e fatos
Agora, vamos ver os lugares ou fatos que aparecem em One Piece e que se parecem com coisas reais.

Ilha do Crocus
Você se lembra daquela casinha onde o Crocus mora? Uma pequena cabana numa ilha, com alguns coqueiros em volta. Ela não lembra outra coisa? A casa do Mestre Kame! Está é mais uma possível referência a Dragon Ball.




Shandora
As construções de Shandora, em Skypea, são parecidas com as incríveis e majestosas construções maias, mais precisamente a cidade de Tikal.




Rain Dinners
O enorme cassino e resort de Crocodile, Rain Dinners, tem a estrutura semelhante a Esfinge de Gizé.




Giant Jack
O pé de feijão gigante em Skypea, que Luffy usou para lutar contra Enel, foi claramente inspirado na lenda de João e o Pé de Feijão. "Jack" é o nome em inglês equivalente e "João".




Rayleigh vs Kizaru
É algo pouco notado, talvez nem seja proposital do autor, mas a luta entre Rayleigh e Kizaru pode ser uma referência a um fenômeno físico conhecido como "Espalhamento Rayleigh", que identifica a dispersão de luz por partículas menores que o comprimento de onda dos próprios fótons liberados.


Bem, estas foram algumas referências que consegui encontrar. Assim que notar novas, eu atualizado!

Até a próxima postagem!

11 comentários:

  1. Há um pirata do barba branca da guerra dos mais fortes em Marineford que o elmo dele se parece muito com o elmo de um dos marinas do cavaleiros do zodíaco. Há também a Perona, que comeu a Horo Horo no mi, que é uma referência aos Hollows de Bleach, também a cobra da Hancock tem muitas semelhanças com uma personagem Arancar, também do Bleach, a Ilha Nanimonai é uma referência à Lugar Nenhum, terra do Coragem o cão covarde, e o nome Usopp também pode ser comparado ao Esopo. Opa, quase me esqueci do Galdino, Mr.3 que comeu a Doru Doru no mi (fruta da vela) que é uma referência ao índio Galdino que foi queimado vivo em Brasília.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Hanckock é uma clara referência à Gorgona Medusa da mitologia greco-romana... um ser mitológico com cabelos se serpente que transformava em pedra quem ousasse encarar-lo.

      Excluir
  2. Esqueci de mencionar que o Sanji é uma referência ao Leonardo diCaprio, ainda mais com o episódio do Duval da máscara de ferro (o homem da máscara de ferro)

    ResponderExcluir
  3. Sanji é baseado num ator antigo, nada de leonardo de caprio kkk

    ResponderExcluir
  4. A esposa do Eiichiro Oda, que se chama Chiaki Inaba, é bastante parecida com a Nami.

    ResponderExcluir
  5. Poxa, fantástica a observação!! Sem mais.

    ResponderExcluir
  6. Gan Fall é também uma inspiração pra Gandalf de O Senhor dos Anéis. O personagem se parece muito com ele por causa da barba e os seus nomes são idênticos: Gandalf = Gan Fall

    ResponderExcluir
  7. Nico Robin me parece ter sido inspirada na Filósofa grega Hipatia, sendo sua história bastante semelhante aos eventos da Biblioteca De Alexandria, ocorridos durante a Rimanização

    ResponderExcluir
  8. Errado a robin é, certeza absoluta,inspirada na personagem da atriz uma Thurman em pulp fiction, filme antigo da década de 90...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é a Robin que é inspirada na Mia não, mas sim a Shakki

      Excluir
  9. Não é a Robin que é inspirada na Mia não, mas sim a Shakki

    ResponderExcluir